Remédio Caseiro para Gota

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 6 de julho de 2014

A gota é uma doença que está diretamente relacionada com uma quantidade de ácido úrico no sangue superior àquela que deveria ser normal. Esta doença pode ser classificada como inflamatória, metabólica e reumatológica.

chá de cavalinha

De uma forma mais concreta, o que causa o aumento dos níveis de ácido úrico no sangue é a deposição de cristais do referido ácido nas articulações e nos tecidos do corpo humano.

A gota é uma doença relativamente preocupante, pois além de ser perigosa se não for tratada pode causar dores bastante significativas nos pacientes.

Felizmente, e para além da medicação existente em farmácias para o efeito, temos ao nosso alcance alguns remédios caseiros, que podemos preparar em casa, para tratar a gota.

Nomeadamente a cavalinha (que é uma planta) pode ser utilizada para tratar a gota, através de um chá preparado com esta mesma planta. Esta planta tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda ainda a fortalecer alguns tecidos do corpo humano (tendões, ligamentos, etc.), portanto, os tecidos conjuntivos.

Vejamos então os ingredientes, o modo de preparo e a posologia do chá de cavalinha.

Ingredientes

  • 1 chávena de água;
  • 2 colheres (de chá) de cavalinha (seca).

Modo de Preparo

Para preparar o chá de cavalinha, devemos começar por colocar as duas colheres de chá de cavalinha num recipiente, e introduzir-lhe a referida chávena de água em estado fervente. Depois de juntar, devemos deixar o chá repousar durante cerca de 15 minutos.

De seguida, deve coar-se o chá.

Posologia

Após coar o chá (e conforme referido no parágrafo anterior), este deve ser bebido de seguida. É importante mencionar que o chá de cavalinha não deverá ser consumido durante muito tempo. Nomeadamente, a sua utilização por mais de seis semanas é desaconselhável.

Pessoas com doenças cardíacas, renais, grávidas e mulheres em período de aleiramento não devem igualmente consumir este chá.

Para além do remédio caseiro para gota aqui referido, é ainda relevante mencionar que os alimentos muito ricos em proteínas devem ser evitados durante a doença, pois as proteínas ajudam a aumentar a concentração de ácido úrico, que é, e como já foi referido, a causa da gota.