13 Remédios Caseiros para Síndrome de Ovário Policístico: No. 1 da Causa da Infertilidade

O ovário policístico, também conhecido como síndrome do ovário policístico, é um problema de saúde que se caracteriza principalmente pela formação de pequenos cistos nas paredes do ovário.

O aparecimento destes cistos deve-se a uma concentração elevada de testosterona no sangue da mulher.

O ovário policístico é uma das causas para a infertilidade feminina, e o seu tratamento está diretamente relacionado com a vontade de engravidar por parte da mulher.

Remédios Caseiros Para Mulheres Com Síndrome De Ovário Policístico

Neste artigo poderá conhecer o tratamento médico para o problema, e ainda, alguns remédios caseiros que a podem ajudar a aumentar as hipóteses de engravidar, como a canela, o manjericão sagrado, as sementes de feno-grego, as sementes de linhaça, o cominho e a groselha indiana (amla).

Para além de melhorarem os níveis hormonais ajudam ainda a regular os níveis de açúcar no sangue e combater outros sintomas ligados à (SOP).

Perder algum peso extra, seguir uma dieta antiinflamatória com menos carboidratos e dormir o suficiente, também pode ajudar.

Sintomas do ovário policístico

Devido à desregulação hormonal, a síndrome do ovário policístico provoca o aparecimento de diversos sintomas.

Estes incluem a formação de pequenos cistos no ovário, o aumento de peso, o aparecimento de pelos no abdómen, queixo e buço, acne, pele oleosa, e ainda, ciclos menstruais muito irregulares.

» Saiba se Os Cistos de Ovário São Perigosos ou Pode ser Câncer

Tratamento para ovário policístico

Para as mulheres com ovário policístico sem interesse em engravidar, o tratamento é simples e consiste apenas na toma da pílula anticoncecional.

Dessa forma, os níveis hormonais no sangue são controlados, evitando-se o aparecimento de novos cistos.

Pelo contrário, se a sua ideia é engravidar, então o tratamento é diferenciado, de modo a aumentar as hipóteses de o conseguir.

Assim, o tratamento para ovário policístico para mulheres que pretendem engravidar consiste na toma de um medicamento que estimule a ovulação, e ainda, uma dieta saudável de emagrecimento.

Remédios caseiros para ovário policístico

Os remédios caseiros listados de seguida são baseados em plantas medicinais com propriedades importantes na estimulação da ovulação e combater a menstruação irregular.

Coma alimentos antiinflamatórios

Realizar uma dieta rica em alimentos que reduzem a inflamação pode fazer maravilhas no gerenciamento desta endocrinopatia.

Uma pesquisa realizada em 100 mulheres revelou que esta dieta ajudou na perda de peso e também a melhorar a pressão arterial, problemas de colesterol, como a dislipidemia e os níveis hormonais.

Mostrou também resultados positivos relacionados à fertilidade, incluindo taxas de gravidez espontânea e regularidade do ciclo menstrual.

Considere adicionar alimentos antiinflamatórios á sua dieta como:

  • Turmerico (cúrcuma, açafrão da terra, açafrão da índia)
  • Gengibre
  • Suco de romã
  • Azeite virgem extra
  • Cebola
  • Legumes de folhas verdes
  • Batata doce

Sementes de feno-grego para lidar com os períodos irregulares e a resistência à insulina

O tratamento com sementes de feno-grego como terapia adjuvante por apenas 8 semanas ajudou a reduzir significativamente os ovários policísticos que apareceram (em oposição aos ovários normais sem cistos).

O tratamento ajudou também a trazer mais regularidade ao ciclo menstrual das mulheres que participaram na pesquisa. As sementes de feno-grego oferecem ainda outros benefícios:

Elas agem como estrogênio uma vez consumidas. Isso pode ajudar as mulheres com SOP que têm desequilíbrios hormonais.

As sementes germinadas possuem maior teor de antioxidantes, tornando-as mais benéficas no combate ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo desempenha um papel de destaque no desenvolvimento da SOP em algumas mulheres.

As sementes de feno-grego também podem ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 leve a gerenciar melhor os seus níveis de açúcar no sangue.

O extrato da semente pode melhorar o controle glicêmico e a resistência à insulina.

Podem também ajudar a baixar os níveis de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) em doses diárias de 10 a 20 g de pó da semente.

O Cominho ajuda a Estabilizar as Hormonas e Regular o Açúcar no Sangue

As sementes de cominho contêm fitoestrógenos que agem como estrogênio, um hormônio que está em níveis mais baixos que o normal em mulheres com SOP.

As sementes também ajudam o corpo a combater o estresse devido ao seu próprio poder antioxidante, o que as torna mais atraentes como remédio. O cominho é antidiabético, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode ainda ajudar a reduzir o colesterol.

Basta ferver uma colher destas sementes em água e beber todos os dias. Alternativamente, mergulhe as sementes durante a noite na água e consuma-as molhadas com um pouco de mel.

Sementes de linhaça para Normalizar os Níveis Hormonais

As sementes de linhaça podem ajudar a lutar contra a SOP, reduzindo os níveis de hormônios sexuais masculinos ou andrógenos presentes no corpo.

Este benefício é uma cortesia do lignano, um fitoestrógeno presenta na linhaça. As sementes também possuem uma abundância enorme de ácidos graxos ômega-3 e fibra e saudáveis, tornando-as uma escolha inteligente devido aos seus efeitos antiinflamatórios.

As doses exactas a consumir não foram divulgadas em estudos, portanto, introduza uma pequena quantidade na sua dieta todos os dias para aliviar os sintomas do distúrbio. Para doses maiores, consulte um profissional de medicina alternativa certificado.

Tome canela para melhorar a sensibilidade à insulina e regularizar o período menstrual

Canela

A canela ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e também diminuir a resistência à insulina.

Um estudo realizado descobriu que tomar extrato de canela todos os dias durante 8 semanas ajudou a melhorar a sensibilidade à insulina em mulheres não diabéticas com SOP.

O pozinho mágico também pode ajudar a melhorar a ciclicidade menstrual ou a regularidade dos períodos – um problema com o qual muitas mulheres com SOP lidam.

A canela também é anti-inflamatória, outro motivo pelo qual deve adicionar o tempero à sua despensa.

Use 2-5 gramas de canela por dia. Qualquer dose acima disso precisa ser avaliada pelo médico.

Manjericão sagrado para equilibrar os níveis de andrógeno e glicose

Mastigar uma dúzia de folhas de Tulsi, Manjericão-sagrado (Ocimum tenuiflorum) com o estômago vazio todas as manhãs pode ajudar as mulheres com SOP.

Também pode beber a água da infusão de folhas de manjericão, feita através da fervura das folhas em água. As folhas da planta medicinal têm propriedades anti-androgênicas que podem ajudar a reduzir os níveis de testosterona quando consumidas.

As folhas desta espécie de manjericão também podem ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, ajudando a afastar os problemas relacionados à diabetes, aos quais as mulheres com o distúrbio são propensas.

Use a Ashwagandha para gerenciar o estresse e melhorar a sensibilidade à insulina

Ashwagandha (Withania Somnifera)

Os remédios à base de plantas como a ashwagandha, conhecida como ginseng indiano e groselha venenosa (Withania somnifera), uma erva adaptógena, podem ajudar o corpo a lidar melhor com o estresse, um dos problemas ligados à SOP.

Também se sabe que a planta melhora a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose em indivíduos.

A erva mostrou também ter efeitos comparáveis ​​a um fármaco hipoglicêmico oral na redução dos níveis de glicose no sangue. O remédio ayurvédico também é um maravilhoso hipocolesterolemico e diurético, o que significa que pode ajudar em outros problemas relacionados à SOP, como a hipertensão e o colesterol.

Experimente a groselha indiana para equilibrar os níveis de hormônios e o colesterol

Amla ou groselha indiana, um extraordiário alimento anti-inflamatório. Tem um efeito modulador no corpo, ajudando a restaurar o equilíbrio hormonal. Além disso, pode proteger o coração e ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

Beba cerca de meia xícara de suco de amla diluído com água todos os dias ou adicione o extrato a um suco de fruta se achar difícil de beber (o sabor da amla não é muito fácil de suportar 🙂 ).

Cápsulas de Chá verde Para Reduzir a Testosterona e os Níveis De Insulina

De acordo com uma pesquisa realizada, as mulheres com sobrepeso e obesidade com SOP que ingeriram 500 mg de cápsulas de chá verde duas vezes ao dia durante 12 semanas viram uma queda nos níveis de insulina em jejum e nos níveis de testosterona livre.

Desfrute de 1 a 2 xícaras de chá verde por dia para obter os mesmos benefícios, mas nunca mais de 3 a 4 xícaras por dia.

Durma mais para diminuir a infertilidade e o risco de diabetes

O sono é um aliado subestimado na batalha contra a SOP. Dormir todas as noites entre 7 a 8 horas, pode fazer maravilhas pelo corpo. O tempo de inatividade ajuda a desestresar e dá tempo ao corpo a reiniciar para enfrentar um novo dia.

Pesquisadores descobriram que as mulheres que sofrem de privação de sono correm um maior risco de desenvolver resistência à insulina e ter irregularidades menstruais.

Embora sozinho o sono inadequado não produza características típicas como hormônios masculinos excessivos ou alterações nos ovários, dormir o suficiente pode ajudar a reduzir o risco de infertilidade e diabetes, questões que muitas vezes são uma grande preocupação para as mulheres com ovário policístico.

Explore a acupuntura para reduzir os cistos e melhorar a sensibilidade à insulina

Acupuntura

Uma terapia alternativa popular do Extremo Oriente, a acupuntura, pode ter muito a oferecer a todas as mulheres com o distúrbio.

A acupuntura ajuda a aumentar o fluxo de sangue para os ovários e diminui o número de cistos nos ovários, bem como o volume dos próprios ovários.

Para as mulheres afetadas pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, saiba que a terapia pode baixar a glicemia, o nível de insulina e aumentar a sensibilidade à insulina. Além disso, pode ajudar a reduzir o hormônio do estresse cortisol, associado ao ganho de peso.

Chá de uxi amarelo

O tratamento natural com chá de uxi amarelo é muito conhecidos pelos seus efeitos benéficos na síndrome do ovário policístico e na infertilidade. O chá deve ser tomado de manhã.

Ingredientes:

  • uma colher de sopa de uxi amarelo;
  • meio litro de água.

Como preparar:

Coloque a água e o uxi amarelo numa panela e leve ao lume. Depois de ferver, desligue, tampe, e deixe arrefecer durante 10 minutos. Coe e beba.

Chá de unha de gato

Ingredientes:

  • uma colher de sopa de unha de gato;
  • meio litro de água.

Como preparar:

Coloque a água e a unha de gato numa panela e leve ao lume. Depois de ferver, desligue, tampe, e deixe arrefecer durante 10 minutos. Coe e beba.

Estes remédios naturais, juntamente com algumas mudanças no estilo de vida, podem proporcionar um grande alívio a lidar com a SOP.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de consultar o médico antes de interromper qualquer medicação – especialmente se está sendo tratada para questões relacionadas à SOP, como a diabetes, colesterol alto e pressão alta ou a realizar algum tratamentos de fertilidade.

E você, já sofreu deste probleminha de ovário policístico ou micropolicísticos? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Conheça os Benefícios da Dieta para Síndrome do Ovário Policístico

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://www.ajog.org/
https://www.fertstert.org/
https://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://onlinelibrary.wiley.com/
https://ajpendo.physiology.org/
http://ajcn.nutrition.org/

O que Procura?

Esta matéria tem 12 Comentários
  1. Day Reply

    Ah três meses tento engravidar e não consigo minha mestruacao é desregula emtao fiz uma ultrasom e descobri micropolicisto no meu ovario direito…O que posso fazer quero engravidar???….sonho em ser mãe

  2. Bianca Reply

    Sofro muito com isso, sou casada há 6 anos e não consigo engravidar de forma alguma, não aguento mais tomar remédios agora vou tentar tomar o chá pra ver.

  3. roberta Reply

    Eu também tenho ovario polisistico desde dos 12 anos hj tenho 23 anos ja tomei muito remédio parei de tomar ja tem uns 3 anos não consigo engravidar fico muito triste com isso fora que eles doen fico enchada tou 3 meses sem mestruar vou conseguir e esses cha e fazer pra mim tomar..

  4. Eli Ribeiro. Reply

    Também sofro desse problema de ovários, nunca consegui engravidar vou tentar mais uma vez pra vê se consigo agora, mudei todos os meus abitos alimentares pedir peso, pois engordei muito com esse problema. Além dos remédios que eu uso (linhaça, ômega3,e complexo B, também uso metformina que também trata desse problema.

  5. maria da gloria dourado santos Reply

    eu quero emagreça

  6. Clarice Reply

    Onde posso comprar esses chás, eu também tenho o ovário policístico.

  7. Amanda Reply

    Olá sou a manda. A nove meses sofri um aborto espontâneo. estava gravida de tres meses, Só que não precisei fazer curetagem. Em Outubro resolvi parar com o anticoncepcional que tomava pois queria muito engravidar outra vez, só que venho tentando e até hoje não tive resultado ainda … fiz um ultra-som e descobri que estou com o ovário direito com policístico. Foi então que resolvi esse mês a tomar água inglesa e voltei a tomar, meu anticoncepcional agora Diane 35. Quero muito um bebê e tenho fé que agora vai da certo.

  8. meiriele Reply

    Oi eu também tenho polisistico no útero e quero muito engravidar mais eu não perco a fé eu to tomando pílula meu médico me indico

  9. raquel Reply

    Não tenho esse remedio ,vc saber dizer outros remedio

  10. ariele Reply

    Olá meu nome e ariele ha 3anos tentando engravidar aii fui a ginecologista
    Entao descobri q tinha ovario policistico entao fiquei muito triste pq as pessoas falavam q eu nu podia engravidar aii resolvir compra os chás de unha de gato e uxi amarelo sera q e bom msm !

  11. RITA Reply

    olá tento engravidar a quase 3 anos, e a mais ou menos 1 ano e meio fiz todos os exames para saber se tinha algum problema e descobri que tenho a sindrome do ovario policistico, meu medico me aconselhou a fazer uma inseminação artificial, mas decidi tentar a fazer o tratamento com indutores de ovulação. Usei clomid 3 comprimidos do 3 ao 7 dia do ciclo, fiz um ultrasom e tinha amadurecido 2 ovulos ai fiz o uso da injeção utrojestan para liberação dos ovulos, mas até agora nada, já to no meu 4 ciclo sendo que o primeiro não obitive resultado. agora to pensando em usar o uxi amarelo e a unha de gato, gostaria de saber se posso obter os mesmos resultados em conseguir uma ovulação mesmo sem tomar os indutores indicados pelo meu medico. aguardo resposta. desde ja agradeço.

  12. Daniella Reply

    muito bom esse chá alem de tudo é preciso ter fé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *