8 Remédios Caseiros para Pele Seca

As algas marinhas, o mel, e a aveia, quando utilizados em conjunto são um maravilhoso remédio caseiro para pele seca, descamativa e ressecada.

Se sofre de pele seca e pretende encontrar uma alternativa 100% natural e nutritiva aos cremes hidratantes, então a aveia, o mel, as algas marinhas, o óleo de oliva, a camomila, o ovo, o leite, a amêndoa, a cenoura, a rosa branca, o iogurte natural e o cacau em pó representam exatamente aquilo que procura, uma hidratação intensiva.

pele seca do rosto

Causas de Pele Seca

A pele seca tem esta designação devido à atividade reduzida das glândulas sebáceas.

As causas de pele seca podem ser explicadas pela predisposição genética, pela exposição prolongada ao sol, pelo consumo excessivo de álcool e tabaco ou, em alguns casos, pela utilização desadequada de cosméticos.

O ressecamento da pele é mais comum durante os meses de inverno, e poderá também ser o resultado de banhos quentes muito frequentes, assim como da utilização de detergentes e sabonetes muito fortes, ou de fraca qualidade.

Para evitar este problema, é necessário que preste especial atenção à qualidade dos sabonetes utilizados, e que hidrate a pele diversas vezes por dia, de forma a evitar desidratações mais severas e o agravamento do problema.

Conheça as Causas da pele seca

Características da pele seca

A pele seca é caracterizada pela quantidade limitada de água retida e pela acumulação de células mortas, que dificulta a secreção de sebo (o óleo natural da pele) à superfície, o que acaba por resultar numa pele acinzentada, escamosa e com aspeto desidratado e desnutrido.

É frequente, nestes tipos de pele, haver descamação e sensação de repuxamento quando em contacto com a água e ao frio e uma maior evidência das linhas de expressão.

Por ser um tipo de pele muito exigente, obriga a cuidados redobrados, nomeadamente a tratamentos de nutrição e limpeza que lhe devolvam elasticidade e hidratação.

Cuidados Diários a ter com a Pele Seca

Tratamentos caseiros de Limpeza para peles secas

Demaquilante caseiro de azeite

Demaquilante caseiro de azeite para pele seca

Aplique algumas gotas de azeite numa bola de algodão e remova a maquilhagem do seu rosto com movimentos circulares suaves. Além de remover a maquiagem, estará simultaneamente a hidratar a pele. Quando terminar, lave o rosto com um gel de limpeza.

Tônico calmante de camomila

Tônico calmante de camomila para pele ressecada

Da próxima vez que preparar uma chávena de chá de camomila, faça um pouco mais e utilize esta infusão para limpar e relaxar a pele, devolvendo-lhe a sua textura e aspeto naturais.

Hidratantes caseiros para pele seca

Hidratante natural de ovo

Máscara Hidratante natural de ovo para pele ressecada

Este tratamento é dos mais simples e rápidos que há, utilizando apenas um ingrediente. Basta aplicar uma gema de um ovo no rosto limpo e, quando estiver meio seco (cerca de 5 minutos depois), lave-o com água morna. A sua pele seca vai ser nutrida e ficar macia e hidratada. Esta máscara é aconselhável quando não há tempo para um tratamento mais complicado e/ou quando quer obter resultados rápidos.

Faça este simples Hidratante caseiro para pele extra seca (côco ralado e aveia)

Hidratante intensivo de azeite

Hidratante intensivo de azeite para pele seca

Desde os tempos antigos que as mulheres desfrutam dos benefícios cosméticos do azeite. Aplique sobre o rosto, como um creme, algumas gotas deste óleo com uma cotonete e deixe a pele absorvê-lo. É ideal para a pele seca, pois hidrata-a de forma rápida e natural.

Cuidados Semanais a ter com a Pele Seca

Esfoliantes para peles secas

Esfoliante hidratante de amêndoa

Esfoliante hidratante de amêndoa para pele seca

Ingredientes:

  • 10 amêndoas
  • Água

Triture as amêndoas até que se transformem num pó fino. Adicione, em seguida, um pouco de água e misture até obter uma pasta. Aplique no rosto com movimentos circulares. O resultado será uma esfoliação hidratante. Se preferir, adicione um pouco de leite ou mel e acalme a pele seca ou queimada pelo sol.

Tonificantes naturais para peles secas

Máscara facial de ovo e suco de cenoura

Máscara facial de ovo e suco de cenoura para pele ressecada

Ingredientes:

  • 1 gema de ovo
  • Creme hidratante espesso
  • 1 colher de sopa de suco de cenoura

Misture bem a gema de ovo, o creme e o suco de cenoura. Aplique esta máscara no rosto durante 5 a 10 minutos e, em seguida, lave-a com água morna e depois fria, Vai sentir o seu rosto revigorado e nutrido. A lavagem com água fria no final ajudará a tonificar a pele e a estimular a circulação sanguínea.

Aprenda a fazer uma Máscara de água de coco para hidratar a pele

Tratamentos caseiros para Revitalizar a pele seca

Máscara regeneradora de rosa branca

Máscara regeneradora de rosa branca

Contém princípios ativos tonificantes e regeneradores. Atenua linhas finas de expressão e torna a pele seca viçosa.
Ingredientes: o 1 chávena de chá de pétalas de rosa branca .

Ingredientes:

  • 1 Chávena de chá de pétalas de Rosa Branca
  • 1/2 iogurte natural

No liquidificador, bata as pétalas com o iogurte natural. Aplique no rosto limpo e deixe atuar durante 40 minutos. Retire com algodão embebido em água. Conserve no frigorífico. Dica: Para peles envelhecidas ou de fumadores, adicione 1 colher de chá de cacau em pó.

Aprenda a fazer esta Máscara Hidratante e Caseira para Aplicar Após exposição ao Sol

Máscara Hidratante de algas marinhas, mel e aveia

Máscara Hidratante de algas marinhas, mel e aveia

Para obter todos os benefícios deste maravilhoso remédio caseiro com poderes hidratantes fantásticos, só terá de misturar, num recipiente, uma colher de sopa de mel, duas colheres de sopa de aveia e 1 colher de chá de algas marinhas.

Ao misturar muito bem todos estes ingredientes, obterá um preparado que poderá, posteriormente, ser aplicado como uma máscara hidratante para a pele.

Para além de ser de facílima preparação, os resultados a serem obtidos revelar-se-ão extremamente satisfatórios.

Aplique a máscara na zona da pele que estiver seca, e deixe actuar por cerca de uns 30 minutos.

Para obter os resultados pretendidos, deverá repetir este processo uma vez por semana, no mínimo.

Se achar necessário repetir mais vezes esta receita caseira, também poderá fazê-lo, na medida em que, esta mistura natural, nenhum efeito nocivo terá na sua pele.

Poderá aplicar a máscara durante o período do dia que bem entender, mas é durante a noite, pouco antes de se deitar, que conseguirá obter os melhores resultados.

Benefícios das algas marinhas na pele

Benefícios das algas marinhas na nossa pele

A algas fazem parte da lista dos superalimentos mais nutritivos.

São ricas em vitamina A e vitamina C, mas o seu benefício nutricional mais importante é o iodo, micronutriente essencial para manter a tireóide saudável e aumentar o metabolismo.

São de fato ervas marinhas maravilhosas que ajudam a restaurar os níveis de umidade, revitalização e endurecimento da pele, suavizando, tonificando e hidratando a pele, bem como reduzir o aparecimento da celulite.

Quando se trata da sua pele, não há nada que estes seres marinhos maravilhosos não possam fazer!

Em vez de gastar uma pequena fortuna em máscaras de algas, sabonetes, hidratantes, ou condicionadores, teste a receita caseira acima. Existem muitas variedades de algas que podem ser utilizadas, das quais destaco as seguintes: Alga Nori, Kelp, Laminaria Japonica (Kombu), Ágar-Ágar, Arame, Dulse, Hijiki (Sargassum fusiforme), Wakame, Irish Moss.  Esta máscara faz parte da minha rotina de beleza regular, e tenho a certeza que você vai adorar também.

Quando muito seca, a pele pode provocar coceira, mas é importante que resista à tentação de coçá-la, de forma a evitar a abertura de feridas que poderão favorecer o desenvolvimento de desinfecções.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 27/09/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 27/09/2018 às 10:34 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)