Remédio caseiro para torcicolo

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 20 de abril de 2012

O óleo de eucalipto é um excelente remédio caseiro para torcicolo. O torcicolo consiste numa contracção involuntária dos músculos do pescoço, e é particularmente comum em maus jeitos dados durante o sono, assim como durante práticas de exercício físico, numa situação onde se vir muito rapidamente a cabeça de forma incorrecta, especialmente antes dos músculos do pescoço estarem devidamente aquecidos.

Geralmente, o torcicolo não representa um problema grave, e poderá ser facilmente tratado com recurso a uma massagem feita com óleo de eucalipto.

Antes da aplicação, o óleo de eucalipto deverá ser um pouco aquecido, e utilizado sempre bem morno. Aplique o óleo sempre que massajar o pescoço, sem nunca esquecer de que as massagens deverão ser sempre feitas através de movimentos leves e circulares.

Durante cerca de 30 minutos, 3 vezes ao dia. Este processo deverá ser repetido diariamente, até que o torcicolo passe completamente. Durante esse período, tente não fazer movimentos bruscos com a cabeça, de forma a não piorar ainda mais o problema. Encontre, também, a posição mais confortável para dormir, evitando sempre ao máximo alterá-la durante a noite.

Se quiser contribuir para um aceleramento ainda mais rápido da cura, poderá utilizar cataplasmas de folhas maceradas de erva-de-santa-maria, que deverão ser feitos cerca de duas vezes ao dia, com duração máxima de 30 minutos.

Ao conjugar este tratamento com a massagem de óleo de eucalipto, conseguirá atingir uma recuperação surpreendentemente rápida, sem a necessidade de ter de recorrer a qualquer tipo de medicamento químico.

Se as dores estiverem demasiado fortes, poderá utilizar um analgésico superficial em spray, pois tal ajudá-lo-á a acalmar as sensações desconfortáveis causadas pelo torcicolo.