Remédio Caseiro para Tosse Alérgica

A tosse alérgica causa grande desconforto e sensação geral de mal-estar. A tosse prolonga-se por vários dias e até semanas. Pode-se tornar irritante e desesperante.

pau de canela

Esta patologia surge quando as pessoas entram em contacto com determinadas substâncias que circulam no seu meio ambiente. Quando os pulmões são afetados pela inflamação desencadeiam a tosse. Os pulmões ativam e produzem anticorpos para defesa do organismo.

O processo é o seguinte: notam e reconhecem presença de substâncias que não reconhecem, provocam uma inflamação e ativam determinadas células que libertam uma substância chamada histamina.

Esta substância é a responsável pelo processo de tosse seca, rinite e muco em maior quantidade do que o normal. A boa notícia é que se pode tratar a tosse seca em casa muito facilmente.

As plantas medicinais, xaropes caseiros, chás e infusões são eficazes no combate à tosse seca. Existem muitas e variadas formas de fazer estes preparados caseiros, desde que se tenha os ingredientes e plantas certas.

Remédios caseiros para tosse alérgica

Xarope de cenoura, chá de urtiga, infusão de rorela, chá de tanchagem, óleo essencial de canela, cravo-da-índia, e infusão de tamarindo.

Xarope de cenoura

3 ou 4 cenouras batidas no liquidificador juntamente com 2 copos de água. Coe e junte meio copo de mel. Leve ao lume por 10 minutos. Deve tomar 5 colheres de sopa por dia.

Tamarindo com gengibre

70 gramas de tamarindo com 140 gramas de gengibre juntamente com meio copo de água. Deve tomar 1 colher de sopa a cada 4 horas.

Canela com cravo

1 pau de canela com 3 cravos da india,1 rodela de limão e meio copo de água. Todos os ingredientes devem ferver 5 minutos. Deve deixa esfriar e coar. Adoce a gosto e beba durante 2 dias. Este preparado de canela com cravo tem um grande poder e potencial curativo.

Infusão de urtiga

1 colher de folhas secas juntamente com 200 ml de água. Deixar ferver 5 minutos. Esfriar e coar. Deve beber 2 chávenas por dia. Pode ainda adicionar 1 colher de mel. A urtiga é uma planta bastante desintoxicante e calmante. Tem propriedades anti-histamínicas eficazes no combate à tosse seca e inflamação. Contudo as grávidas e pessoas com problemas de insuficiência renal não devem beber.

Rorela

2 gramas de rorela juntamente com 1 chávena de água a ferver. Deixar esfriar e repousar por 10 minutos. Coar e beber durante e até 3 dias. A rorela é uma planta com propriedades calmantes para a tosse e inflamação dos pulmões.

Tanchagem

1 chávena de água juntamente com 1 sachê de folhas desta planta. Colocar tudo em água fervente e deixar esfriar por 5 minutos. Deve beber 3 vezes por dia e entre as principais refeições. Esta planta tanchagem acalma a tosse, a bronquite, a expetoração, a inflamação e as membranas pulmonares afetadas.

Dicas importantes

– Aprenda a aliviar sintomas

–  Usar e abusar dos xaropes e remédios caseiros

– Beber sempre muita água (manter a garganta sempre húmida evita inflamações maiores

– Evite as causas da alergia e inflamação (carpetes, almofadas, pó, poeira, ácaros, cigarros, bebidas geladas, peluches e brinquedos de pelúcia, cortinas, etc.).

Nunca se esqueça que os remédios caseiros melhoram e beneficiam a resposta dada pelo organismo e este agradece. Seja sensato e sábio. Poupe tempo e dinheiro…

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:24 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)