Remédio para artrose

Também pode ter o nome de osteoartrite, a artrose acontece quando a cartilagem protetora das extremidades dos ossos está desgastada. Esse desgaste vai acontecendo e piorando ao longo do tempo, podendo afetar qualquer parte do corpo, mas é mais frequente acontecer nas principais áreas do corpo que dobram, como os joelhos, as costas, o pescoço e as mãos.

Apesar de não existir cura para a artrose, os tratamentos desta doença podem ajudar a evitar que o seu desenvolvimento sejam tão acentuado, retardando o piorar da doença. Para além disso, o tratamento também ajuda a aliviar a dor.

Com o passar dos anos, a pessoa envelhece, e o líquido que está contido entre as articulações, chamado de líquido sinovial, que evita com que os ossos rocem entre si, causando dor, vai-se desgastando.

O usar das mesmas articulações várias vezes, causa um desgaste da cartilagem, o que leva a dores nessas mesmas articulações e ao inchaço. Em casos mais avançados, pode existir mesmo uma perda de toda a cartilagem existente entre os ossos das articulações, permitindo que os ossos se rocem entre si, causando dor forte.

O fato de a artrose causada pelo envelhecimento, afetar vários membros dentro da mesma família, explica que esta doença pode ser hereditária.

As artroses podem não ser apenas hereditárias, e algumas condições como obesidade, cirurgia nas estruturas articulares, anomalias nas articulações durante o nascimento, gota, diabetes, distúrbios hormonais e artrite reumatóride, podem levar ao aparecimento de artroses.

Para o tratamento da artrose, são utilizados alguns remédios, que melhoram o dia a dia do paciente afetado, e evitam com que a doença piore.

O principal remédio recomendado pelos médicos para o alívio das dores causadas pela artrose, é o paracetamol. Este analgésico é usado nas artroses devido aos poucos efeitos secundários que apresenta. Porém, por vezes, apenas o paracetamol pode não ser suficiente para o alívio das dores, e/ou do inchaço das articulações, sendo necessário recorrer a anti-inflamatórios, como é o caso da aspirina, naproxeno, ibuprofeno, Diclofnac em comprimidos e pomada e até mesmo de corticosteróides.

Outro remédio também utilizado na artrose é a glucosamina e a condroitina. Estas duas substâncias, para além de aliviarem as dores causadas pela artrose, também protegem as articulações de uma degeneração mais agressiva, e ajudam a regenerar a cartilagem das articulações.

Quando a artrose acontece no joelho, podem ser administradas injecções de corticóides, no joelho. Estas injecções só devem ser feitas entre duas a três vezes por ano e ajudam a aliviar as dores e o inchaço.

Uma vez que o problema das artroses é a falta de líquido sinovial, também podem ser administradas injecções deste líquido, no joelho, de forma a aumentar a lubrificação da articulação, aliviando as dores e facilitando os movimentos.

O tratamento fisioterapêutico para a artrose também deve ser considerado, pois é um tratamento que ajuda a diminuir a dor e o desconforto causados pelas artroses. Através da realização de determinados exercícios e da utilização de bolsas de gelo ou de calor, é possível evitar que a cartilagem se degenere ainda mais.

Para ajudar no efeito dos medicamentos e no tratamento fisioterapêutico, pode tomar alguns chás ou aplicar algumas receitas caseiras. O chá das sementes de sucupira tem um efeito calmante e regenera as articulações, bastando fazer ferver entre 10 a 15 sementes de sucupira esmagadas num litro de água, e ir bebendo várias vezes durante o dia.

cha de alecrim

O chá de alecrim, também é um restaurador da articulação e alivia os sintomas de dor causados pelas artroses. Basta deixar ferver durante alguns minutos umas folhas de alecrim, e beber o chá ainda quente. Este chá deve ser bebido umas 3 ou 4 vezes por dia.

Leia Também: Tratamento caseiro para artrose

Em casa, pode colocar uma bolsa de água quente no local da articulação afetada quando estiver a sentir dor. Pode ainda, colocar uma toalha cheia de sementes de sésamo ou de linhaça, depois de aquecidas, por exemplo, no microondas, em cima da articulação afetada, durante cerca de 20 minutos, para aliviar a dor e o desconforto.

Quando os medicamentos e a fisioterapia são insuficientes para o tratamento da artrose, em último recurso pode ser indicado um tratamento cirúrgico. Este tratamento pode trazer problemas futuros, como a perda do movimento da articulação afetada.

De forma a ajudar a eliminar a artrose ou a reduzir os seus efeitos dolorosos, deve perder algum peso, caso o seu peso esteja acima do ideal para a sua altura e idade.

Deve também alimentar-se de forma saudável, beber bastante água para ajudar na lubrificação das articulações, repousar sempre que sentir dores e não forçar os movimentos das articulações onde sente dor, evitar fazer esforços e utilizar roupa e calçado adequados, que sejam confortáveis e leves.

O que Procura?

Esta matéria tem 2 Comentários
  1. João Vicente Oliveira Reply

    artrose no pé esquerdo. inchaço continuo e dificuldade de assentar o pé no chão, inchaço contínuo no tornozelo. Agradecia para alguém de reumatologia me indicasse outras coisas que deveria tomar para aliviar estas dores.

  2. maria da gloria araujo Reply

    minha dúvida é a cura do infarto ósseo. O que fazer? medico nao quer fazer cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *