Fotos Antes e Depois

4 Remédios para Inflamação no Útero

O chá de folhas de tanchagem representa um remédio caseiro extremamente aconselhado para o tratamento de inflamações do útero, infecções, feridas, e complicações relacionadas com o útero.

Também conhecida como “Plantago Maior”, esta é uma erva medicinal indicada não só para a limpeza do útero, como verdadeiramente rica em poderosas propriedades anti-inflamatórias, que contribuirão para o rápido tratamento, não só deste problema, como também de outras inflamações, como é o caso da amigdalite.

Tanchagem maior

Não só um remédio caseiro extremamente eficaz no combate a inflamações, este chá para limpar o útero é também, um saudável complemento à sua rotina alimentar diária, que quando tomado regularmente, exercerá um impacto extremamente positivo na manutenção de um bem estar geral do seu organismo.

Para a preparação do chá para inflamação no útero e colo do útero, comece por colocar 20 g de folhas de tanchagem num litro de água fervente. Deverá aguardar cerca de 3 minutos, desligando logo de seguida o fogo.

Para uma infusão perfeita, deixe as ervas repousarem na água por alguns minutos, até que a mesma escureça ao máximo. Após isso, consuma o chá de tanchagem sempre bem morninho.

Para um tratamento eficaz da inflamação e infecção do útero e colo do útero, este chá deverá ser tomado diversas vezes ao dia, durante o período de tempo que a inflamação persistir.

Plantas para inflamação do útero

Fitoterapia: Tratamentos naturais com plantas medicinais que curam inflamações do útero: cervicite (inflamação do colo do útero)metrite ou endometrite (inflamação do endométrio); e miometrite. 

Entre as ervas anti-inflamatórias que podemos utilizar para além da tanchagem encontram-se as seguintes:

Azinheira (Quercus ilex L. subsp ilex)

Azinheira Quercus ilex L

A azinheira é uma árvore usada para muitos fins medicinais, tais como a inflamações na boca, gengivas e garganta, intestinos, para desinflamar o útero e inflamações na zona vaginal. Partes usadas: Casca, folhas e fruto (bolota).

Neste caso vamos usar a casca. Deixe ferver (decoção) 40 gr. de casca de azinheira num litro de água durante alguns minutos, e realize uma lavagem vaginal com a preparação.

Parietaria: (Parietaria judaica L.)

Planta Parietaria judaica L.

A Parietaria judaica é uma planta usada há mais de 2.000 anos, pela sua acção diurética, para tratar tosses crônicas e como bálsamo para feridas e queimaduras. Na medicina herbal Europeia é considerada como tendo uma ação restauradora sobre os rins, apoiando e fortalecendo a sua função.

É um remédio eficaz para pedras nos rins e bexiga e outras queixas do sistema urinário, tais como cistite e nefrite. É contra indicada em pessoas com febre dos fenos ou outras condições alérgicas.

As folhas podem ser usadas externamente em forma de cataplasma, em feridas etc. Têm um efeito calmante sobre queimaduras e pequenos escaldões.

A planta é colhida quando está em floração e pode ser usada fresca ou seca.

Para tratar a inflamação no útero realize uma lavagem vaginal com a infusão de 50 gr da planta.

Milefório: (Achillea millefolium L.)

Milefólio

Planta também conhecida como milenrama, erva-dos-carpinteiros, feiteirinha ou mil-folhas.

O Milefório é amplamente utilizado na medicina herbal, administrado tanto interna como externamente. É uma planta utilizada no tratamento de vários distúrbios, mas, particularmente útil no tratamento de feridas, parar hemorragias, tratar constipações, febres, doenças renais, dores menstruais, etc.

É usada toda a planta, tanto fresca como seca, e tem maiores benefícios quando colhida em flor. Deve ser ingerida com precaução, uma vez que doses maiores ou frequentes durante um longo período podem causar erupções cutâneas alérgicas e tornar a pele mais sensível à luz solar.

A erva é anti-séptica, antiespasmódica, levemente aromática, adstringente, carminativa, digestiva, estimulante, tônica e vasodilatadora. Contém também azuleno um agente anti-inflamatório. A erva é colhida no verão, quando em flor e pode ser seca para uso posterior. A folha fresca pode ser aplicado diretamente num dente dolorido, a fim de aliviar a dor.

Para casos de inflamação do útero realiza-se um banho de assento com a infusão das flores.

Na foto à direita é possível identificar a inflamação do utero

A inflamação do útero poderá ter diversas origens, entre as suas causas estão os comportamentos sexuais de risco, ferimentos e métodos abortivos extremos.

Alguns dos sintomas mais comuns de inflamação no útero, destacam-se a dor de cabeça, vertigens, vómito e desregulação do ciclo menstrual.

Se após a ingestão deste remédio anti-inflamatório caseiro 100% natural durante alguns dias a inflamação não melhorar e ficar mais acentuada, é de extrema importância que consulte um ginecologista, de forma a usufruir dos tratamentos necessários à resolução do problema e assim prevenir o agravamento do mesmo.

É Perigoso? o que pode causar o Aumento do útero?

  • Miomas uterinos (são tumores, em 99% do casos benignos, que se desenvolvem muito vulgarmente no útero), encontrados em cerca de 25% das mulheres em idade fértil. Podem causar hemorragias menstruais, e dor.
  • A Gravidez é a causa mais comum,
  • Sarcoma,
  • Leiomiossarcoma (tumor carnoso do músculo liso), um tipo raro de câncer maligno, que pode causar um rápido alargamento do útero,
  • Hematometra (sangramento ou acúmulo de sangue no útero),
  • Adenomiose (presença anormal de tecido endometrial no miométrio, uma camada muscular espessa, existente no útero),
  • Polidrâmnio (excesso de líquido amniótico),
  • Doença trofoblástica gestacional (Mola Hidatiforme).

Estas são algumas das doenças ou condições que podem causar o aumento do útero.

As mulheres com este problema podem em alguns casos sentir dor, desenvolver um sangramento anormal, ter perda de urina, e uma sensação de peso na pélvis. Se sentir algum destes sintomas recomendamos a avaliação de um ginecologista.

Leia mais sobre os Miomas uterinos

Continuação » 21 Remédios Caseiros para a Doença Inflamatória Pélvica

Links úteis:

  • Histerectomia

45 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. tenho 58 anos já fiz laqueadura e hoje sinto uma dorzinha bem fraquinha do lado direito em baixo da barriga mas de cada 20 dias vem tipo menstruação um sanguinho fraco só uma vez e para ,o que pode ser ,não sinto dor nem uma na relação sexcual

  2. Estou com as trompas bloqueadas .oque posso fazer me ajude .Será que posso engravidar. Eexite remédio pra isso .sinto muita dor abdominal depois de dois dias da delação com se fosse um gravidez etc….

    • Tem um exame pra esse tipo de problema e se vc não desobstruir sua trompa não vai poder engravidar porque o esperma não tem como chegar ate o útero

      Eu não conseguia engravidar ai fiz esse exame pra desobstruir as trompas com 3 meses, depois engravidei.

  3. oi,estou tentando engravidar,e fiquei sabendo do cha transagem mas gostaria de saber se posso comecar a tomar no meu primeiro dia da minha M.? Obrigada!!!

  4. Ola gostaria de saber quais ervas devo beber para curar as inflamacoes pelvicas e tiras as dores das varizes no utero tenho dor sempre.

  5. Estou com inflamação de trompa,tomei astro 500 e progênie,voltei a medica e a inflamação continua,diga- me por favor o que posso fazer? Obg

  6. Boa noite estou preocupada estou com corrimento e com forte odor
    Já fiz preventivos como a pela rede pública demora mto a vir o resultado.
    Teria como me ajudar?
    Um tipo de remédio que me vira desta inflamação?
    Obrigada
    Me ajude por favor estou mto preocupada
    Claudia

  7. Sinto dor no ventre esquerdo. O que pode ser? qual o remédio para isso me ajudem.

  8. Gente eu tomei chá de folha de algodão, 5 folhas batidas em um copo de água e me dei bem durante 15 dias, otimo recomendo, o bom é que tenho um pe em casa.

  9. Chás caseiro pode cortar efeito de antinconcepcionais trimestrais?

  10. Tenho corrimento e inflamação o que faço para melhorar.

  11. Ola meninas, bom eu estou desesperada atrás de um tratamento. Tive uma inflamação no útero conhecida como DIP ( doença inflamatória pélvica)tomei 3 doses de antibióticos injetáveis e anti-inflamatórios. ( Azitromicina, e Ceftriaxona. E a dor continua tanto que não consigo ter relações sexuais… Será que vcs podem me dizer algo que posso tomar p melhorar isso de vez???

    • Oi colega eu tomei cerfamox,são dois comprimidos bem grande,fiz tratamento durante 5 anos ,tomando tanto remédio
      que meu corpo não aguentava mas,sentia dores muito forte quando ia ter relação.nunca mas senti nada.e foi um farmacêutico q passou.

  12. Ola..eu ja tive varios problemas no ultero..ja fiz uma conização do útero faz um 4 anos. mas começou tudo de novo ja faz um ano,q eu to indo ao ginecologista,toda ves q eu faço preventivo da alguma coisa, agora apareceu uma ferida eu cauterizei trez veses.. ela inflama .e cada vez almenta mais..ñ sei mais oq faser pois os remedios q o medico me da ñ ta adiantando..to com muito medo pois ja tive celulas cancerigenas…
    ..vcs podem me ajudar??????? Por favor??? algum concelho??

  13. olá,meninas eu tenho 15 anoos e tenho ferida no útero,tenho inflamação no colo do útero muita dor na relação,corrimento cm um mal cheiro horrivel bem amarelo ou branco, ja usei mais de 10 pomadas e remedios diferentes e nunca sara vocs sabem oq pode me ajudar ?

  14. oi boa tarde pra min deu certo pra e eu engravidei com a erva a moreira

  15. VAmos la ,relacao com sangramento nao e normal eo comeco de algum cancer ,colicas e normal antes ou depois da relacao eo comeco de uma pquena inflamacao,o remedio bom pra colica e leite de janauba se encontrar mas no nordeste e ajudar a engravidar limpa o utero,a massa que sai bo penis do homem e fungos se usa fluconazol duas dozes tomar um comprimido depois de sete dias tomar o outro,e tMbem pra inflamacao tomar amplicilina ou cataflam e tambem se usar pomada nistantina e ultravaginal e sara pode ser alguma ferida por isso o sangramento,por isso a secrecao com pus podre pque estar muito ferido e recomendado que se procure de imediato um genicologista …..

  16. alem da pomada vaginal para enflamacao qual sera outros remedios vcs receitaria para enflamacao?

  17. Pra começar já fui ao médico fiz exame e dizem que não tenho nada mas tenho dores no pé da barriga tipo dor nos ovarios e utero gostaria de saber uma pomada ou remédio bom para acabar com isso não é todos os dias e me encomoda faz bastante tempo que não tenho relação sexual com ninguém será que por causa disso tenho 50 anos de idade é só espero resposta Obrigadooo !!!

  18. oi senti muita dor no utero,assim que terminei a reçao com meu namorado ,que remedio ou pomada para inflamaçao vc me recomendam?

  19. sinto uma dor(tipo uma colica) no lado direito do utero, ja fui ao ginecologista,me passou uma pomada pela 2º vez e ñ esta adiantando,qual seria o melhor tratamento pra esta dor?

  20. Oi eu estou com muita dor no meu utero ja nao suporto mais tenho uma filha e engravide novamente mais perdi com minha trompa direita em fevereiro de 2014 sera que vou conseguir engravidar nova mente

  21. qual melhor pomada para inflamação no útero gimo pretil

  22. Tenho a sensaçao de está lubrificada d mas q tenho relações e isso me encomoda d mas.

  23. gente uma pomada ótima e albocresil gel e maravilhosa p inflamação

  24. FUI AO GINECOLOGISTA DESCOBRIU ATRAVES DO PAPANICOLAU UMA BACTÈRIA NO COLO DO UTERO ” ESTO FAZENDO TRATAMENTO MAS NAO POSSO TER RELAÇAO SEXUAL DURANTE O TRATAMENTO (USO POMADA ( METRONIDAZOL ) ESTA CENDO OTIMO ATÈ MINHA BARRIGA DESINCHOU BEM EM PRIMEIRO DIA DE USO OK > EU LI OS COMENTARIOS DE VCS PODE ESTA COM PROBLEMINHA OU UMA BACTÈRIA HEIN MESMO ASSIM ACONSELHOS USAREM PRESERVATIVOS QUANDO FOR TER RELAÇAO SEXUAIS E TAMBEM VCS TODAS QUE VAO AO GINECOLOGISTA URGENTE PRA NAO PIORA PARA UM PROBLEMAS MAS GRAVE GENTE NAO PODEMOS DE DEIXA DE NÒS DESCUIDA AINDA MAS CENDO NO COLO DO UTERO PRECISAMOS TODAS MULHERES IREM AO GINECOLOGISTA ISSO É SERIO POIS DAMOS VIDAS

  25. Aonde eu encontro esse chá de tanchagem por favor mim ajudem to com muita dor no meu útero.

  26. oi,queria saber onde eu encontro essas folhas de tanchago.

  27. onde eu encontro chá de tanchagem , alguém pode m ajudar ?

  28. estou com corrimeto com mal cheiro muito forte e pela manhã me levanto escorre um liquido com mal cheiro muito forte,e na relação depois sai um sangue. chá de transagem é bom???

  29. Boa noite queria sabe se cha de.transagem ajuda engravida mxm?pq estou tomando tem 3 dias eu vou fica tomando so mas 7 dias pq o meu sonho e ser mae tenho 20 anos e senpre quis ser mae po favor me responde desdeja..

  30. Quando tenho relação sexual com meu marido sai um líquido com odor forte que parece peixe podre será que estou com inflamação no útero?

  31. esse sangramento pode ser muito ruimm tambem sinto dor

  32. sempre que tenho relação com meu marido tenho sangramentos,

  33. Oi tenho 22 anos, estou casada a uns 3 meses e faz algum tempo que quando tenho relação com meu marido depois começa doer como se fosse cólica, e ele disse que começou sair um negócio branco quando temos relação, oque posso fazer?

  34. Ja tenho um filho de 5 anos agora quero ter outro so q a 2anos nao consigo engravidar sinto muita dor no meu ovario esquero e ate hj ainda nao consegui ter outro filho sera q o cha de transagem poder resolver meu problema des de ja obrigada fiquem com Deus

  35. estou com dor no utero que devo usar antes dia qual a pomada e melhor

  36. Nao sinto dor nenhuma,mais ultimamente guando tenho relaçao no dia seguinte começo a sangrar como se fosse mestruaçao mais fraca,porque isso

  37. oi estou querendo engravidar mais estou com inflamação no útero, será que depois que tomar o cha de tanchagem eu consigo engravidar

  38. eu estou com inflamaçao no utero uso pumada vaginal e bom?

  39. Eu sinto muita dor no pe da barriga ha e tambem sinto quando vou fazer chichi acaba saindo sangue. O que e isso e porque?
    min dar ai ajuda.

  40. Alguem sabe qual a melhor pomada para inflamação no utero?

  41. oi eu tenho 14 anos e estou sentindo muita dor no lado esquerdo da barriga eu pensei que seja por causa que quando eu fico com meu namorado eu sinto muita dor. O que vc me receitaria para isso?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *