13 Remédios Caseiros para Curar Vaginose Bacteriana

Antes de iniciar a leitura da matéria sobre remédios caseiros para curar a vaginose bacteriana sem recorrer a medicamentos, por favor, tenha a certeza de que o seu problema é de fato vaginose bacteriana.

vaginose-bacteriana

Duas outras condições de vaginite semelhantes que podem ser facilmente confundidas com esta condição. Então, como diagnosticar a sua doença vaginal?

Em primeiro lugar, a vaginose bacteriana é causada por bactérias, enquanto que a candidíase vaginal é uma infecção vaginal causada por fungos (presença excessiva de leveduras na vagina), e a tricomoníase (Trichomonas vaginalis) é uma doença transmitida sexualmente (DST), causada por um parasita.

Para completar o diagnóstico da sua vaginite, considere os seus sintomas (os mais indicativos listados em primeiro lugar):

Vaginose bacteriana: corrimento fino, cremoso, esbranquiçado, com mau cheiro; pouco ou nenhum desconforto; o corrimento é mais comum após a atividade sexual; pH vaginal acima de 4,5.

quais-as-bacterias-anaerobicas-que-causam-vaginose-bacteriana

Tricomoníase: coceira vaginal e”cheiro duvidoso” (normalmente das coxas para uretra), corrimento espumoso amarelo-verde, inchaço nos lábios vaginais. Transmitido sexualmente.

Candídiase vaginal: corrimento branco, similar à nata do leite, similar ao queijo cottage; ardor, coceira, dor ao urinar ou relacionada com a actividade sexual; vermelhidão. O mais provável, no caso de mulheres com um sistema imunológico enfraquecido.

Como é tratada a vaginose bacteriana?

Determinar se é ou não vaginose bacteriana é um dos principais passos em relação ao tratamento. O seu médico (ginecologista) é a pessoa mais indicada para diagnosticar que tipo de doença você realmente, e ajudá-la a diferenciar a gravidade da infecção. Em alguns casos, as infecções vaginais bacterianas exigem prescrição de fármacos na forma de comprimidos orais, geles vaginais ou cremes.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Quais os melhores remédios naturais para a vaginose bacteriana

Muitos casos de vaginose bacteriana podem ser tratados com receitas caseiras. A principal meta para a eliminação da vaginose bacteriana é reequilibrar as bactérias presentes na vagina.

Com esta matéria vamos mostrar-lhe as melhores curas naturais para a vaginose bacteriana.

Os tratamentos caseiros mais populares e eficazes para o restabelecimento da cultura bacteriana no seu corpo incluem: acidophilus, vinagre de maçã, e duches vaginais com peróxido de hidrogênio.

Acidophilus

lactobacillus-acidophilus

O Acidophilus, também conhecido como Lactobacillus acidophilus, é uma das espécies mais comuns e bem conhecidas de “bactérias boas“.

Normalmente referido como um probiótico, o acidophilus, tal como outras bactérias probióticas, estão naturalmente presentes em todo o corpo, e são responsáveis pela manutenção da função de muitos  processos corporais.

O que Procura?
Gargarejos para Garganta Inflamada (água e sal, Camomila e Arnica)

Esta “bactéria boa” ajuda a tratar a vaginose bacteriana, erradicando os níveis elevados de bactérias ruins, repovoando as colónias de bactérias boas.

Iogurte

Iogurte Natural

Ao conter lactobacilos, benéficos para o pH vaginal, o iogurte é um dos melhores remédios caseiros para tratar a vaginose bacteriana, uma vez que ajuda a manter os nível do pH vaginal equilibrados. (1)

  • Use um tampão para aplicar o iogurte dentro da vagina durante algumas horas. Realize este procedimento duas vezes por dia.
  • Consuma iogurte regularmente.

Alho

alho

As propriedades anti-sépticas e antibacterianas do alho são essenciais para melhorar o seu sistema imunitário, a fim de controlar os fungos e possíveis infecções bacterianas. (2)

  • Misture algumas gotas de óleo de alho com meia colher de chá de óleo de coco e vitamina E.
  • Aplique esta mistura diretamente sobre a área afectada duas vezes por dia, durante alguns dias.

Adicione o alho à sua alimentação diária, ou consuma alguns dentes de alho diariamente. Pode também Tomar suplementos de alho em forma de cápsulas.

Camomila

Saquinhos de chá

Relaxante e calmante por natureza, a camomila pode efetivamente reduzir o inchaço e a dor, bem como a coceira e sensação de queimação na vagina. Este alimento milenar pode aliviar os sintomas e ajudar significativamente no tratamento desta infecção vaginal.

  • Pegue um saco de chá de camomila e coloque num copo de água quente.
  • Após cerca de 1 minuto, coloque o saco de chá na geladeira durante 10 minutos.
  • Coloque o saco de chá no interior da vagina.
  • Esprema o saco de chá, a fim de permitir que a água existente possa alcançar as zonas vaginais inflamadas.

Realize esta receita durante 1 a 2 vezes por dia até que os sintomas diminuam.

Óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia)

Blefarite, Óleo essencial da árvore do chá (Malaleuca) trata inflamação e coceira

As propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia) podem ajudar a eliminar o mau cheiro da vagina, bem como aliviar os sintomas da infecção bacteriana. (3)

  • Coloque algumas gotas de óleo essencial da árvore do chá num pouco de água quente.
  • Use esta solução para limpar a vagina.
  • Realize o processo uma vez por dia durante alguns dias.

Nota: Esta solução deve ser evitada em mulheres que estão grávidas.

Ácido Bórico

supositorios-vaginais-de-acido-borico

O ácido bórico é uma cura natural extremamente eficaz para a vaginose bacteriana, quando usado corretamente.

Alguns dos factores que equilibram o balanço do pH de uma vagina saudável incluem: o fluxo menstrual, o sémen, e o sabão (sabonete).

À medida que o pH se vai tornando alcalino, o ambiente natural das bactérias existentes na vagina fica perturbado e muitas vezes resulta na vaginose bacteriana, uma doença bacteriana, bastante desconfortável e muitas vezes embaraçosa.

Nós, contudo, descobrimos que o ácido bórico é um dos métodos mais eficazes de tratamento.

O que é? Essencialmente, é considerado um anti-séptico bastante eficaz. Como tal, é muitas vezes utilizado no tratamento de muitas doenças infecciosas, incluindo a vaginose bacteriana.

Funciona mesmo? A vaginose bacteriana é uma condição que resulta do desequilíbrio dos níveis de pH no ambiente vaginal. Por outras palavras, a vagina torna-se alcalina.

O que Procura?
Como Remover os Pelos do Buço Naturalmente em Casa

O ácido bórico é um anti-séptico, levemente ácido, de modo que, quando usado para limpar a vagina, os níveis de pH são restaurados para um nível mais ácido, o seu estado normal, tornando se assim, uma opção bastante eficaz no alívio da vaginose bacteriana.

Como usar? O ácido bórico deve ser inserido diretamente na vagina.

Pode fazer as cápsulas você mesmo, colocando o ácido bórico em pó dentro de cápsulas de gel vazias e unseri-lo na vagina como um supositório. (4)

Se tiver dificuldade em encontrar ácido bórico, os farmacêuticos geralmente encomendam para você.

capsulas-de-acido-borico

A saber: Enquanto o Centros de Controle e Prevenção de Doenças não especificar uma ordem de tratamento específico para o ácido bórico, a opção de tratamento sugerida é de 1 cápsula de ácido bórico inserida na vagina uma ou duas vezes por semana.

Nota: O ácido bórico nunca deve consumido, ingerido ” internamente”, mas é um tratamento seguro para uso externo, como na vagina.

Feno-grego

sementes de feno-grego, fenacho ou alforvas

O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) é um vegetal bastante na regulação e equilíbrio dos níveis hormonais, bem como a estabilização do ciclo menstrual, essencial para o tratamento da infecção.

  • Coloque 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego em água e deixe ficar durante a noite.
  • De manhã, retire as sementes e beba a água ainda com o estômago vazio.

Cúrcuma (açafrão-da-terra, açafrão-da-índia)

Curcuma (açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, turmérico)

Bem conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, o açafrão-da-terra pode ajudar significativamente a diminuir o inchaço e controlar os sintomas da infecção.

Você pode tomar o pó de açafrão-da-índia com um pouco de leite quente e consumir duas vezes por dia. Além disso, adicione a cúrcuma ás suas receitas culinárias.

Cranberry, mirtilo vermelho, Oxicoco

mirtilo vermelho, Oxicoco, cranberry

A natureza ácida do cranberry é perfeita para o tratamento das infecções bacterianas na vagina, oferecendo-lhe um maior controle sobre as infecções originadas por bactérias, especialmente a vaginite.

  • Consumir o suco de cranberry em uma base diária irá certamente ajudar a livrar-se da vaginose bacteriana.

O suco do mirtilo vermelho ajuda a prevenir muitas doenças ginecológicas nas mulheres.

Equinacea (Echinacea purpurea)

Echinacea

Echinacea

Ao aumentar a imunidade, a Equinacea pode ajudar a melhorar o processo de cura e controlar as infecções.

  • No caso de estar com sintomas muito severos, devem ser tomados 500mg de Echinacea 4 vezes por dia.

No entanto, antes de usar, e para uma dosagem mais correta, consulte o seu médico, e não se esqueça de realizar um teste alérgico.

Óleo de Orégano (Origanum vulgare)

óleo essencial de orégano

As propriedades antifúngicas do orégano ou orégão (Origanum vulgare) são muito potentes, extremamente eficazes no alivio da inflamação e coceira, bem como a melhorar a imunidade ás infecções causadas por bactérias ou leveduras.

Tome cerca de 500 mg de óleo essencial de orégano, duas vezes por dia até a infecção diminuir.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã orgânico

O vinagre de maçã, é um composto naturalmente ácido. Uma das situações que causa a vaginose bacteriana é a mudança dos níveis de pH da vagina. A acidez do vinagre de maçã pode ajudar a regular esses níveis de pH e, naturalmente, restaurar o equilíbrio do corpo.

O que Procura?
Picada de Aranha: 23 Remédios Caseiros Comprovados e Seus Sintomas

Quando pH está nos níveis ideais, o crescimento de ambas as bactérias, boas e más, está dentro dos padrões positivos. Para além disso o vinagre de maçã também tem propriedades antibacterianas que matam as bactérias ruins, existentes em todo o corpo.

  • Coloque 2 colheres de sopa de vinagre de cidra em água morna. Use esta solução para limpar a vagina duas vezes por dia durante alguns dias.
  • Outra opção é misturar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com um pouco de mel em meio copo de água quente e consumir duas vezes por dia.

Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada)

peroxido-de-hidrogenio-agua-oxigenada

O peróxido de hidrogênio, conhecido por todos como água oxigenada, é um remédio caseiro fantástico que tem sido usado durante séculos. O composto (H2O2) é um agente desinfetante natural que ajuda a eliminar as bactérias más do nosso corpo. (5)

A água oxigenada também erradica os agentes inflamatórios existentes no corpo e outros fatores que levam ao desenvolvimento de vaginose bacteriana.

A melhor forma de o fazer será inserir um tampão embebido com 3% (10 volumes) de peróxido de hidrogênio de farmácia, na sua vagina.

Fortaleça o seu sistema imunitário

Tratar uma patotogia como a vaginose bacteriana não é tarefa fácil. Mas um sistema imunológico forte e saudável pode ser o seu grande ajudante no controlo de infecções.

Consuma alimentos que são benéficos para o seu sistema imunológico, como a laranja, morango, maçã, brócolis, batata-doce, cenoura, cogumelo, pimenta caiena, alho, gengibre

  • Consuma cerca de 8 a 10 copos de água por dia.

Tome banhos de sol regularmente, se possível, todas as manhãs, a fim de manter os níveis de vitamina D equilibrados.

  • Durma as horas recomendadas.

o-numero-de-horas-que-devemos-dormir-varia-de-acordo-com-a-idade

  • Faça Exercício pelo menos 30 minutos por dia e, pelo menos, 5 dias por semana.
  • Mantenha uma visão positiva da vida.

Higiene Íntima

É de facto a medida que não pode ficar esquecida, pois pode ser a principal solução para se livrar da vaginose bacteriana e prevenir infecções de bactérias e leveduras futuras.

  • Mude a sua roupa íntima diariamente, lave-a com água quente e seque usando a luz solar.
  • Evite vestir roupas íntimas apertadas. Prefira roupas íntimas de algodão e vestuário mais largo.
  • Mantenha a calcinha ou cueca de fibra sintética bem longe da sua vagina.
  • Evite limpar a vagina excessivamente.
  • Mantenha a sua vagina afastada do sabão comum, bem como dos banhos de espuma.
  • Não use papel higiénico perfumado, ou outros produtos femininos de higiene íntima que tenham perfume.
  • Sempre que for ao banheiro, lembre-se de limpar a vagina da frente para trás.
  • Evite a roupa molhada, húmida, tal como a roupa de banho.

Gostaríamos de saber se alguma destas receitinhas funcionou para você? Ou adicione uma das suas próprias sugestões nos comentários do fórum e ajude muitas mulheres.

Continuação » 11 Incríveis Remédios Caseiros para Apertar a Vagina Larga e Flácida



08. setembro 2016 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. estou com o sogro com sarna dificil de parar.ajuda-me
    .

  2. O Tratamento de alho, de vinagre de maçã e do tomilho e alecrim foram bastante eficazes no tratamento do corrimento e comichão que tinha. 🙂
    Super recomendo!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *