Remédios para Resfriado e Gripe para Uso Durante a Gravidez: Seguros e Não indicados

Publicado por Equipe Editorial a 9 de janeiro de 2018 - Atualizado em 22 outubro 2018

Durante a gravidez, nunca é benéfico estar doente e tomar remédios para resfriados.

No entanto, em alguns casos, quando menos se espera, ocorre o desenvolvimento de um resfriado ou uma gripe enquanto a gestante carrega o bebê.

Felizmente, existem muitas opções seguras e aprovadas para uso durante esta nova etapa.

Remédios Para Resfriado E Gripe Seguros Durante A Gravidez

Remédios seguros para uso durante a gravidez

Nesta fase, o corpo da mulher sofre níveis extremos de estresse e existem mudanças rápidas que ocorrem durante quase os 9 meses da gestação.

O estresse pode minimizar as reservas energéticas e o sistema imunológico, em geral, tornando mais difícil manter o resfriado e outras infecções à distância.

Embora seja fundamental a mulher manter-se fortalecida durante a gravidez, estar doente não é inerentemente perigoso para o feto.

Tomar o medicamento apropriado para resfriados durante a gravidez pode ser uma excelente forma de minimizar a duração da doença, sem causar os efeitos colaterais indesejados da medicação.

Medicamentos seguros

Os medicamentos mais indicados para uso durante a gravidez, incluem pastilhas ou xarope para a tosse, Vicks VapoRub, cetaminofeno (Tylenol), pseudoefedrina (Sudafed), loratadina (Claritin) e carbonato de cálcio, entre outros.

Pastilhas e Xarope para a tosse

Ideais para acalmar a inflamação e suprimir a tosse, sem quaisquer efeitos colaterais conhecidos.

Carbonato de cálcio

O carbonato de cálcio acalma o estômago e previne as náuseas e os vômitos, particulares nos casos de gripe.

Vicks VapoRub

Quando aplicado no peito antes de dormir, pode reduzir o congestionamento e aliviar o problema respiratório abrindo os seios nasais.

Saiba Como Usar e Para Que Serve o Vicks VapoRub

Acetaminofeno

O acetaminofeno é um medicamento muitas vezes usado para aliviar as dores e o desconforto associados a estados gripais, e, durante a gravidez, o acetaminofeno é sem dúvida mais seguro que outros medicamentos anti-inflamatórios comuns.

Pseudoefedrina

A pseudoefedrina é um poderoso descongestionante que deve ser usado com cautela uma vez que pode afectar o fluxo sanguíneo para a placenta, mas é um dos meios mais eficazes de eliminar um resfriado rapidamente.

Loratadina

Perfeita para aliviar os sintomas de alergia, e se tiver um resfriado intenso durante a gravidez, a loratadina também pode ajudar a secar os seios nasais congestionados.

Que remédios evitar durante a gravidez

Existem alguns medicamentos que devem ser evitados durante a gestação, como o ibuprofeno, a aspirina e os medicamentos à base de plantas.

Ibuprofeno

O uso do Ibuprofeno no primeiro trimestre de gestação, pode aumentar o risco de aborto, portanto, deverá evitá-lo ao máximo.

Aspirina

Se já está usando aspirina, geralmente, é seguro continuar. No entanto, o uso regular deste medicamento, sem consultar o seu médico, não é recomendado.

Fitoterapia

Embora alguns remédios à base de plantas possam ser altamente eficazes, existem muitos efeitos colaterais desconhecidos e uma escassez de pesquisas sobre o impacto de muitos tratamentos à base de plantas durante a gravidez.

Remédios Caseiros

Gengibre Em Pó

Para quem não deseja usar a medicação formal ou produtos farmacêuticos durante a gravidez, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar o resfriado ou a gripe nesse período, como os banhos quentes, as inalações, o chá de gengibre, os gargarejos com água, sal e limão, entre outros.

Banhos quentes

Um banho bem quentinho pode ajudar a liberar o muco e o congestionamento, aliviando a inflamação e a congestão no sistema respiratório.

Inalações

O uso de um pote neti (desentupidor nasal) ou outro aparelho de inalação com água salgada, limpa rapidamente os seios nasais, lavando o muco onde as bactérias prosperam.

Aprenda a realizar uma Lavagem nasal com água, sal e bicarbonato

Gargarejos

Os gargarejos feitos com água morna e sal podem ajudar a aliviar a inflamação e a dor de garganta, além de eliminar alguns dos possíveis agentes patogênicos causadores da doença.

Chá

O chá de ervas e o chá verde, bem como o chá de limão e gengibre, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico trazendo saúde para o seu organismo de forma mais rápida.

Descubra se o Chá Verde é Seguro Durante a Gravidez

Líquidos

O aumento da ingestão de líquidos durante o período da gravidez é essencial, tanto pela capacidade do corpo em se proteger, quanto pela necessidade constante do corpo reabastecer os fluidos que estão a ser perdidos ou usados para o crescimento do feto!

Nota Final

Nenhum medicamento é 100 por cento seguro, e até mesmo a medicação que se mostrou segura para uma gestante pode não ser segura para você.

Portanto, fale sempre com o seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento durante esta fase tão importante da sua vida.

Alguns tratamentos não medicinais, como a massagem pré-natal, podem ser perfeitamente seguros e úteis durante a gravidez.

Outros, como a acupuntura, são “provavelmente seguros“, mas ninguém sabe ao certo.

Já os chás de ervas, podem ser tão potentes e possivelmente perigosos como qualquer medicamento de prescrição e ter efeitos colaterais semelhantes.

Para sua segurança – e do bebê – aconselhe-se sempre com o médico, antes de iniciar qualquer tratamento alternativo.

Saiba Como Evitar a Tontura Durante a Gravidez

Referências

https://link.springer.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.sciencedirect.com/

https://books.google.co.in/
http://www.lamaze.org/

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *