Renda Per Capita

Significado de Renda Per Capita

Trata-se de um indicador que determina o quanto avançado está em termos financeiros e de qualidade de vida uma região, estado, país ou cidade. Para descobrir a renda per capita de uma localidade é preciso ter em mãos dos dados para que possamos realizar a operação: o primeiro é o produto interno bruto, ou seja, a somatória das riquezas produzidas no período para dividir sobre o segundo dado a ter em mãos para a conta: a população do local. No mundo, os países que detém o índice mais alto de renda per capita são a Suíça, a Noruega, os Estados Unidos e a Suécia, além o Grão Ducado de Luxemburgo.

Comparação de Riquezas
É inevitável que se pense em tal comparação quando estamos falando de riquezas de países, mas realmente, não é possível comparar com efetiva precisão qual país é mais rico, com bases nos seus indicadores de renda per capita, pois as variações preços e custos existentes de um país para outro de um continente a outro ou ainda de hemisfério à hemisfério, impedem uma avaliação real a este nível de competitividade.

Se, não serve como comparador de riqueza entre países e é um contador da riqueza interna do país para cada habitante, para que serve então o índice de renda per capita? A resposta é que ele serve e é importante para medir como realmente está a economia do país, uma vez que não se consegue fazer a comparação com os países, é perfeitamente comparativo os índices mês a mês ou entre qualquer período de tempo, fazedo uma comparação se subiu ou não o índice de riqueza de uma região.

PIB, PNB e Demais Congêneres
Intimamente ligada à taxa de renda per capita do país está o PIB, que significa Produto Interno Bruto e é o resultado do montante de todos os bens, capital e produtos somados ao decorrer de um ano, lembrando que esta somatória só é válida para os bens produzidos internamente sem se considerar o que é produzido e exportado. A conta de TUDO o que é produzido pelo país, independentemente do produto ficar ou não dentro do mercado do país ou ser enviado para mercados estrangeiros, chama-se PNB, que é a sigla que descreve Produto Nacional Bruto, que é um indicador medido ano a ano pelo Governo do país. Logo, então podemos dizer que o PIB é a somatória de dinheiro de todos o bens produzidos dentro de um determinado país dentro do período de uma ano e que o PNB é a somatório do PIB mais o dinheiro que vem remetido pelo exterior, dinheiro este que é provido pela exportações dos produtos que o país produziu.

Ler Também:

Emprestimo para funcionário publico

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:50 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)