Retinopatia da Prematuridade

A retinopatia da prematuridade é um problema que ocorre ao nível ocular, e que está directamente relacionado com o facto de os bebés serem prematuros. Esta doença poderá mesmo levar à cegueira dos bebés que sofram do problema.

bebe

O problema aqui abordado ocorre geralmente em bebés prematuros porque está relacionado com o facto de os vasos sanguíneos que irrigam a retina ainda não se encontrarem totalmente desenvolvidos.

Daí os bebés prematuros correrem um risco maior, porque podem nascer ainda antes de estes vasos sanguíneos estarem totalmente formados, algo que em bebés que tenham um nascimento num período normal muito raramente poderá acontecer.

O facto de os bebés nascerem antes do tempo devido e o desenvolvimento dos vasos sanguíneos ser feito já fora da placenta poderá fazer com que estes se desenvolvam de uma forma que não é aquela que seria suposta. Isto poderá fazer com que estes continuem a crescer de forma desorganizada e não consigam de uma forma eficaz irrigar sangue para a retina.

Existem casos em que este problema pode ter uma cura espontânea, que surge devido ao facto de os vasos sanguíneos acabarem por se desenvolver de forma correcta.

No entanto, apesar de este problema ser curado (nestes casos) o risco de contracção de doenças oculares como estrabismo, miopia e incapacidade visual aumenta de forma muito significativa.

Apesar de se tratar aqui de um problema grave, e que como já foi dito poderá originar inclusive a cegueira, é um problema que se for diagnosticado e tratado significativamente cedo poderá ser quase totalmente corrigido.

Estes casos devem sempre ser acompanhados por médicos especialistas, e não devemos tentar fazer nada em casa que não saibamos o que estamos a fazer. Poderemos contactar um pediatra, que caso ache necessário nos irá encaminhar para um oftalmologista, e assim poderemos resolver este problema evitando complicações e problemas desnecessários.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *