Rotavirus

O rotavirus é um vírus que provoca uma diarreia que pode ser grave nas crianças. A doença pode durar entre três a oito dias. Assim que a criança tiver ficado infectada com o rotavírus terá menos probabilidades de o voltar a apanhar, pois ficará imune. Poderá apanhar novamente a doença mas já com uma gravidade bastante menor.

Causas do rotavirus:

O rotavírus desenvolve-se normalmente nas fezes. A criança poderá ter ficado doente devido ao rotavírus por ter pegado em fezes com as mãos e ter posteriormente levado as mãos à boca. Água ou alimentos que tenham sido infectados por fezes também podem fazer com que pessoas de qualquer idade apanhem esta doença.

Sinais e sintomas rotavirus:

A criança poderá ter vómitos e uma diarreia bastante aquosa. Esta situação poderá fazer com que a criança fique desidratada, o que significa que poderá perder fluidos corporais em excesso. Poderá observar que a criança não humedecerá mais do que seis fraldas por dia ou que mantém a fralda seca durante períodos de quatro ou mais horas. A criança poderá depois começar a urinar em menor quantidade. Outros sinais de desidratação são uma sonolência e uma irritabilidade cada vez maiores. A criança poderá não derramar qualquer lágrima sempre que chorar e poderá apresentar os lábios e a língua secos. A criança poderá ter também uma temperatura superior a 38º C e dores abdominais.

Diagnostico:
O diagnóstico é clínico e na maioria dos casos não se justifica fazer colheita das fezes para exame e cultura do vírus.

Cuidados a ter:

A principal preocupação deverá ser manter a criança hidratada. Ofereça-lhe líquidos a beber em pequenas quantidades e muitas vezes ao longo do dia. Dê de preferência líquidos com açúcar. Nos casos mais graves será útil comprar uma solução de re-hidratação.

Tratamento do rotavirus:

Os médicos poderão efectuar testes às fezes da criança para verificar se o rotavirus está presente. Se a criança era saudável antes de ser contaminada com o rotavírus, poderá, muito provavelmente, tomar conta dela em casa. No entanto, a criança poderá ter de ser hospitalizada para que lhe sejam fornecidos líquidos extra por via endovenosa.

Fotos:

Eletromicrografia de partículas virais de Rotavirus.

Diagrama simplificado da localização das proteínas estruturais do rotavírus.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:04 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)