Rotura de ligamentos - Tratamento, sintomas, sinais, causas, diagnóstico e cuidados
Fotos Antes e Depois

Rotura de Ligamentos (ligamentos que suportam uma articulação são subitamente esticados ou rasgados)

Uma rotura de ligamentos ou ruptura de ligamentos acontece quando os ligamentos que suportam uma articulação são subitamente esticados ou rasgados. Os ligamentos são tecidos fibrosos que mantêm os ossos unidos.

Normalmente, as rupturas ocorrem nas articulações dos membros inferiores, como por exemplo nos tornozelos, nos joelhos ou nos dedos dos pés.

Também ocorrem com alguma frequência nos punhos e nos dedos das mãos, principalmente no polegar, localização com muita gravidade pelo prognóstico menos bom. É mais comum ter uma ruptura de ligamentos da articulação do tornozelo.

Causas da rotura de ligamentos

Uma rotura pode ser provocada por uma queda que leve a uma torção súbita da articulação. Os acidentes rodoviários também podem provocar uma ruptura. Existe maior probabilidade de se sofrer uma ruptura da articulação se houver excesso de peso.

Utilizar calçado que não se adapta bem aos pés, ou sapatos de salto alto, também podem originar uma entorse do tornozelo.

No desporto existem muitas rupturas de ligamentos, quer por queda, quer por traumatismo directo sobre o membro, obrigando as articulações adjacentes a sofrer fortes torções.

Sinais e sintomas de rotura de ligamentos

Existem dores espontâneas e à palpação, de ligeiras a muito acentuadas, inchaço (edema), e dificuldade em mobilizar a articulação atingida.

Em situações mais graves de entorse do tornozelo, a marcha ou o apoio poderão ser impossíveis. Horas/dias mais tarde poderá aparecer equimose (tom arroxeado da pele devido à hemorragia que aparece).

Diagnóstico

Pelas queixas, como dor local, edema e incapacidade para mobilizar a articulação. Poderá haver necessidade de se realizar uma radiografia à articulação para identificar eventual fractura.

Cuidados a ter

A seguir, estão descritas algumas coisas que pode fazer para ajudar a curar mais depressa a ruptura do ligamento. Também pode evitar futuras rupturas (recaídas):

Não volte à corrida, ou a qualquer outro exercício pesado, até estar livre das dores e o seu médico autorizar.

Comece a exercitar-se lentamente, como por exemplo andar de bicicleta, quando os médicos autorizarem.

Faça sempre exercícios de alongamento antes de ir para o ginásio ou de praticar actividades desportivas. Isto liberta os músculos e os tendões, o que diminui o esforço sobre os ligamentos.

O seu médico pode ensinar-lhe alguns exercícios bons para os alongamentos.

Pergunte ao seu médico se pode envolver as articulações mais fracas com uma ligadura, antes de fazer exercício. O seu médico poderá ensinar-lhe a forma correcta de utilizar as ligaduras.

Contacte o seu médico se a equimose (tom arrocheado da pele), o inchaço ou as dores aumentarem.

Procure imediatamente ajuda se:
A área por baixo da lesão, como por exemplo os dedos das mãos ou dos pés, estiver fria ou dormente.

Riscos e Complicações de uma rotura de ligamentos

Normalmente, uma ruptura simples demora entre oito a 12 dias a ficar curada. Estas são aquelas que apenas existe um ligeiro inchaço e pouca dor à palpação do local lesado.

Contudo, em situações mais graves, com muita dor, equimose e edema, a cura pode durar de seis a oito semanas.

Mas uma ruptura grave pode demorar mais tempo e muitas vezes necessitar de correcção cirúrgica. É o caso dos ligamentos cruzados do joelho ou entorses com grande instabilidade do tornozelo.

Tratamento da rotura de ligamentos

O tratamento de urgência consiste em colocar gelo (10-15 minutos, várias vezes por dia, nas primeiras 72 horas), proteger a articulação, evitando movimentos dolorosos, comprimi-la com, por exemplo, um pé elástico no caso do tornozelo, e elevar o membro atingido.

Depois, importa descansar o ligamento com algum repouso, pois diminui o inchaço e permite a cura da lesão.

Quando a dor diminuir, comece a fazer movimentos normais, lentos. O gelo provoca a contracção dos vasos sanguíneos (ficam mais pequenos), o que ajuda a diminuir a inflamação (inchaço, dor e vermelhidão).

Colocar o gelo num saco plástico (ou massajar directamente), cobrindo-o com uma toalha para, de seguida, colocá-lo sobre a zona lesada. Não se esqueça do saco de gelo, pois pode ficar queimado.

Poderá precisar de utilizar uma liga ou uma ligadura elástica para fazer a compressão do local lesado e assim diminuir a hemorragia interna.

Os médicos poderão dizer-lhe para manter a compressão durante cinco a oito dias. Poderá ter de continuar a utilizar a ligadura para actividades desportivas, durante mais três a quatro semanas.

Poderá tirar diariamente a ligadura para tomar banho. Volte a colocá-la assim que for possível.

Poderá soltar ou apertar a liga para a tornar mais confortável. Deverá estar suficientemente apertada para sentir suporte, mas não deverá estar tão apertada que torne dormente, ou com formigueiro, a área à volta da ligadura.

Se estiver a utilizar uma ligadura elástica, tire-a e volte a colocá-la uma vez por dia.

Mova, várias vezes por dia, a parte do corpo perto da lesão, como por exemplo os dedos das mãos ou dos pés, que não esteja coberta pela liga. Desta forma, evita a rigidez da articulação.  Se possível, mantenha o ligamento com a ruptura numa altura acima do coração, para ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Os medicamentos a usar são do tipo analgésico e, eventualmente, anti-inflamatórios.

Tome sempre os seus medicamentos de acordo com as instruções fornecidas pelo médico.

Telefone ao seu médico no caso de julgar que os medicamentos não estão a ajudar, ou se sentir que está a ter efeitos secundários (dores no estômago, alterações intestinais, desde cólicas a diarreia).

Não deixe de os tomar enquanto não falar com o seu médico. Importa informar o seu médico de algumas doenças, como por exemplo, se é portador de asma, doenças do estômago, diabético ou doenças do coração.

Guarde uma lista dos medicamentos que está a tomar, apontando o modo e a frequência com que os deve tomar.

Leve a lista dos seus medicamentos ou os frascos de comprimidos quando for consultar o seu médico. Saiba porque é que toma cada um dos medicamentos.

Peça informações ao seu médico relativamente ao seu medicamento. Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Poderá adquirir estes medicamentos numa farmácia.

25 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. boa tarde doutor

    fiz um diagnostico por imagem e a conclusao foi.
    -plica sinovial medio patelar fina.
    -tendinobursite dos tendoes daa pata-de-ganso
    -ruptura parcial do ligamento colateral medial
    -alteracao de sinal difusa no corno anterior do menisco lateral,sem sinais de extensao as superficies menicais.
    -tenue alteracao de sinal no corno posterior do menisco medial relacionao a feixe vascular
    -discreta alteracao de sinal do ligamento cruzado anterior,associado a translacao anterior da tibia em relacao ao femur(0,5 cm) podendo estar relacionado a estiramento ligamentar…

    doutor consigo tratar esses problemas com fisioterapia e anti flamatorio ? como devo tratar doutor?
    agradeco desde ja. obrigado

  2. Boa tarde. Tenho um problema de ligamento e gostaria de tratar. Voces podem entrar em contato comigo? Fico no aguardo.

  3. boa tarde, estava caminhando quando senti a falangeta do meu dedo mindinho começar a dobrar parecendo uma caimbra, já tirei um raio “X” e não identificou nenhuma lesão o deverei fazer.

  4. Tou com tala de gesso na perna des de dia 4 de dezenbro de 2014 com suspeita de ronpimento de ligamendo no joelho queria saber pq em cima do meu pe ta dormente e a dormencia se estende pelo llado esquerdo todo isso e normal tou bastente preocupado queria ajuda de alguem tenho 19 anos so vou vouta no hospital dia 14 segunda feira

  5. Meu cotovelo teve um trauma devido a exercício físico musculação já fiz fisio já tomei antiinflamatórios melhora a dor mais não consigo fazer mais exercício acho q já era p esse cotovelo

  6. estava andando de bicicleta cai sobre o ombro direito que ficou deslocado para baixo

  7. Tenho uma roptura no desligamento do jelho, anão ser a cirrugia a um tratamento que a a cura sem a cirrurgia?

  8. Maria de Fátima 23 de setembro de 2014
    Tive uma rotura do ligamento tibiotalar com edema e outra no talofibular vou custar ficar boa,a fisioterapia vai resolver?
    Obrigada!

  9. Eu estava fazendo uma entrega de umas caixas de vinho em um restaurante. O degrau era baixo, estava de bota rasteira e ao descer com a caixa simplesmente o pé torceu, doeu bastante na hora e aos poucos a dor foi embora.
    Porém, além do inchaço o pé ficou completamente roxo , e não só inchado no tornozelo como o pé inteiro.
    Isto foi há 2 semanas atrás. O tornozelo continua um pouco inchado , e o pé não está mais roxo. Mas os médicos que me atenderam além de não me dar atestado, me fizeram comprar um remédio caro, que depois posto o nome aqui, que eu esqueci. E me disseram que era apenas uma torçãozinha.
    Sem atestado tive que continuar a trabalhar, e as duas semanas foram complicadas, pois andava mancando e doía se eu me apoiava no pé esquerdo ( lesionado ). Hoje estou com o tornozelo ainda inchado, quero voltar a fazer academia, mas não sei como e nem quando com o pé assim

  10. no dia 23/07 fui descer o degrau e torci meu pé deu um estralo e a dor foi tanta que me joguei no chao,fiquei uns segundos no chao pois tinha nauseas e tontura ,por instantes fui levada ao hospital ,fiz raio x e diagnosticaram entorse, tala e pediu repouso por 7 dias retornei,ele indicou gesso por mais 14 dias só que o gesso depois de secar meu pé quase saia para fora,retornei diseram que era que estava inchado mas nao trocaram ja nao aguentava aquele peso retornei me queixei mas nao admitiram a falha,entao tirei o gesso botei uma bota ortopédica no dia do retorno o médico nao radiografou e me tirou a bota falou que ia doer um pouco e solicitou fisio,duas sessoes piorei doia muito com as massagens apertando a regiao, e aumentou o inchaço nao suportando pisar no chao,resumindo,fui a outra clinica radiografaram mas nao contei o acontacido comreceio de nao ser atendida falei que faziam 3 dias ,radiografarm e deu entorse com alongamento dos tendoes repouso total gelo de 3x ao dia por 7 dias retorno para revisao perguntei da fisio ele disse que só depois de estar bom para fazer entao o que pensar hoje ja faz 4 dias que estou realmente seguindo a risca o que me foi indicado ,mas o inchaço diminuindo mas na lateral externa continua inchado e estou tomando ibuprofeno,fazem 43 dias que estou nesta situaçao o que fazer ?retorno dia 15/09 para revisao mas agora que foi indicado o gelo até entao foi indicado por o pe´na agua morna .por favor me ajudem com orientaçao

  11. ola tive uma luxação grave no dedo indicador da mao direita, fiz ressonancia magnetica e foi constatado estiramento muscular ( ou seja alongamento dos dendões, apos longo tratamento com antiinflamatoris e tala o dedo esta sem os movimentos de pinça ou seja nao consigo bobrar o dedo nas articulações e sinto muita dor em um ponto esta meio dormente e as fisioterapias nao estão surgindo o efeito necessário…..por favor gostaria que pudesse analisar o mu caso….desde ja agradeço

    • Olá tudo bom comigo eu sofri uma luxação no dedo indicador da mão esquerda , fui no hospital e não colocarão tala nem nada após certo tempo meu dedo ficou bom , porém com essa luxação no osso ” na junta ” o osso na dobra do meu dedo formou pelota o osso na dobra e bem inchado , gostaria muito de fazer uma cirurgia no dedo se possível , estou procurando pelo assunto mais nn consigo achar nada.desde já obrigado

  12. ESTOU COM RUPTURA NO PÉ. A MAIS DE ANO E NÃO SABIA. AGORA QUE EU SOFRI UM ACIDENTE NA FIRMA. QUE CONSTATEI QUE ESTOU COM ESSE PROBLEMA É MUITO RUIM ESTOU EM TRATAMENTO MÉDICO E NÃO ESTOU MUITO AFIM DE OPERAR NÃO.(MEDO) MAS O QUE POSSO FAZER MEDIANTE A ISSO. OBS QUEM NÃO VAI GOSTAR É MEU PATRÃO POIS ELE NÃO PAGA INSS. MAS O QUE IMPORTA É MINHA SAÚDE. OBRIGADO.

  13. boa noite! Hoje de manhã na mota com óleo na estrada, ou fazer uma travagem ao baixo e ela fez um pião, pus o pé direito no chão e mota circulou à minha volta senti uma dor forte no joelho. De tarde comecei a sentir dores no joelho e votei gelo durante 15 minutos e pus uma liga Será rotura de ligamentos? O que faço para fazer um tratamento? Obrigado

  14. Oi . Eu bati com o joelho na cama já faz 1 Mês e ainda doe muito o que eu faço ??

  15. Olá, em uma disputa de bola com um colega eu caí com uma pena so a esquerda, meu pé virou e teve um estalo, foi uma dor tremenda, de imediato botaram gelo no local onde doía, então inchou muito, me levaram ao hospital, e o médico me disse que tinha torcido o tornozelo e rasgado o ligamento do meu tornozelo. e a dor ja tem mais de 15 dias mesmo tomando a medicaçao, o qual já terminei de tomar, consigo fazer poucos movimentos com meu pé, pois ainda dói, e quando vou tentar apoiá-lo no chão para andar, sinto que também dói. mas como ainda dói, estou com medo que seja algo mais grave. Vocês poderiam me explicar por favor o que está acontecendo comigo?!

  16. Olá, ao pular corda, meu pé virou, foi uma dor tremenda, de imediato botaram gelo no local onde doía, então inchou muito, me levaram ao hospital, lá engessaram meu pé até por debaixo do joelho, e o médico me disse que tinha torcido o tornozelo e rasgado o ligamento do meu tornozelo. Sábado vai fazer 8 dias que estou com o pé engessado, e foi o prazo que o doutor me deu para tirar o gesso e me receitou um medicamento, o qual já terminei de tomar, consigo fazer poucos movimentos com meu pé, pois ainda dói, e quando vou tentar apoiá-lo no chão para andar, sinto que também dói. O médico me disse que posso tirar o gesso em casa tranquilamente, mas como ainda dói, estou com medo que seja algo mais grave. Vocês poderiam me explicar por favor o que está acontecendo comigo?!

  17. Bom dia é assim deram me um pontapé no joelho e ganhei uma retura de ligamentos, andei de moletas e fui para a fisioterapia mas desde ai passou depois deixei as moletas mas a partir desse momento ainda me doí o que faço? já pus gelo e não resolve eu segunda feira já vou ao medico

  18. Eu Machuquei O Joelho E Doia Ainda Doe Como Fazo Abraços

  19. Boa noite, eu sofri numa aula de educação física um deslocamento, pois apoiei apenas a planta do pé e cai em falso e até estalou e fiquei de imediato com o tornozelo do pé esquerdo inchadíssimo e o meu prof aplicou gelo, fui ao hospital e disseram-me que desloquei o pé, mas devido ao edema não conseguiam determinar se era em 2o ou 3o grau e meteram-me uma tala de gesso. No entanto hoje, passados 20 dias fui (encaminhada para outro hospital) lá tirar o gesso e fazer outro raio-x e tinha o pé com sangue pisado em 3 sitios à volta do tornozelo e o médico disse que tive um deslocamento de 3º grau com rutura de ligamentos daí a ter sangue pisado, o entanto disse que não era necessário fisioterapia, certo é que eu não consigo apoiar o pé no chão … nem mexer os dedos pois estão inchados, ele apenas disse que ao começar a pôr o pé no chão que probabelmente ia enchar e aí devia comprar uma meia elástica até ao joelho. o que devo fazer?

  20. no dia 6 de Fevereiro tive um acidente de trabalho onde fiz fratura na perna esquerda com deslocação do pé para fora da tíbia ando á 9 meses nisto o médico não me manda fazer exames para ver se tenho uma rutura de ligamentos o que devo fazer

  21. Em setembro do ano passado,depois de usar uma bota,não conseguia tira-la de tta dor.Á partir daí tudo mudou.Tirei 2 rx,e cada medico diz uma coisa,sem solução.Não posso usar quase calçado nenhum,tudo que escosta na ligação do meu dedão (parte de cima),com quase o peito do pé,doi muito.Percebi que no esquerdo tenho bem saliente,o tendão,e nesse pe,sumiu,parece que entrou pra dentro.É bem na junçao,no final do dedão,tá dificil pq sou representante,e uso sapato meio social,e ando mto.
    Me ajudem ,por favor! .

  22. Boa noite.
    Faz duas semanas que machuquei meu dedo medio,fui ao hospital e não constatou fratura,meu dedo esta torto virado para baixo e inchado e escuro,colocaram uma tala com ele torto,é normal?pode ser rompimento do tendão,o medico falou para ficar assim por tres semanas se não melhorar tenho que operar.
    Por favor me esclareçam essa duvida porque para todos que veem me falam que esta quebrado,só doe quando toco ou dou uma batida.
    Obrigada,espero resposta.

  23. gostaria de pedir uma ajuda pois sinto muitas dores no pe direito lado superior ja fiz varios exames rx ressonancia magnetica em ambos o diagnostico e o mesmo que eu nao tenho nada como e que posso nao ter nada se sinto dor no meu 24 hs pordia alguem pode me ajudar?

  24. boa noite sofri um acidente de moto, tive rompimento dos ligamentos, o medico disse que a minha lesão foi grave foi feito cirurgia para colocar fios de platina e ancoras a possibilidade de ficar com sequelas e quanto tempo a gente fica bom para poder trabalhar……obrigado……..MARCIO

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade