Sabia que a Oleosidade causa queda de cabelo

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 1 de dezembro de 2014

A queda de cabelo é um problema que afeta muitos homens e mulheres, podendo ser causada por diversos fatores.

oleosidade causa queda de cabelo

Um desses fatores é a oleosidade excessiva do couro cabeludo, sendo este uma das principais causas para a queda de cabelo. Confira de seguida porque é que a oleosidade causa a queda de cabelo, e como poderá tratar este problema. Conheça ainda outras causas habituais para a queda do cabelo.

Oleosidade causa queda de cabelo

A oleosidade em excesso no couro cabeludo é uma das causas mais frequentes para a queda dos fios. A gordura excessiva obstrui os poros existentes no couro cabeludo, o que provoca uma nutrição deficiente da raiz do fio, levando ao seu enfraquecimento e posterior queda.

Além do efeito que tem sobre a nutrição do fio, a oleosidade promove ainda uma aparência suja, gordurosa e opaca do cabelo, deixando-o com um aspeto pouco saudável e atrativo.

Como tratar a queda de cabelo causada pelo excesso de oleosidade

Existem diversas causas para a oleosidade em excesso no couro cabeludo, nos quais se incluem fatores genéticos e hormonais, mas também, stress excessivo e prolongado.

Estes são as principais causas para uma produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo, levando aos efeitos mencionados em cima.

O tratamento mais adequado para quem tem o cabelo com excesso de oleosidade é utilizar shampoos adstringentes, que além de ajudar a controlar a produção de gordura, irão também remover totalmente os resíduos do couro cabeludo e dos fios, não o deixando ressecado.

Outras causas para a queda de cabelo

A oleosidade em excesso no couro cabeludo é um dos fatores que pode levar à queda de cabelo, ou então, piorar a situação, caso ela seja causada por outro problema.

Entre as várias causas que levam ao enfraquecimento e queda dos fios, destacam-se as seguintes: stress, nutrição deficiente, doenças, medicamentos e produtos químicos, alterações hormonais, utilização frequente de chapinha e secador, entre outros.

Para resolver o seu problema de queda de cabelo, a primeira coisa que deve fazer é consultar um médico dermatologista, de modo a que a causa seja identificada. Sabendo-se a causa, é mais simples resolver o problema, pois o tratamento será direcionado para aquilo que está a provocar a queda do cabelo.