Sangue nas Fezes do Bebê

O aparecimento de sangue nas fezes do bebê é algo que pode ocorrer com alguma frequência, por diversos motivos.

Em alguns casos este aparecimento de sangue poderá e deverá ser preocupante, mas noutros nem tanto.

Primeiro que tudo, comecemos então por ver algumas das potenciais causas pelas quais possa haver sangue nas fezes do bebé:

  • Assaduras: as assaduras na pele do bebé, que se ficam a dever muito à sua sensibilidade, em alguns casos podem provocar sangramento. Este sangramento faz com que as fezes do bebé possam conter sangue. Neste caso, o sangue apresenta uma cor de vermelho bem vivo, que poderá ser facilmente identificado aquando da limpeza à pele do bebé;
  • Alergia ao leite de vaca: o leite de vaca poderá provocar alergia nos bebés, quando eles são alimentados à base deste leite e de quaisquer dos seus derivados. Geralmente, isto deve-se à ingestão de leite de vaca ou derivados por parte da mãe, o que se transmite para o bebé através da amamentação. Esta alergia faz com que apareça sangue nas fezes do bebé, que pode apresentar-se em tiras de sangue ou em comos, deixando também as fezes sólidas do bebé com um cheiro pior que o normal e com uma cor mais escura;
  • Prisão de ventre: a prisão de ventre é um problema em que o bebé tem dificuldades em evacuar. Este problema poderá fazer com que a dificuldade de evacuação, ao ser maior, possa provocar alguns rasgos na pele da zona anal;
  • Fissura anal: quando as fezes do bebé estão muito endurecidas, seja por que motivo for, podem provocar fissuras que libertam sangue na zona anal;
  • Efeito adverso da vacina do Rotavírus: a vacina do Rotavíruso pode provocar efeitos adversos que incluem o sangramento nas fezes. Este sangramento poderá ocorrer até cerca de 40 dias após a toma da vacina (de forma oral), e em casos que passem esses dias deve consultar-se um médico com urgência.

No caso das raparigas, por vezes pode ser normal que apareça sangue na fralda, mas que geralmente se fica a dever a alterações hormonais que estão a ocorrer no organismo e não a problemas de maior preocupação. Esta situação tende a acontecer em bebés raparigas mais novas, especialmente recém-nascidas.

Existem ainda alguns alimentos que podem ter um efeito corante nas fezes, aparentando que estas tenham sangue, mas que na verdade que trata da coloração de alguns alimentos. Alguns casos de alimentos deste género são o tomate, gelatinas e a beterraba, de cor naturalmente avermelhada.

O que fazer

Após detectar sangue nas fezes do bebé, primeiro que tudo deverá ter consciência que essa situação não é geralmente grave, embora o possa ser em alguns tipos de casos.

Contudo, caso o bebé se encontre com febre ou estiver com diarreia que apresente sangue, deverá contactar-se o pediatra da criança o mais rapidamente possível, pois aqui podemos estar potencialmente perante um problema grave que necessita de ser examinado por um especialista.

No caso das fissuras anais e prisão de ventre, nestas situações deveremos procurar dar água ao bebé em maior quantidade, e dar-lhe alimentos mais ricos em fibras, caso o bebé já tenha iniciado a sua alimentação normal.

O consumo de fruta por parte do bebé poderá também ser benéfico e levar a resultados interessantes, especialmente se a fruta for incluída no final das refeições.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Diogo