Santiago (República Dominicana)

Santiago (Província da República Dominicana): 

A descontraida segunda cidade é diferente da movimentada Santo Domingo. As ruas estão cheias de monumentos às glórias passadas como cidade tabaqueira. Santiago de los caballeros é a segunda cidade da republica dominicana. Desde a sua fundação em 1495 pelos 30 nobres (caballeros) espanhois, esta movimentada metropole é considerada mais rica e trabalhadora do que a capital. Situada no fertil Vale Cibao, Santiago tem sido, historicamente, o centro das riquezas agriculas do país, e as familias milionarias devem as suas fortunas ao açúcar e ao tabaco. A cidade é mais calma do que Santo Domingo, mas suficientemente animada na calle del sol e perto do monumento aos herois.

As 10 atrações principais

Parque Duarte

Coração da Santiago antiga, este agradavel espaço arborizado é ponto de encontro dos habitantes e um bom local para fazer uma paragem e descansar. Pode alugar uma carruagem para uma visita ou comprar um CD de merengue.

Catedral

A catedral de Santiago Apóstol, em tons pastel, data do final do seculo XIX, mas a sua caracteristica principal é o vitral moderno. Um dos presidentes ditatoriais do país, Ulises Heureaux está sepultado no túmulo de mármore.

 Centro de recreo

Com um inesperado toque mourisco, o clube privativo de estilo mudejar atesta a riqueza dos barões do açúcar dos anos noventa do seculo XIX. Uma fachada ornamentada de arcos e pilares esconde um interior opulento com tectos de madeira e um grande salão de baile.

Calle del Sol 

Esta rua a mais animada da cidade de Santiago está ladeada de grandes lojas hoteis e vendedores ambulantes. De noite, compradores e empregados de escritorio dão lugar a quem procura diversão nos muitos bares e restaurantes.

Palacio Consistorial

Uma orgulhosa estrutura civil outrora a camara municipal este exemplo da simetria néoclassica vitoriana alberga um museo da cidade e uma galeria de arte.

Mercado Modelo

Um equivalente menor ao mercado coberto de santo domingo. A estrutura verde e branca data dos anos 40.

Monumento a los héroes de la restauracion

Um monumento aos herois é formado por um pilar de 70 metros coberto por uma figura alegorica da vitoria. A edificação de marmore foi delegada a trujillo e contêm murais de vela Zanetti, inspirados no mexicano Diego Rivera.

Museo del tabaco

O papel historico de Santiago como o centro tabaqueiro é exibido neste antigo armazem de tabaco. Os visitantes aprendem como é cultivado o tabaco e como são enrolados os charutos.

Gran teatro del Cibao

Outra extravagância monumental, o moderno teatro revestido a marmore é o legado, dos anos 80, do presidente Balaguer, responsavel tambem pelo farol de Colombo ( farol a cólon) de santo domingo. Ocasionalmente há operas no auditorio.

Fábrica de Rum Bermúdez

Facilmente localizado no suburbio norte de Pueblo Nuevo, a fabrica de processamento e engarrafamento do Rum Bermúdez permite aos visitantes ver a confecção de uma da melhores marcas do País. A visita gratuita por vezes termina com um Cocktail.

Mais Informações:
– Os mais atractivos cafes e restaurantes de Santiago situam-se perto da Calle del sol. Aos fins de semana, a zona torna-se uma discoteca ao ar livre.
– Uma fabrica de tabaco em actividade á saída da Avenida 27 de febrero, a aurora tabacalera, pode ser visitada á semana. Aqui pode encontrar os melhores charutos e ver como os mesmos são enrolados e exprimentar as exportações locais.
Palácio Consistorial: Aberto das 9h/12h e das 14:30h ás 18h de terça a sexta, a entrada é gratuita.
Museo del tabaco (museu do tabaco): aberto das 9h/12h e das 14h ás 17h de terça a sexta, e das 9h/12h aos sabados. As entradas no museu do tabaco tambem são gratuitas.
Monumento a los Héroes de la Restauracion ( monumento aos herois da restauração): aberto das 9h/12h e  das 14h/17h de seg a sab. A entrada é gratuita.
Bermudez Rum: Aberto das 9h/12h  e das 14h/17h de seg a sex, a entrada tambem é gratuita mas terá primeiro de efectuar a respectiva marcação.

O Centro de recreio é um clube privado. Os membros podem mostrar-lhe as instalações se estiver vestido adequadamente.

Factos Historicos

Lutas pela Liberdade: Santiago teve um papel importante na luta pela expulsão dos espanhois em 1863 depois de estes terem anexado o pais. Um  força de mais de 6000 guerrillas sitiou a guarnação espanhola até esta se render e impôs um governo provisório depois de a cidade quase ter sido destruida pelo fogo.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:06 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)