Sarah Jessica Parker

Sarah Jessica Parker, nasceu a 25 de Março de 1965 na pequena cidade de Nelsonville, no interior dos Estados Unidos da América.

Sarah Jessica Parker Antes e Depois & Biografia

A sua mãe, Barbara Parker foi professora e enfermeira escolar e o seu pai, Stephen Parker, foi jornalista e empresário. Os seus pais divorciaram-se ainda durante a sua infância, tendo a sua mãe voltado a casar com Paul Forste um camionista, que se tornou mais tarde gestor. No total, Sarah tem 7 irmãos, resultado dos dois casamentos da sua mãe.

Durante a sua infância Sarah estudou canto e ballet, tendo conseguido precocemente ser escolhida num casting para a encenação do clássico “The Innocents” de William Archibald. A sua família mudou-se várias vezes, durante a sua infância e adolescência. Primeiro para Cincinnati e depois para Dobbs Ferry, perto de Nova Iorque. Esta última mudança, teve como mente proporcionar a Sarah Jessica Parker uma boa formação na arte da representação.

Foi já nos arredores de Nova Iorque, que a sua mãe e o seu padrasto se focaram em ajudá-la na sua carreira como atriz infantil. Em 1977, toda a família voltou a mudar-se, desta feita para Roosevelt Island, uma comunidade completamente nova, entre Manhattan e Queens. Pouco depois, nova mudança, agora para Manhattan. A família mudar-se-ia ainda para Englewood, Nova Jersey.

Com tantas mudanças, Sarah Jessica Parker estudou em várias escolas diferentes: School for Creative and Performing Arts, em Cincinnati; School of American Ballet, em Nova Iorque; Dwight Morrow High School em Nova Jersey e Professional Children’s School, em Los Angeles.

No início da sua carreira, Sarah entrou na peça “The Sound of Music”, no Teatro Municipal de St. Louis, juntamente com quatro dos seus irmãos. Mais tarde, foi escolhida para entrar no musical da Broadway Annie, inicialmente como personagem secundária e depois como protagonista. Papel que Sarah Jessica Parker manteve durante um ano.

Em 1982, a atriz conseguiu um papel de protagonista na comédia da CBS, “Square Pegs”. Apesar da série só ter durado uma temporada, a boa prestação de Sarah foi bem recebida pela crítica especializada. Nos três anos seguintes, Sarah Jessica Parker, entrou em três filmes: “Footloose”, “Firstborn”, “Girls Just Want to Have Fun” e “Flight of the Navigator”.

Depois de um período de menor atividade, o início da década de 90, representou um novo folêgo na carreira da atriz. Em 1991, ela surgiu num papel de suporte na comédia româmtica “L.A. Story”, merecendo reparos positivos por parte da crítica. No ano seguinte, conseguiu o papel de protagonista em “Honeymoon in Vegas”, fazendo par com a estrela Nicolas Cage.

Em 1993, surgiu no sucesso de bilheteira “Hocus Pocus”. Contudo, aqui o sucesso comercial não foi acompanhado por críticas positivas, por parte da imprensa. No mesmo ano, entrou em “Striking Distance”, com Bruce Willis. No ano seguinte, desempenhou o papel de namorada de Wood (Johnny Depp), no grande sucesso “Ed Wood”.

Em 1995, conseguiu o papel de protagonista em “Miami Rhapsody”, uma comédia romântica que contou com a participação de nomes conceituados como Antonio Banderas e Mia Farrow.

O ano de 1996 foi um ano de trabalho intenso para Sarah Jessica Parker. Participou em “Mars Attacks!”, de Tim Burton, em “The First Wives Club” e em “The Substance of Fire”.

Casou com o também ator Matthew Broderick, em 1997, numa cerimónia civil, realizada numa sinagoga em Manhattan. No mesmo ano participou na comédia “Till There Was You”.

Em 1998, Sarah Jessica Parker recebeu o guião de “Sexo e a Cidade”. O criador da série, Darren Star, pretendia vê-la no papel de protagonista. Sarah hesitou, uma vez que não se pretendia envolver numa série de longa duração, mas acabou por aceitar o desafio. A série foi produzida pela HBO e começou a ser emitida em 1998.

O sucesso foi imediato e a série iria manter-se no ar durante 6 anos, tendo um total de 94 episódios. A série foi filmada em Nova Iorque e teve como base o livro, com o mesmo nome, da escritora Candace Bushnell. Toda a história desenrola-se em torno de um grupo de quatro mulheres, entre os 30 e os 40 anos e a sua vida amorosa. O seu desempenho na série, valeu a Sarah 5 nomeações para os Emmys, prémio que ganharia em 2004.

Após o final da série, em 2004, começaram a circular rumores de uma versão em filme. Quando questionada sobre o tema, Sarah Jessica Parker declarou que tal filme nunca seria feito. Dois anos depois o filme estreava, com Sarah como protagonista. Seria depois lançado uma sequela em 2010, intitulada simplesmente “Sexo e a Cidade 2”.

Paralelamente ao seu percurso na televisão e no cinema, Sarah Jessica Parker manteve um percurso algo consistente no teatro. Aqui merece destaque a peça “Play”, em que Sarah se destacou, merecendo até uma nomeação para melhor atriz, nos Drama Desk Awars e as peças “How to Succeed in Business Without Really Trying” (tendo aqui contracenado com o seu futuro marido) e “Once Upon a Mattress”, que lhe valeu uma nomeação para o Tony Award.

Em 2005, Sarah voltou ao cinema, após um interregno de vários anos. “The Family Stone” valheu-lhe uma nomeação para os Globos de Ouro, em “Melhor Atriz – Comédia”. No ano seguinte, foi protagonista da comédia romântica “Failure to Launch”, juntamente com Matthew McConaughey, filme que conseguiu o primeiro lugar na tabela de bilheteira dos Estados Unidos, gerando mais de 24 milhões de dólares no primeiro fim-de-semana de exibição.

Ao sucesso comercial, opuseram-se críticas particularmente negativas. Produziu e protagonizou depois o filme independente, “Spinning Into Butter”.

Em 2009, foi anunciado que Sarah Jessica Parker e Matthew Broderick haviam recorrido aos serviços de uma mãe de aluguer, esperando gémeos. O rumor acabaria por confirmar-se e a 22 de Junho de 2009 nasceram as gémeas Tabitha Hodge e Marion Loretta.

Galeria de Fotos:

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)