Sarampo - Sintomas, tratamento, causas e diagnóstico
Fotos Antes e Depois

Sarampo (infecção da gargante, dos canais que vão para os pulmões ou da pele)

O sarampo é uma infecção da garganta, dos canais que vão para os pulmões, dos pulmões ou da pele. O sarampo é mais comum nas crianças mais pequenas, se bem que as crianças mais velhas e os adultos também possam sofrer da doença.

Muitas das crianças são vacinadas (imunização) contra o sarampo, para evitar que sejam infectadas. O sarampo pode provocar problemas graves.

Causas do sarampo

Esta infecção é causada por um vírus. A doença pode espalhar-se rapidamente para as outras pessoas que não tenham sido vacinadas, ou que ainda não tenham sido infectadas. Pode demorar entre oito a 12 dias até aparecer o sarampo, após a exposição ao vírus.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas do sarampo podem ser febre, cansaço, tosse ou corrimento nasal. O seu filho pode perder o apetite e as luzes fortes podem ser incomodativas para os seus olhos, que podem estar vermelhos.

O seu filho também pode ter tosse seca ou estar mais sonolento que o normal. Por vezes, as crianças vomitam ou têm diarreia. Podem surgir pequenos pontos brancos na boca e na garganta.

Pode ainda ter uma erupção cutânea, que se inicia na cabeça e se espalha para o resto do corpo, até aos pés. Normalmente, os sintomas desaparecem três dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Diagnóstico

O diagnóstico do sarampo é clínico, feito apenas com base na observação do médico.

Riscos e Complicações

O sarampo pode tornar-se uma doença muito grave e mesmo mortal, em alguns casos. É importante que a criança seja seguida atentamente por um médico.

Tratamento para sarampo

Dê ao seu filho paracetamol para a febre e para o confortar. Não dê aspirina ao seu filho. Ele deverá descansar, comer alimentos saudáveis e beber água ou sumos.

Deverá evitar o contacto com outras pessoas durante cinco dias após o aparecimento da erupção cutânea. Telefone para a escola ou para o infantário do seu filho para os avisar que ele tem sarampo.

Fotos de crianças com sarampo

 

Atualizado em 12 Abril 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Esta infecção é causada por um vírus. A doença pode espalhar-se rapidamente para as outras pessoas que não tenham sido vacinadas, ou que ainda não tenham sido infectadas. Pode demorar entre oito a 12 dias até aparecer o sarampo, após a exposição ao vírus.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.