4 Segredos para Tratar a Osteoporose

O tecido ósseo, tal como qualquer outro tecido presente no corpo humano, é formado por células.

Estas células, tendo um tempo de vida limitado, estão constantemente a serem substituídas por novas, permitindo o rejuvenescimento dos vários tecidos.

foto de osso com osteoporose

O osso é portanto uma estrutura viva, que necessita de se manter saudável para que possa cumprir a sua função.

Contudo, nalgumas situações, o organismo não consegue produzir massa óssea nova na quantidade necessária, ou absorve mais tecido velho do que deveria, dando origem a ossos mais finos e fracos, mais suscetíveis a fraturas.

A esta doença dá-se o nome de osteoporose. Este problema ósseo dificilmente tem cura, sendo um processo degenerativo.

Contudo, com os devidos cuidados, esta doença pode ser tratada e amenizada. Conheça um pouco melhor este problema de saúde, e ainda, alguns segredos para tratar a osteoporose.

O que é a osteoporose

A osteoporose é uma doença metabólica e sistémica, afetando por isso todos os ossos. Apesar de os homens poderem também desenvolver este problema, a grande maioria dos pacientes são do sexo feminino.

Isto acontece pois a mulher tem já naturalmente ossos mais leves e finos, e por isso, mais sujeitos a enfraquecerem durante a menopausa. Contudo, homens com deficiências nutricionais de vitaminas e cálcio podem também ser afetados pela osteoporose.

Atualmente estima-se que a proporção a partir dos 50 anos seja de seis mulheres afetadas para um homem, e a partir dos 60 anos, duas mulheres para um homem.

A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea

Inicialmente a osteoporose é uma doença silenciosa, sem sinais ou sintomas. Sendo um processo lento e gradual, muitas vezes apenas é diagnosticada depois da primeira fratura.

Conheça as 12 Principais Causas de Osteoporose e Perda Óssea

Quando esta ocorre, geralmente afeta locais como a coluna, o fêmur, o colo do fêmur ou o punho. No entanto, com o avançar da doença começam a surgir outros sintomas. Estes incluem:

  • redução da altura com o passar dos anos;
  • sensibilidade ou dor nos ossos;
  • postura cifótica ou encurvada;
  • dores no pescoço ou na zona lombar causadas por fraturas em ossos da coluna vertebral.

Tratamento para a osteoporose

Sendo uma doença degenerativa, a osteoporose é um problema que muito dificilmente tem cura. Por essa razão, o tratamento para este problema não tem como função curar o paciente, mas sim impedir o agravamento e evitar fraturas.

O objetivo principal é que a primeira fratura, caso ocorra, seja a última. Dessa forma, o tratamento para a osteoporose consistirá no alívio da dor, na interrupção ou abrandamento a perda óssea, e ainda, em evitar novas fraturas.

A osteoporose é um problema que pode ter várias causas associadas, e como tal, a escolha do tratamento depende de vários fatores.

Além disso, a osteoporose pode ser causada por criação deficiente de massa óssea, mas também, por uma reabsorção excessiva de tecido ósseo, sendo que o tratamento para ambas as situações é diferente.

Contudo, independentemente do tratamento utilizado, há alguns cuidados comuns a todos os indivíduos afetados por esta doença. Confira de seguida vários segredos para tratar a osteoporose.

Segredos para tratar a osteoporose

Sendo a osteoporose um problema relacionado com o enfraquecimento do tecido ósseo, alguns dos segredos para tratar este problema estão relacionados com o abrandamento do processo e na proteção dos ossos.

Assim, uma alimentação adequada, exposição solar moderada e atividade física apropriada, são alguns dos aspetos mais importantes. Confira.

Cálcio

alimentos ricos em cálcio

O cálcio é o mineral mais importante na formação de massa óssea, constituindo o principal material de construção de osso.

Como tal, uma alimentação rica em cálcio, aliada a uma suplementação adequada, é essencial para ajudar a reduzir o enfraquecimento dos ossos.

Alguns dos alimentos ricos em cálcio são o leite e outros produtos derivados, a amêndoa, a couve manteiga, espinafres, castanha-do-pará, entre outros.

Vitamina D e a exposição solar

alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D, sintetizada pelo organismo com ajuda da exposição solar, é essencial para a formação de massa óssea, já que é a “cola” que permite que o cálcio se fixe.

Por essa razão, é importante apanhar sol regularmente, de uma forma adequada.

Contudo, nem sempre a quantidade de vitamina D produzida naturalmente pelo corpo é suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Como tal, é importante escolher um suplemento de cálcio que inclua vitamina D, mas também magnésio.

Controlo de peso

O excesso de peso é um fator de risco para a ocorrência de fraturas por parte de indivíduos com osteoporose.

O peso em excesso causa uma sobrecarga muito grande para os ossos, e quando estes estão mais fragilizados, como neste caso, essa pressão ainda é maior, podendo levar à ocorrência de fraturas.

Por essa razão, ter uma dieta promotora de perda de peso é essencial para prevenir o surgimento de fraturas.

Atividade física

A atividade física moderada e adequada a quem tem osteoporose é importante por duas razões. Em primeiro lugar, porque ajuda a captação de cálcio pelos ossos, retardando assim a evolução do problema.

Além disso, irá promover o fortalecimento dos músculos, o que ajuda a proteger um pouco mais os ossos.

O exercício mais adequado é uma atividade física com impacto, como por exemplo a caminhada.

Contudo, quando a fragilização óssea é já grande demais para este tipo de exercício, então a hidroginástica é uma solução alternativa.

Em jeito de conclusão, fazer exercício físico moderado no exterior, onde possa expor-se ao sol diariamente durante 20 a 30 minutos, num período adequado sem protetor solar (até às 11 horas e após as 16 horas), aliado a uma alimentação rica em cálcio e a um peso apropriado, são os segredos para tratar a osteoporose.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 11:04 horas por: Filipe