Segurança a Bordo – Bebé – Cadeira Auto – Bebe confort

Segurança a bordo: uma questão de vida e de amor

A segurança do seu bebé passa também pelo seu conforto. Irritabilidade, choro e recusa em sentar-se… são alguns dos sintomas que caracterizam uma cadeira-auto inadaptada e desconfortável.

COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE RETENÇÃO (CADEIRA-AUTO)?

Para escolher uma cadeira-auto que garanta segurança e bem-estar ao seu filho, deve ter em conta o seu peso, bem como, a duração das viagens. Existem sistemas de retenção para crianças dos 0 aos 12 anos.

GRUPO 0: do nascimento aos 10 kg

A Alcofa (para respeitar a posição deitada durante as viagens longas)

Bébé Confort | Windoo

Até aos 6-7 meses, o recém-nascido não consegue manter a cabeça direita. Além disso, dorme ainda 18 a 20 horas por dia.
Um recém-nascido deve permanecer deitado durante o maior tempo possível e sobretudo em viagens superiores a 1h30. “Só a alcofa permite ao recém-nascido viajar e dormir na posição deitada de costas. Esta, garante um sono reparador, um crescimento e um despertar saudáveis, e ainda um bom desenvolvimento psicomotor.” Dr. Lavaud, Comité Medical da Bébé Confort “

As alcofas oferecem mais conforto graças ao seu colchão. Protegem o bebé das agressões exteriores (chuva, vento, sol, frio) e são mais espaçosas, permitindo uma total liberdade de movimentos.

– GRUPO 0+: do nascimento aos 13 kg

Bébé Confort | Creatis A baby-coque (A Cadeirinha)

As baby-coques são leves e maneáveis graças à sua pega de transporte. Instalam-se e retiram-se rapidamente do banco do automóvel e facilitam a vida nas viagens curtas. No entanto, cuidado! Não utilize estas cadeiras de forma abusiva. Os médicos recomendam não deixar a criança numa baby-coque mais do que 1h30 por dia.

De facto, se o bebé dormir na posição semi-deitada demasiado tempo, pode agravar ou mesmo desencadear problemas respiratórios ou osteo-articulares (relaxamento muscular durante o sono pode provocar uma pressão exagerada na coluna vertebral). É frequente constatar-se uma utilização inadequada deste tipo de produto.

– GRUPO 0+/1: dos 0 aos 18 kg – de costas ou de frente para a estrada

Bébé Confort | Iseos Safe Side

Aos 6 meses, pode acontecer que o seu bebé já esteja grande demais para ser transportado numa alcofa ou numa baby-coque (cadeirinha). No entanto, deve continuar a viajar na posição de costas para a estrada até que atinja o peso mínimo de 9 kg (1 ano aproximadamente). É por isso que existem cadeiras do grupo 0+/1.
Estas permitem transportar a criança até aos 9 kg, na posição de costas para a estrada e, mais tarde, de frente para a estrada.

– GRUPO 1: dos 9 aos 18 kg – de frente para a estrada

Maxi-Cosi |1 Priori XP

A criança já é suficientemente grande e pode viajar sentada. É possível instalá-la na posição de frente para a estrada numa cadeira-auto que permanecerá no automóvel.

– GRUPO 1/2/3: dos 9 aos 36 kg – de frente para a estrada

Bébé Confort | Trianos Safe Side

Indicada dos 4 aos 10 anos.
Arnês 5 pontos integrado para utilização em grupo 1.
Utilização nos grupos 2/3 com o cinto do automóvel

– GRUPO 2/3: dos 15 aos 36 kg – de frente para a estrada

Maxi-Cosi | Rodi XP   /   Bébé Confort | Hipsos Safe Side

Devido ao seu tamanho, a criança não pode ainda sentar-se em boas condições de segurança, conforto e equilíbrio directamente no banco traseiro do automóvel. O assento elevatório permite que a criança se sente numa posição mais elevada de modo a posicionar o cinto de 3 pontos correctamente, nomeadamente ao nível da bacia e dos ombros. Este, deve passar por baixo dos apoia-braços para evitar que a criança deslize e que o cinto magoe o seu abdómen em caso de colisão.

COMO INSTALAR O SISTEMA DE RETENÇÃO NO AUTOMÓVEL ?

– GRUPO O

A alcofa

Bébé Confort

A alcofa instala-se sempre no banco traseiro do veículo, perpendicularmente à estrada. Para a segurança do seu bebé, fixe sempre a alcofa com o cinto 3 pontos do banco traseiro e prenda o seu bebé com a ajuda do arnês da alcofa.

Para uma maior segurança em caso de colisão lateral, é indispensável colocar a cabeça no lado oposto à porta do veículo. Aconselha-se que experimente qualquer tipo de configuração antes de comprar.

– GRUPO 0+

A baby-coque

A baby-coque instala-se, sempre, de costas para a estrada com a ajuda do cinto 3 pontos do automóvel. O percurso do cinto está indicado graças às peças de cor azul (cor regulamentar). Pode ser instalada em qualquer lugar dos passageiros do automóvel, à frente e atrás.

Para maior segurança, mantenha a cadeira na posição de costas para a estrada.

Desactive sempre o airbag se instalar a cadeira à frente.

De facto, nesta posição, em caso de colisão frontal ou traseira violenta, as consequências de danos físicos no bebé serão menos graves ao nível do pescoço e das vértebras cervicais, do bebé, zonas particularmente frágeis nos primeiros meses de vida.

– GRUPO 1

Bébé Confort

Uma cadeira do grupo 1 instala-se de frente para a estrada. O percurso do cinto está indicado graças ás peças de cor vermelha (cor regulamentar).

– GRUPOS 1/2/3 e 2/3

Bébé Confort

Uma cadeira do grupo 1/2/3 com arnês fixa-se com a ajuda do cinto de segurança seguindo os indicadores vermelhos. O arnês serve para prender a criança (para utilizar até os 18 kg).

Para uma cadeira do grupo 1/2/3 sem arnês ou do grupo 2/3, o cinto de segurança do automóvel coloca-se directamente sobre a criança, prendendo ao mesmo tempo a criança e a cadeira.

Pode instalar-se uma cadeira-auto, além das do grupo 0+, à frente?

Em Portugal, o transporte de crianças está definido pelo artigo 55 do código de estrada, que diz:

1 – As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

2 – O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;

b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

3 – Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

4 – Nos automóveis destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças sem observância do disposto nos números anteriores, desde que não o sejam nos bancos da frente.

5 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600 por cada criança transportada indevidamente.

Relembramos que é necessário desactivar o airbag do automóvel aquando da utilização de costas para a estrada, de cadeiras do grupo 0+/1.

Comprei uma cadeira homologada, mas não é compatível com o comprimento dos cintos do meu carro.

O comprimento dos cintos dos automóveis está definido no regulamento 16, mas infelizmente, por vezes, esse comprimento não é respeitado. O comprimento útil dos cintos para as cadeiras está também definido no regulamento 44/03.

Para este tipo de problema, alguns construtores de cadeiras-auto propõem produtos com 2 possibilidades de passagem dos cintos. A passagem dos cintos por baixo da baby-coque permite, então, utilizar menos cinto do que o sistema de passagem por cima da mesma (para os grupos 0+).

Em todos os casos é indispensável experimentar a cadeira-auto no seu automóvel antes de a comprar.

CONSELHOS DE COMPRA…

1- Onde comprar a sua cadeira-auto?

Dirija-se de preferência a uma loja especializada. Encontrará pessoal qualificado para o aconselhar. Não hesite em pedir uma demonstração da instalação da cadeira no seu automóvel.

2- Quando deve comprar a sua cadeira-auto?

No caso da alcofa e da baby-coque, a compra das mesmas deverá ser feita antes de entrar na maternidade. Assim, terá tempo de experimentar a instalação da cadeira no seu automóvel para que possa transportar, pela 1ª vez, o seu bebé em segurança. Depois, mude de cadeira logo que esta não esteja adaptada ao peso da criança.

3- Como escolher a sua cadeira-auto?

• Escolha um modelo homologado

Compre obrigatoriamente um modelo homologado conforme o regulamento europeu R44/03. Um logo ECE R44/03 deve aparecer na embalagem ou no produto (etiqueta, folheto informativo…).

• Escolha uma cadeira adaptada ao peso do seu filho

Para escolher a cadeira-auto adaptada ao peso do seu filho é preciso, antes de mais, conhecer o seu peso.

• Verifique se pode ser instalada correctamente no seu carro.

Peça para fazer uma demonstração da instalação no seu carro. Isso permitirá:

– Verificar se os cintos de segurança são suficientemente longos para instalar correctamente a cadeira

– Ver como se instala

• O conforto

Experimente instalar o seu filho na cadeira. Ele deve estar à vontade e ter uma boa posição. No caso de modelos parecidos, escolha sempre, a cadeira mais confortável (qualidade de confecção, acolchoados…). Pense no seu filho e nos quilómetros que vai passar na sua cadeirinha.

4- Porquê comprar uma baby-coque com base de suporte?

O interesse em ter uma base de suporte é não ter que mexer no cinto de segurança do automóvel a cada instalação. Uma vez fixo o suporte com o cinto, é só encaixar a cadeirinha.

Mas atenção, nem todos os modelos são idênticos. Em alguns, é mesmo necessário posicionar o cinto sobre a cadeirinha a cada instalação. Neste caso, o simples facto de encaixar a baby-coque na base de suporte não é sinónimo de boa instalação e pode pôr em risco a vida do seu filho.

5- Os produtos em segunda mão são aconselháveis?

Um produto usado, sem folheto informativo, vendido sem conselho, pode não estar em bom estado para ser utilizado e não garantir a segurança que o comprador espera de um produto novo. Contrariamente à venda chamada em primeira-mão (lojas), a venda em segunda-mão não está coberta pela regulamentação.

O produto pode não estar conforme as normas de segurança e nada garante que não sofreu nenhum acidente. Cuidado! Uma cadeira-auto que já sofreu uma colisão pode, tal como um capacete de mota, ter as suas qualidades de protecção deterioradas sem que se veja.

Guia da Gravidez

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:08 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)