Sementes/Amêndoas de Damasco: Os 9 Benefícios, Nutrientes e Efeitos Secundários

O damasco é um fruto bem popular e delicioso, no entanto, muitas pessoas não se apercebem de que, por dentro das sementes de damasco, está também uma grande fonte de nutrientes, que são surpreendentemente benéficas e úteis de várias maneiras.

Sementes, Amêndoas De Damasco

O que são as sementes de damasco?

As sementes ou a amêndoa presente no interior do caroço do damasco encontram-se no centro desse fruto, que é cientificamente conhecido como Prunus armeniana (ou Armeniaca vulgaris), considerado um fruto de caroço.

Quando comemos um damasco, por vezes eventualmente atingimos o caroço (localizado no centro do fruto). A semente/amêndoa é o que se encontra dentro desse caroço.

Estas sementes têm motivo de algum debate, uma vez que contém diversos componentes únicos, alguns deles com um efeito poderoso na saúde humana. No entanto, também podem trazer alguns perigos e efeitos colaterais.

Mais notavelmente, as sementes de damasco contém vitamina B17 – mais conhecidas como amigdalina ou laetrile – cujos estudos demonstraram que pode ter propriedades anti-cancro e anti-inflamatórias.

No entanto, outros estudos discordam destas descobertas, afirmando que estas amêndoas são demasiado perigosas para consumo, particularmente em grandes quantidades.

A vitamina B17, quando combinada com níveis altos de vitamina C, pode ser alterada quimicamente em cianeto no seu corpo, o que pode ser bastante perigoso.

Embora o corpo possa processar pequenas quantidades de cianeto, comer um saco inteiro de sementes excede os níveis letais de cianeto para um homem adulto.

A amigdalina é convertida em cianeto no estômago e de seguida move através da circulação sanguínea, potencialmente causando efeitos secundários significativos ou mesmo a morte.

Por essa razão, as vendas comerciais de sementes de damasco são largamente restritas ao redor do mundo, embora possam ser compradas Online.

Importância Nutricional

As sementes de damasco contém níveis altos de amigdalina (vitamina B17), bem como níveis significativos de vitamina E, ácido pangâmico (vitamina B15) e pequenas quantidades de gordura e nenhum colesterol.

O que Procura?
10 Surpreendentes Frutas com Baixo Índice Glicêmico para Diabetes

Em meio copo de sementes de damasco, estão presentes 14 gramas de carboidratos, a maioria dos quais é feita de fibra dietética (10 gramas). Contém também 14 gramas de proteína, em conjunto com uma média de 260 calorias.

Benefícios para a Saúde

Amêndoas De Damasco

Para que serve? Alguns dos benefícios de saúde comprovados das sementes de damasco incluem o estímulo da saúde digestiva, melhora no crescimento, balanceamento dos níveis de colesterol, aumento de energia, prevenção do câncer, fortalecimento do coração, dá suporte ao sistema imunitário e acalma as dificuldades respiratórias.

Saúde da Pele

A vitamina E é um antioxidante importante que tem sido ligada a uma melhoria na saúde da pele. A vitamina E reduz o estresse oxidativo na pele, que é causado por radicais livres e pode levar ao desenvolvimento de rugas e manchas cutâneas.

A vitamina E também funciona enquanto hidratante e pode melhorar a aparência geral e tom de pele, aumentando a elasticidade, mesmo enquanto envelhecemos. Existe uma quantidade moderada de vitamina E presente nestas sementinhas maravilhosas.

Saúde do Coração

Embora a amigdalina obtenha a maioria das atenções, as amêndoas do damasco contém outro componente único, que está ligado a um risco reduzido de doenças cardíacas.

O ácido pangâmico não está presentes em muitos alimentos,  mas está intimamente associado com a redução da pressão sobre o sistema cardiovascular, particularmente em termos de doenças isquêmicas cardíacas.

Alguns estudos descobriram também que o consumo regular de pequenas quantidades de sementes de damasco permite baixar a pressão arterial, o que por sua vez pode reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacosAcidente vascular cerebral.

Sistema Imunitário

Algumas pesquisas identificaram propriedades imunitárias na semente, o que pode estimular as células defensivas do corpo, além do seu potencial benefício antioxidante, o que pode reduzir a tensão no sistema imunológico.

Saúde Respiratória

Uma boa quantidade de evidências anedóticas liga as sementes de damasco a uma melhora na saúde respiratória, uma vez que podem podem cortar a deposição de muco e fleuma nas vias respiratórias. Os ingredientes ativos presentes nestas sementes agem como um expectorante e irão também tornar o corpo menos sensível a antigénicos, o que pode reduzir a severidade de ataques de asma e inflamação na garganta.

O que Procura?
16 Impressionantes Benefícios dos Morangos para a Saúde

Melhora a Digestão

Existe uma quantidade decente de fibras dietéticas presente sementes de damasco, o que significa que este snack saboroso (seja nas variedades doces ou salgadas) pode ajudar a melhorar a função digestiva.

As fibras dietéticas são capazes de estimular o movimento peristáltico no intestino, tornando o movimento intestinal mais regular, reduzindo os sintomas de obstipação (prisão de ventre), inchaço, cãibras musculares e diarreia. Esta fibra dietética pode também melhorar a eficiência da retenção de nutrientes no intestino.

Crescimento e Reparação de Tecidos

Estas amêndoas têm uma quantidade notável de proteína, que é parte essencial da nossa dieta quotidiana. Meio copo destas sementes contém aproximadamente 25% das proteínas necessárias diariamente para mulheres, e cerca de 20% das necessárias para homens.

Este aporte proteico pode ajudar a acelerar o crescimento muscular e reparação geral de todos os tecidos do corpo, uma vez que as proteínas são necessárias para criar todas as novas células e tecidos do corpo.

Reduz os Níveis de Colesterol

Para quem está com dificuldades em manter os níveis de colesterol “saudáveis”, as sementes de damasco podem certamente ajudar, como resultado da fibra dietética presente neste pequeno Snack

A Fibra pode ajudar a limpar o excesso de colesterol do sistema cardiovascular e fortalecer a saúde do coração, diminuindo o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Aumenta a Energia

Existe uma quantidade significativa de calorias e energia utilizáveis na amêndoa deste fruto maravilhoso, e embora ingerir uma quantidade excessiva destas sementes possa ser prejudicial, incentivando a ganhos de peso e risco de envenenamento por cianeto, o consumo de quantidades moderadas pode providenciar uma rápido aumento de energia e impulso de metabolismo.

Previne o Câncer

Por mais interessante que seja, a amigdalina presente no fruto tem sido utilizada com propósitos médicos há mais de 160 anos, que remonta às raízes da medicina Russas. No século XX, passou por períodos de popularidade e restrições.

Nos estados unidos, neste momento, não estão autorizadas a ser vendidas ou transportadas devido ao seu potencial efeito tóxico. No entanto, tanto as sementes como o seu extrato podem ser encontrados em muitas outras regiões do mundo, sendo que a sua evidência em relação a efeitos positivos sobre o câncer seja ainda muito generalizada.

O que Procura?
Os 10 Fantásticos Usos e Benefícios das Sementes de Manjericão para a Saúde

Devido à falta de evidências científicas, a maioria dos especialistas e médicos não prescrevem este tipo de tratamento, mas, ainda assim são muitos os que procuram por esta cura natural.

O importante é nunca consumir estas sementes em excesso. As estimativas indicam que o consumo de 30 a 500 sementes por dia pode ter riscos elevados na saúde.

Usos

Estas amêndoas têm várias aplicações medicinais, culinárias e cosméticas, no entanto, qualquer que seja a sua utilização, deve ser sempre feita com moderação.

As utilizações medicinais foram explicadas acima, e os seus típicos usos culinários são a extração do óleo. O óleo desta semente pode ser usado para fritar alguns alimentos, ou adicionar sabor a sobremesas.

Também podem ser simplesmente secas e comidas como um snack, dai serem muitas vezes torradas, salgadas ou cobertos de chocolates e vendidas como doces.

Na cosmética, o uso do óleo tem propriedades semelhantes ao óleo de amêndoa e pode ser aplicado à pele ou usado nos cuidados de higiene pessoais e produtos de beleza.

Efeitos Secundários

Benefícios Das Sementes De Damasco

Existem inúmeros potenciais efeitos secundários após o consumo destas amêndoas, a maioria das quais relacionadas com o perigo de envenenamento por cianeto.

Geralmente quem consome a quantidade suficiente destas sementes para experienciar os efeitos secundários, os sintomas de toxicidade por cianeto serão os primeiros a surgir, e este é provavelmente um evento bastante sério.

O envenenamento por cianeto tem vários sintomas, incluindo náuseas, vómitos, dor no estômago, febre, exaustão, insónia, fraqueza muscular, confusão cognitiva, inflamação nos ligamentos e músculos e quebras rápidas na pressão sanguínea.

Nos casos mais extremos, o seu consumo pode levar ao coma e até à morte.

Referências

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814605010332
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/016816059400115M
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/15563658408992565
https://link.springer.com/article/10.1007/s11130-011-0246-0
https://link.springer.com/article/10.1007/s00520-006-0168-9
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4522.2009.01140.x/full
http://akademiai.com/doi/abs/10.1556/AAlim.29.2000.3.7
https://link.springer.com/article/10.1007/s00217-010-1235-5
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0308814686900701
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691510006939

10. agosto 2017 by Antonio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *