Sha Wellness Clinic Spa - Hotel em Altea, Alicante - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Sha Wellness Clinic Spa – Hotel em Altea, Alicante

Atualizado em 13 Janeiro 2018

O Sha Wellness Clinic Spa é um hotel de luxo em Altea, Albir, Alicante (região do Altea – Alfaz del Pi) localizado entre a montanha e a praia, numa encosta com vista para a baía profundamente azul da praia de Albir, Espanha. Descanso, paz e luxo são três palavras que servem uma descrição rápida deste lugar mágico. Mas o SHA é muito mais. Neste hotel/clínica não existem quartos, apenas suites e todas elas têm o seu terraço privado e duas convidativas espreguiçadeiras. Para chegar a estes “pequenos apartamentos” circula-se através de corredores ao ar livre, nada desagradável. Por esta altura, o tempo até convida a passear pelo exterior. A presença de flores e plantas é constante, com canteiros, árvores e trepadeiras, que interrompem as superfícies exclusivamente brancas. “O branco é a cor da tranquilidade”, justifica Dong-yeon, a relações públicas do SHA.

E, de facto, a tranquilidade é a sensação que prevalece naquele espaço. Aqui todos falam de forma pausada. Só assim condizem com o cenário. No espaço do spa, existem 16 quartos, cada um para uma terapia específica, uma sala para a prática shiatsu, tai-chi e pilates. Há ainda um espaço dedicado à oração e meditação, a que foi dado o nome de Shapel, e uma pequena biblioteca onde é possível encontrar livros sobre temas tão diferentes como
artes marciais, alimentação ou história.

Depois da ‘soft opening’ que ocorreu no final do ano passado, o SHA prepara-se para uma grande inauguração no próximo Verão, uma temporada que deverá ganhar ainda mais força quando o spa receber a Conferência Internacional de Macrobiótica. Um evento anual que, em 2008, decorreu em Portugal. Os mais desligados desta “filosofia” podem ficar surpreendidos, mas quem já teve curiosidade sobre o assunto sabe certamente que Portugal é o país da Europa com mais adeptos da macrobiótica.

A macrobiótica é exactamente aquilo que distingue o SHA Wellness Clinic de todos os outros spas. Para fundar este espaço singular, a família Bataller foi buscar o mestre da macrobiótica moderna, Michio Kushi. O japonês, de 82 anos, que acredita que o comportamento do ser humano é condicionado por aquilo que ele come, dirigiu a clínica no seu período inaugural. Agora, mesmo sem a presença de Michio, o SHA conserva as suas orientações nos procedimentos e na escolha do pessoal.

O almoço será o meu primeiro contacto com a cozinha macrobiótica. A curiosidade é enorme, mas mistura-se com algum receio: Será que vou gostar? Aqui não vale a pena ser esquisita, afinal não há alternativa e a comida macrobiótica é tudo o que existe na cozinha do restaurante. O primeiro prato são umas verduras tostadas com um fio fino de azeite, que acompanham com… mais verduras, lentilhas e cenoura. Surpreendentemente saboroso e fresco. No final da refeição peço um café – cafeína precisa-se para compensar a partida de Lisboa às seis horas da manhã – a resposta “não temos” vem acompanhada por um sorriso e uma alternativa imediata: “Que tal um bancha?”, pergunta a empregada de mesa que imediatamente desfia a enorme quantidade de virtudes curativas daquele chá verde japonês. Sim, quero esse!

A próxima fase é a consulta com a enfermeira, que faz um ‘check up’ completo do meu estado de saúde. A maioria das pessoas que passa pelo consultório quer emagrecer, mas há muitos outros que procuram atenuar problemas mais graves, como diabetes, colesterol ou hipertensão. Alguns conseguem mesmo deixar a medicação que tomavam diariamente, durante a estadia. Alguns alimentos – como o açúcar e a carne vermelha – estão banidos da cozinha. Aliás, mesmo branca, a carne só pode ser consumida caso exista uma recomendação médica. Da equipa médica fazem parte um cardiologista, que é também o chefe da unidade anti-tabaco e de distúrbios de sono, e um especialista em estética e tratamentos antienvelhecimento que, através de análises ao sangue e à saliva, indica que alimentos podem atenuar ou acelerar o envelhecimento de cada pessoa.

A esta equipa junta-se William Tara, uma das maiores autoridades mundiais em macrobiótica, discípulo de Michio Kushi. “Sabemos que quando comemos algo que é biologicamente muito forte, tal como o álcool, vemos o mundo de forma diferente. Mudar a nossa dieta provoca uma mudança na forma como percepcionamos o mundo. Não significa que se comermos de forma diferente, nos tornamos pessoas fantásticas para sempre. Mas significa que pequenas diferenças nos nossos hábitos podem alterar os comportamentos”, explica Tara.

No dia seguinte, o meu corpo acorda dorido. A massagem de relaxamento total, a que tive direito ao fim do dia, ainda está a fazer efeito num misto de pressão e libertação de tensões. O meu corpo parece tentar perceber como é que estas duas sensações se conjugam. Logo pela manhã sou apresentada a um pequeno-almoço, no mínimo, inovador: sopa. Pergunto se tem mesmo de ser, mas a lista de benefícios daquele caldo de miso (pasta de soja) convence-me em poucos segundos.

À tarde espera-me um curso de cozinha macrobiótica, aprendo a fazer a super nutritiva sopa de miso e outras coisas tão pouco prováveis como sobremesas sem açúcar. Agora sim, posso levar comigo as regras para um dia-a-dia mais saudável. Conseguirei manter a disciplina?

SHA Wellness Clinic Spa, Alicante
Contacto: Verderol, Praia de Albir 03581 Alicante – Espanha.
Site: www.shawellnessclinic.com
Preço de duas noites com masssagem shiatsu e relaxamento total, refeições e consulta com a equipa médica, preço: 1900 euros.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade