Shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripol nasceu a 2 de Fevereiro de 1977, em Barranquilla, na Colômbia. Apesar de ter crescido como filha única, Shakira tem oito meio-irmãos que resultaram de um casamento anterior do seu pai.

Shakira Antes e Depois

Desde cedo começou a revelar talento precoce e uma sensibilidade artística fora do normal. Com apenas 4 anos de idade escreveu o seu poema intitulado “La Rosa De Cristal” (“A Rosa de Cristal”). Fascinada por ver o seu pai a escrever histórias numa máquina de escrever, pediu uma para si como presente.

O seu desejo foi satisfeito aos 7 anos e foi naquela máquina que escreveu as primeiras canções. Na escolha, começou a dançar, tornando-se uma verdadeira especialista na dança do ventre. Ao fazer uma audição para o coro da sua escola católica foi rejeitada, tendo a professora de música afirmado que ela soava como uma cabra a balir.

Na sua adolescência Shakira conheceu Monica Ariza, uma produtora de teatro local que ficou bastante impressionada com o seu talento e que se comprometeu a ajudá-la na sua carreira. Foi Ariza quem deu Shakira a conhecer a um executivo da Sony Colombia, Ciro Vargas, que seria determinante para que Shakira assinasse o seu primeiro contrato como profissional.

Através de Ciro Vargas, Shakira assinou um contrato com a Sony Colombia para a gravação de três álbuns. O primeiro álbum, chamado Magia, foi gravado pela Sony Music Colombia em 1990, quando a cantora tinha apenas 13 anos. As canções, foram na sua esmagadora maioria escritas pela própria e já vinham sendo compiladas desde os seus oito anos.

Este álbum teve alguma exposição por parte das rádios, mas falhou completamente do ponto de vista comercial, tendo vendido apenas 1200 cópias.

Em 1993, ela foi convidada a participar no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile. Shakira ficaria em terceiro lugar. Curiosamente, o conhecido cantor Ricky Martin, então com 20 anos fazia parte do júri e votou em Shakira, para vencedora.

O seu segundo álbum seria Peligro, o qual conseguiu um desempenho comercial ligeiramente melhor, mas ainda assim bastante insatisfatório. Isto deveu-se em parte à insatisfação de Shakira, relativamente à produção do álbum, que a levou a recusar fazer qualquer ação de promoção do trabalho.

Shakira, decidiu então deixar de gravar, para terminar o liceu. Um pouco mais tarde, ela entrou na série de TV colombiana “The Oasis”. Estes dois álbuns iniciais são hoje em dia considerados meros álbuns promocionais, não constando na maioria das discografias da cantora.

Seguiu-se o seu primeiro álbum oficial, Pies Descalzos. Gravado em 1995, depois de Shakira ter gravado a canção “¿Dónde Estás Corazón?”, para o álbum de compilação Nuestro Rock. A estimativas iniciais da Sony apontavam para que o álbum não ultrapassasse as cem mil unidades vendidas, mas o sucesso alcançado na América Latina, fez com que o álbum fosse lançado internacionalmente, no início de 2006.

Este álbum chegou ao primeiro lugar de vendas em 8 países e vendeu mais de 5 milhões de cópias. Como forma de aproveitar este sucesso, foi lançado, logo de seguida, o álbum “The Remixes”, que incluía três versões dos seus temas mais populares em português, por forma a explorar o mercado brasileiro.

O seu segundo álbum oficial, “Dónde Están los Ladrones?”, controu com a colaboração da própria Shakira na produção. Este trabalho receberia de imediato excelentes críticas, da parte de publicações prestigiadas como a Rolling Stone e alcançaria um enorme sucesso comercial.

Somente nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de 1,5 milhões de cópias, tornando-se no álbum hispânico mais vendido de sempre naquele país. No total, “Dónde Están los Ladrones?” vendeu mais de 7 milhões de cópias a nível global e deu à artista a sua primeira nomeação para um Grammy. Em 1999, cantora gravou o seu primeiro álbum ao vivo:”MTV Unplugged”.

Face à dimensão das vendas já alcançadas, o passo seguinte de Shakira foi óbvio: gravar em inglês, para atingir outros mercados. Com este objetivo a cantora trabalhou durante mais de um ano, para lançar o novo álbum. Este novo álbum foi intitulado “Laundry Service” e foi lançado a 13 de Novembro de 2001.

Apesar das críticas negativas por parte da imprensa musical, que afirmaram que o seu desempenho em inglês era fraco e também por parte dos fãs, que não gostaram de ver a cantora abandonar o seu estilo habitual, o seu álbum tornou-se o mais vendido de 2002, alcançando 13 milhões de cópias comercializadas em todo o planeta.

Seguiu-se dois anos de interregno, que culminaram no lançamento de “Fijación Oral, Vol. 1” e de “Oral Fixation Vol. 2”. Ambos os álbuns alcançariam um enorme sucesso comercial e culminariam numa tournée que duraria um ano, e durante a qual a artista faria 125 espetáculos, percorrendo os 5 continentes. Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Oral Fixation Tour ao vivo.

Em 2009 e em 2010, Shakira lançou mais dois trabalhos “She Wolf” em inglês e “Sale el Sol” em espanhol.

Fora do mundo do espetáculo, Shakira lançou a sua própria fundação, a Fundação Pies Descalzos, destinada a ajudar as crianças necessitadas da Colômbia. A sua fundação presta auxilio a mais de quatro mil crianças.

Apesar de toda a fama em seu redor, Shakira tem conseguido manter uma postura bastante discreta no que diz respeito à sua vida pessoal. A cantora começou a namorar com Antonio de la Rúa, o filho mais velho de Fernando de la Rúa, antigo presidente da Argentina, em 2000.

A relação durou onze anos, até que em Janeiro de 2010, Shakira anunciou que ambos tinham acordado em separarem-se. Ainda assim, Antonio de la Rúa continuou a ser o responsável pelos negócios da cantora.

Poucos meses após a revelação da sua separação com De la Rúa, Shakira começou a ser vista com o defesa-central do Barcelona Gerard Piqué. A oficialização da relação seria feita pela cantora, a 29 de Março de 2011 através do Twitter e do Facebook.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:44 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)