Sífilis Ocular

A sífilis ocular é uma doença de transmissão fundamentalmente sexual cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, paralelamente com o SIDA.

Estas 2 patologias aparecem frequentemente associadas, tendo nestes casos um prognóstico e orientação terapêutica diferentes.

Estudo:

Sífilis ocular – Importância nas uveites endógenas

ISABEL LOPES-CARDOSO, VÍTOR ROSAS, JORGE PALMARES
Serviço de Oftalmologia do Hospital de S. João/Faculdade de Medicina, Porto

Objectivo: Estudar a importância recente da Sífilis como causa de uveite endógena.

Métodos: Foram seleccionados todos os processos relativos a doentes internados por uveite de Janeiro a Agosto de 1999 e entre estes foram estudados os casos de etiologia endógena.

Resultados: Foram seleccionados 13 internamentos por uveite, sendo 5 de causa endógena. As manifestações oculares encontradas foram as seguintes: panuveite (4 doentes), vitrite (5 doentes), retinite (2 doentes) , coriorretinite (2 doentes), papilite (2 doentes), descolamento de retina (1 doente). As etiologias encontradas foram a sífilis (5 doentes) e o Herpes Simplex I (4 doentes). Verificou-se associação com a infecção por HIV em 3 doentes.

Conclusão: A sífilis ocular foi a causa de todas as uveites endógenas no período estudado, associando-se ao Herpes Simplex I numa percentagem significativa de casos. Salienta-se a importância da realização da serologia específica em todos os casos de uveite, nomeadamente nos casos com atingimento do segmento posterior, uma vez que a etiologia endógena dispõe de armas terapêuticas suplementares e eficazes.

Conheça outros sintomas de sífilis

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:01 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)