Síncope (desmaio – diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro)

A síncope, também conhecida como desmaio e por vezes apelidada de episódio vasovagal, acontece rapidamente e pode durar alguns segundos. Na maioria dos casos, a síncope ocorre enquanto está de pé. Ou pode ainda ocorrer quando se levantar depois de ter estado deitado, de joelhos ou sentado.

Causas da síncope:

Normalmente, a síncope é provocada por uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Esta diminuição pode ser provocada por alterações na frequência cardíaca, dores, stress ou alterações rápidas na posição corporal. A permanência na mesma posição durante muito tempo, com os joelhos presos, também pode provocar uma síncope. Mas, por vezes, não se consegue encontrar a causa.

Sinais e sintomas da síncope:

Pode ter uma sensação súbita de cabeça vazia, e sentir que vai desmaiar. Também pode ter suores, sentir-se fraco, tonto ou com náuseas (enjoo). Pode ainda ter uma respiração rápida, ou um batimento cardíaco rápido ou lento.

Tratamento da síncope:

Quando sentir que vai desmaiar, deverá sentar-se e inclinar-se, com a cabeça junto aos joelhos. Ou deverá deitar-se. Tente deitar-se de forma a que as pernas estejam a um nível superior ao da cabeça. Desta forma, o sangue volta ao coração e ajuda o fluxo de sangue para o cérebro. Se tiver muitos desmaios deverá ir ao seu médico para fazer exames e ficar a saber o que está a causar a síncope.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:06 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)