Sindrome de Sjogren - Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnostico
Fotos Antes e Depois

Síndrome de Sjogren

SÍNDROME DE SJOGREN – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Destruição das glândulas exócrinas, resultando em ressecamento das mucosas e conjuntivas, secundário ao infiltrado inflamatório.
Ressecamento da boca (xerostomia) e dos olhos (ceratoconjuntivite seca), diminuição da produção de lágrimas, aumento das
parótidas, cáries graves, perda do paladar e olfato.
Às vezes associada à glomerulonefrite, acidose tubular renal, cirrose biliar, pancreatite, disfunção neuropsiquiátrica, polineuropatia, pneumonite intersticial, tireoidite, defeitos da condução cardíaca.
Mais de 50% dos casos apresentam anticorpos citoplasmáticos, anti-Ro (SS-A) e anti-La (SS-B).
Lacrimejamento diminuído, medido pelo teste de Schirmer em papel filtro; a biopsia das glândulas salivares menores do lábio
inferior confirma o diagnóstico.
Forma secundária pode ser observada em pacientes com artrite reumatóide, LES, esclerose sistêmica, polimiosite ou poliarterite.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Sarcoidose
. Sialolitíase
. Tuberculose
. Linfoma
. Macroglobulinemia de Waldenstrom
. Anticolinérgicos
. Irritação crônica causada pelo fumo

SÍNDROME DE SJOGREN TRATAMENTO
Alívio sintomático do ressecamento com lágrimas artificiais, goma de mascar, sialogogos.
Agentes colinérgicos, como a pilocarpina.
Cuidados meticulosos com os dentes e exclusão de confeitos contendo açúcar.
Corticosteróides ou azatioprina; ciclofosfamida para neuropatia periferica, pneumonite intersticial, glomerulonefrite e vasculite.

Dica
Considerar a sarcoidose ou a parotidite antes defazer o diagnóstico de síndrome de Sjogren.
Referência
kassan SS, Moutsopoulos HM: Clinical manifestations and early diagnosis of Sjogren syndrome

Atualizado em 11 Fevereiro 2010

16 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Sobre queda de cabelo …. Meu amigo bate no liquidificador 2 colheres de linhaça dourada ,sem nada que é para as sementes estourarem e soltarem o óleo. Depois , acrescenta ADES de laranja . Toma dia sim ,dia não . O cabelo dele cresceu muito /era meio careca . A pele dele ficou bonita, rejuvenesceu e emagreceu . Pergunte ao seu médico se vc tb pode tomar . Boa sorte . Sou psicóloga. Moro em Santo André e estou a disposição para organizar um grupo de apoio com os portadores da sindrome . Gratuítamente. Já trabalhei com portadores da doença de Crohn e foi muito gratificante . Contato : [email protected] Abraço a todos . E força para enfrentar os obstáculos. O Universo tem suas razões. E tudo é aprendizagem na nossa jornada .

  2. ola meu nome e Lilian Cardoso sou massoterapeuta e gostaria de saber se quem tem ss pode fazer drenagem linfatica pq não conhecia ss se alguem souber e quizer me ajudar fico muito agradecida

  3. PRECISO DE AJUDA DESDE QUE COMEÇEI A TOMAR REUQUINOLQUE ESTOU NUM NERVOSO INCONTROLAVEL,TENHO VONTADE DE QUEBRAR TUDO,ATE MATAR ,NAO ESTOU ME SUPORTANDO,ACHO QUE ESTOU COM DEPRESSAO ,POIS PAREI DE TRABALHAR FORA POIS TENHO UM BEBE DE 1.6 MESES , ACHO QUE VOU PROCURAR UM PISIQIATRA ,ME AJUDEM RESPONDE.ABJS

  4. Boa tarde,
    Encontrei este site por acaso e gostaria de compartilhar um pouco com vcs.
    Hj percebi que meus cabelos estão caindo mais que o normal. Estou realizando uma série de exames, pois a reumatologista acredita que eu tenha a tal Síndrome de Sjogren.
    Já foram constatadas a boca seca e o olho seco, sem falar das dores das articulações que a cada dia ataca um lugar diferente.
    O fato é que só tenho 30 anos e tem sido insuportável passar por isso. Sinto-me tão impotente sem saber o que se passa comigo e tendo consciência de que vou ter que conviver com iso durante a minha vida.
    Acho que o que tem me deixado melhor é o fato de eu ser muito espiritualizada e acreditar que o Divino possa me auxiliar nisso, mas ainda assim é difícil….
    Alguém sabe me dizer sobre algo para cessar esta queda de cabelos?
    Só um desabafo…
    Abraços e fiquem em paz.

  5. Eu tambem tenho a SS,tenho 50 anos,já tem 3 anos,sinto muita dor em todas as articulaçoes,estou numa depreçao violenta,e para piorar tenho mal de parkso tambem,é um mal estar uma fadiga violenta .E para complicar a familia nao aceita.Estou sem saber o que eu faço,EU tenho muita fé em DEUS e NSenhora que tudo isto vai passar,que Deus dê muita paciencia e aceitaçao para todos que tem esse tipo de doença,por que nao é fácil.estou precisando de muita ajuda.

  6. Pessoal,
    Fui informada por um médico ( reumatologista) que fuciona muito bem para a Sindrome de SJOGREN . Tomar suco de limão caipira, aquele amarelo feio que vende na feira. Tomar cada 2h ,1colher de café misturada com um dedinho de agua. Parece milagre estou me sentido beemmm melhor depois de 10 dias. Já parei com os corticoides por orientação dele, pois estava tomando há muito tempo, e estava com varios problemas por isso. Cuidadop pq o corticoide não pode parar derepente, peça orientação.
    Agora é epoca deste limao, vou ter que estocar, congelando pedrinhas pequenas para qdo não for a safra. Usei formas pequenas de gelo.E coloquei em sacos no congelador.
    Espero que surta efeito em voces também.
    Abraços

  7. Oi,

    Descobri que tenho SS em 2010 e minha vida mudou completamente, principalmente porque a minha é secundária, ou seja, também adquiri artrite. Tenho 26 anos e sofro muito com todos os sintomas, as mudanças no estilo de vida, os efeitos colaterias dos remédios… As vezes fico trsite, sem vontade de fazer as coisas, pois tenho uma luta diária, mas procuro ter fé me Deus e viver um dia de cada vez. Também aprendi a dar valor a pequenas coisas e ficar feliz com as pequenas conquistas e melhoras. Fui a São Paulo me tratar com um médico de lá e agora estou tomando Arava. Até agora estou sentindo melhoras, mas tenho medo desse remédio não servir e eu ter que mudar mais uma vez, pois já tomei vários remédios que não adiantaram. Só sabe o que sentimos quem tem essa doença! Mas, temos que matar um leão por dia para buscar a felicidade plena e vencer na vida.

  8. OI! Meu marido descobriu q é portador da SS e vendo os sites sobre o assunto suspeito q sua sobrinha de 12 anos, q foi diagnosticada como artrite reumática, seja na realidade a ss. Tenho q ajuda-lo e sei q vai me dar trabalho, pois é muito teimoso, mas tenho fé em Deus q vamos superar.

  9. Estou apavorada… estou sentindo sintomas terríveis há alguns meses, e fui a uma reumatologista que me diagnosticou com SS… Isso faz apenas 3 dias… Tenho me sentido muito mal, com muitas dores, mal estar, dores abdominais, nas articulações e musculos, tudo está ruim… Cada vez mais eu leio e pesquiso sobre a Sindrome, mais me apavoro…
    Eu realmente queria que fosse um erro da médica, mas o diagnostico foi baseado em vários sintomas, além do exame laboratorial… Tenho 32 anos de idade… Nunca imaginei passar por isso… Estou tentando ficar forte, mas está dificil… Cada vez mais ao conhecer a doença eu fico mais desesperançosa….
    Será q estou errada, é possível ter uma vida normal com a SS?

  10. A poucos meses descobri que sou portadora de Síndrome de Sjogren e olha apesar de seguir o tratamento não suporto mais, vivo sentindo dores, fadigas, mal estar, febre, depressão, entre outros, as vezes chego pensar em morrer, não tenho o apoio da familia, eles não me compreendem, vivo de licença medica no trabalho, me sinto sem forças e disposição, não sei o que fazer, me ajude por favor.

  11. eu também descobri que sou portadora de Síndrome de Sjogren, mas o que eu estranho é que além desses sintomas já comentados eu tenho problemas com a circulação sanguinea, pois já tive várias aneurismas e consequentemente derrames. Já fui operada para grampear tres aneurismas, mas já estou com mais quatro que apareceram após cirurgia. Será que tem alguma relação com SS, por favor quem puder me ajudar a responder, me ajude.

  12. Oi Antony, Ore a DEUS para a cura da sua esposa, posso dizer que e HORRIVEL estarmos com uma doenca que aparentemente nao tem solucao, Pra DEUS TD E POSSIVEL!!! Tambem estou enfrentando este problema nos olhos muito seco e embacado(nao sei se e sjogren) o reumatologista disse que NAO, mas eu tenho alguns dos sintomas, tb to perdida, Deixo aqui uma sugestao que li dos medicos TOMAR 3 CAPSULA DE OLEO DE LINHACA e VIT.E 3 vezes ao dia, ajuda no ressecamento, FIQUEM TDS COM DEUS

  13. Oi, sou portadora da Sjogren faz 4 anos e meio, não foi facil me adaptar mas vou aprendendo a cada dia faço tratamento com um iridologista ( tratamento pela iris dos olhos) me sinto bem pois não tenho dores nas juntas pois sofri muito no começo ainda mais com minha profissão costureira, as vezez ficava bem desanimada mas meu maridos e meus dois filhos me dão muita força dou graças a Deus todos os dias pela minha família, as vezes as pessoas que não sabem do meu problema tirão o sarro porque ando com uma garrafinha de aguá por todo lugar que vou as vezes até em festa pois não consigo ficar mais de 5 minutos sem molhar minha boca e muito seca, nos olhos uso bastante colirio uso ocúlos com lentes que escurem ao sair na claridade tenho muita sensibilidade com a luz, pasta de dente passei a usar uma pasta de aloevera que não tem fluor pois as pasta comuns faz com que solte a pele da minha boca e bem incomodo mas não tem o que fazer tenho que viver da melhor forma possivéleu tenho 41 anos minha mãe também tem o mesmo problema ela tem 73 anos, quem sabe Deus abençoe algum médico para descubrir uma cura mas até lá temos que viver um abraço a todos.

  14. Olá Anthony!
    Acompanhe meu blog, já vai ajudar bastante:www.portadoradesjorgren.blogspot.com
    Entre para o grupo no Yahoo ou incentive sua esposa a entrar, são portadores de SS que se ajudam on line:
    No meu blog encontrará u, link para u, abaixo assinado on line para ajudar os portadores da SS. Mostre a ela quem sabe ela não começa a se ajudar lendo outros relatos?
    Um grande abraço e estarei torcendo por vcs!

  15. Anthony, eu sou portadora desta sindrome e como mulher lhe digo, que realmente as vezes acabamos maltratando as pessoas que estão ao nosso lado, não por que queremos e sim por um certo nervoso, estresse, tem dias que queremos ficar só, que não temos animo p/fazer as coisas mais simples, dá uma revolta por saber que temos algum tipo de problema na qual temos que nos submeter a medicamentos diariamente. Sou casada, e percebo que as vzs acabo sendo fria com meu marido seja com palavras ou gestos, mas é um momento de angustia que surge, acaba sendo uma coisa meio que inexplicável, vejo que ele tem muita paciência comigo, que entende o meu problema, sempre esteve do meu lado tanto nas horas boas qto ruins. As vezes tudo o que queremos é um tempo para nós mesmo, já tive a mesma vontade de fazer o que a sua mulher tem, separar, porém percebi que tinha algo errado comigo, que estava meio depressiva, fui buscar ajuda, onde estou tratando e me sinto melhor, e o melhor ajuda por meio naturais. Tenha paciência, e de muito carinho a ela, mostre p/ela o qto vc a ama e converse muito, se aparecer algum problema mostre a ela, que vai ficar tudo bem. Nós portadores de Sjögren vivemos com um certo receio da doença evoluir, de ter recaidas, tem os remédios, principalmente corticoides de certa forma afetam a nossa alto-estima, não é fácil ter que conviver com reações das medicações.
    att.
    Kely

  16. Minha esposa tem esta sindrome e esta em tratamento com plaquinol e predisim, porem depois do início do tratamento a ela não é mais a mesma, inclusive me pediu separação, ela esta depressiva e muito doente oque fazer ja que com toda certeza ela teve um desvio neurológico e psicologico. e acha que sozinha é capaz de superar TODOS os sintomas da sindrome que não são poucos. ME AJUDEM EU LHES PEÇO, AMO MUITO MINHA ESPOSA.
    Att
    ANTHONY

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *