Síndrome de Tourette - Sintomas, tratamento, o que é e causas
Fotos Antes e Depois

Síndrome de Tourette (tiques motores)

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

O síndrome de Tourette (“ST”) também chamado deficiência de Tourette ou síndrome de gilles de la tourette é um tipo de deficiência com tique. Normalmente, o ST revela-se antes do 18 anos de idade e é mais comum nos homens. O seu filho pode ter movimentos súbitos que não consegue controlar. Estes movimentos são chamados tiques motores. O seu filho também pode emitir sons (tiques vocais) sobre os quais não tem controlo. Muitas crianças com ST têm problemas de aprendizagem. Metade de todas as crianças com síndrome de Tourette também têm o problema de hiperactividade e défice de atenção (ADHD). O ADHD torna a criança demasiado activa e com dificuldades em prestar atenção. O síndrome de Tourette pode provocar uma sensação de ansiedade, de culpa, de abandono, de irritação e de depressão. Também pode não se sentir bem com ele próprio. O ST pode provocar demasiado stress ao seu filho e à família. Não há cura para o ST, mas os medicamentos e outros tratamentos podem ajudar o seu filho. A maioria das pessoas com ST melhora à medida que ficam mais velhas. Mas, sem tratamento, o ST pode levar a problemas emocionais mais graves, como por exemplo a depressão.

Causas do síndrome de Tourette:

Não se sabe o que causa o ST. A doença pode ser provocada por um problema com os químicos no cérebro. Também pode ser um problema hereditário.

Sinais e sintomas do síndrome de Tourette:

Os sintomas podem ser ligeiros, de certa forma graves, ou muito graves. A frequência dos tiques no seu filho pode alterar-se de momento para momento e de dia para dia. O seu filho pode ter tiques 20 a 30 vezes por minuto. Ou, o seu filho pode ter tiques apenas algumas vezes por hora. Os tiques podem provocar problemas nas actividades diárias do seu filho. Estar cansado, com medo, ansioso, ou excitado pode levar a que os tiques do seu filho piorem. Os ataques nervosos são um sinal comum de que o seu filho tem ST. O seu filho pode ser capaz de controlar ou não sentir necessidade de ter um tique enquanto estiver na escola ou no trabalho. Mas quando chega a casa, o tique pode revelar-se com bastante intensidade.

O seu filho pode ter qualquer um dos sinais ou sintomas seguintes:

  1. Tiques motores
  2. Piscar os olhos.
  3. Franzir as sobrancelhas.
  4. Encolher os ombros.
  5. Contrair o nariz.
  6. Ranger os dentes.
  7. Movimentos súbitos de qualquer parte do corpo.
  8. Saltar.
  9. Bater palmas.
  10. Bater com a cabeça.
  11. Morder.
  12. Tocar nas coisas ou nas pessoas.
  13. Atirar objectos.
  14. Puxar o cabelo.
  15. Bater em coisas ou pessoas.
  16. Cheirar as coisas.
  17. Dar pontapés.
  18. Movimentos dos dedos.
  19. Fazer continuamente as mesmas coisas, como por exemplo escrever muitas vezes a mesma palavra.
  20. Bater o maxilar.
  21. Deslocar os olhos para cima ou de um lado para o outro.
  22. Deitar a língua de fora.
  23. Beijar.
  24. Beliscar.
  25. Rasgar papéis ou livros.
  26. Tiques vocais
  27. Tossir.
  28. Assobiar.
  29. Cuspir.
  30. Ladrar.
  31. Resmungar.
  32. Sibilar.
  33. Engolir os sons.
  34. Dizer continuamente as mesmas palavras, como por exemplo “oh pá” ou “cala-te.”
  35. Gritar “palavrões”.

Tratamento da síndrome de Tourette:

O seu filho pode precisar de ser internado no hospital para fazer exames ou tratamentos. Os médicos podem sugerir um, ou mais que um, dos seguintes exames ou tratamentos:

  1. Terapia de modificação comportamental.
  2. Formação de biofeedback.
  3. Aconselhamento.
  4. Medicamentos.
  5. Terapia de relaxamento.

Lidar com a situação: O seu filho e a família podem sentir-se assustados, confusos, e ansiosos devido ao Síndrome de Tourette. O seu filho pode culpar-se a ele próprio e pensar que fez algo de errado. Estes sentimentos são normais. Fale sobre eles com o médico do seu filho, ou com alguém próximo de si. Peça ao médico do seu filho informações sobre grupos de apoio para pessoas com ST. Este tipo de grupo pode proporcionar ao seu filho e à família o apoio e a informação de que precisam. Pode optar por telefonar ou escrever para os seguintes grupos de apoio.

Documentário

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Eu tenho um filho com síndrome de Tourette , acredite, não e tão simples como os artigos e tudo que se encontra na net .. E uma batalha criar um filho com esta patologia .. Mas como sempre, pior e o preconceito… A saída e procurar ajuda de DEUS foi quem me deu forças pra enfrentar … Nesta luta a 10 anos e o conselho que dou aos iniciantes .. Ajuda de DEUS ..

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *