Sintomas de Menstruação Irregular: 4 Manifestações a estar Atenta!

Períodos: Se eles vierem, é um problema. Se não vierem, é um problema ainda maior!

Seja por passar 5 dias incomodada com o estresse da troca do absorvente sempre manchado de vermelho, ou pelo pânico se ele estiver atrasado… Os homens têm realmente muita sorte em não ter de conviver com ele 🙂

Sintomas De Menstruação Irregular, 4 Manifestações A Estar Atenta!

Perguntas como “Estou grávida?” Ou “Há algo de errado comigo?” Começam a percorrer a mente à velocidade da luz ao menor atraso da mentruação!

Uma coisa importante a perceber é que, geralmente não há razão para preocupações. 28 dias são o nº padrão para cada ciclo menstrual. No entanto esse número pode estender-se até 35 dias ou ser inferior a 21 ( 1 ).

É quando a menstruação se torna irregular (fora desses padrões normais) que deve haver motivo de preocupação.

O que é a menstruação irregular?

O Que é A Menstruação Irregular

A Menstruação irregular não se limita apenas ao período que surge sempre cedo ou consistentemente atrasado. Ela cobre uma série de outras irregularidades no ciclo menstrual. Basicamente, qualquer sintoma estranho que ocorra quando a mulher está menstruada está relacionado com o período irregular ( 2 ).

A menstruação irregular é um evento bastante comum e, em alguns estágios da vida, são considerados normais. Por exemplo, quando se é adolescente e aparece a menstruação pela primeira vez, ou quando a mulher atinge a menopausa no final dos 40 ou no início dos 50 anos.

No entanto, quando a mulher sofre de irregularidades súbitas, apesar de ter um ciclo normal, é aí que deve investigar as possíveis causas por trás do evento e encontrar a melhor solução para o problema. Dito isto, antes de procurar a cura, precisa saber se a sua menstruação é realmente irregular ou não.

Os 4 sintomas da menstruação irregular a ter atenção

4 Sintomas Da Menstruação Irregular A Ter Atenção

1. Um cheiro de peixe podre

Se notar um odor de peixe forte na área vaginal, pode suspeitar que ele seja causado pelo aumento da reprodução bacteriana. Isso significa que provavelmente sofre de uma infecção vaginal, sendo importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois este tipo de infecções são conhecidas por causar irregularidades no ciclo menstrual. Além disso, podem levar também a complicações.

2. Períodos muito adiantados ou muito atrasados

Como mencionado anteriormente, um ciclo menstrual normal pode durar entre 21 e 35 dias. Isso é normal apenas se o ciclo menstrual seguir um determinado número de dias por mês.

Por exemplo, para a maioria das mulheres, é um ciclo de 28 dias e o início do próximo período ocorre somente após 28 dias do primeiro dia da menstruação.

É quando se distancia deste padrão, que ocorrem os períodos irregulares. Portanto, se notar um início muito precoce ou muito atrasado do seu próximo período “de forma consistente”, pode estar sofrendo de menstruação irregular.

3. Número Aumentado / Reduzido de Dias de Períodos

Outro sinal revelador de uma menstruação irregular é a mudança no número de dias do período. Normalmente, a menstruação dura entre 3 e 8 dias, com uma média de 5 dias ( 3 ). No entanto, se durar mais de uma semana ou terminarem antes de 3 dias (o que normalmente não é o caso), poderá estar a sofrer de períodos irregulares.

4. Sangramento Menstrual Excessivo

Por último, a menstruação irregular é caracterizada por hemorragia excessiva ​​ou mais do que a quantidade usual.

Embora não existam padrões fixos de sangramento, como mulher, conhece a quantidade de sangramento menstrual normal para si. Se notar um aumento súbito no sangramento menstrual, ou sentir a necessidade de trocar o absorvente ou penso higiénico a toda a hora, é um sinal de irregularidades na menstruação.

Outros sintomas

Além dos sintomas indicados acima, existem outros sinais não tão óbvios que indicam anormalidades ou irregularidades no ciclo menstrual ( 4 ):

  • Não ter períodos durante três meses seguidos consecutivos.
  • Mudanças radicais de humor.
  • Mernstruação juntamente com dor excessiva ou sensação de náusea ou vômito.
  • Manchas ou leve sangramento vaginal entre os períodos

Causas da menstruação irregular

As principais causas são:

Os desequilíbrios hormonais são a causa mais comum de períodos irregulares na maioria das mulheres. Algumas condições hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), são importantes a ser observadas.

Os transtornos alimentares como anorexia ou o bulimia também podem perturbar o ciclo menstrual, levando a períodos reduzidos ou mesmo a falha da menstruação.

Os Atletas do sexo feminino que praticam esportes de alto rendimento também podem ter ciclos menstruais irregulares e, em alguns casos, períodos ausentes ( 5 ).

Muito estressada regularmente ou sofre de depressão? É provável que esteja relacionado com o problema ( 6 ).

O uso regular de pílulas anticoncepcionais ou o uso de um DIU (dispositivo intra-uterino) também pode levar ao desenvolvimento do problema.

A menstruação irregular, embora possa parecer uma ocorrência extremamente assustadora, pode ser corrigida. Especialmente se agir rapidamente.

Se notar qualquer sintoma de períodos irregulares indicado acima, certifique-se de consultar o ginecologista imediatamente.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *