Fotos Antes e Depois

15 Sintomas Físicos e Mentais de um Esgotamento Nervoso/Mental

A sensação de isolamento ou indiferença para com as coisas ou pessoas ao nosso redor, a dificuldade em nos focarmos em algo, o mau humor, e as alucinações, são todos sinais emocionais de um colapso mental.

Esgotamento Nervoso

Outras “bandeiras vermelhas” de que algo não está bem incluem, problemas no trabalho, relações pessoais, e pensamentos negativos.

Por vezes temos também a ideia de que os outros estão a fazer algo para nos prejudicar deliberadamente.

Alguns sintomas físicos como, exaustão, problemas intestinais, como diarreia, falta de sono, dores de cabeça, dores musculares, doenças frequentes, taquicardia (batimentos cardíacos rápidos), ou os suores, também podem apontar para um esgotamento nervoso.

Todos nós sabemos ou já ouvimos alguém falar que teve um esgotamento mental. No entanto o “colapso mental” não é um termo médico que indique uma condição médica específica.

Pelo contrário, é apenas a resposta do corpo e da mente a um problema subjacente que nos incentiva a reagir de forma adversa.

No entanto é uma designação/palavra apropriada, uma vez que descreve a sensação de estarmos oprimidos ao ponto de “esgotarmos.”

Todos (ou quase todos) nós experimentamos ansiedade e estresse diariamente, mas esta normalmente é controlável.

No entanto, quando a preocupação, ansiedade ou o estresse aumenta para níveis que afeta a vida normal, a pessoa diz estar tendo um colapso mental ou nervoso.

O esgotamento mental pode ser desencadeado pelo estresse de algo específico, por exemplo, a morte de alguém próximo.

Este colapso também pode resultar do estresse que se acumula lentamente devido a pressões associadas a problemas financeiros, trabalho, relacionamentos etc. (1)

De seguida está a lista de alguns sinais que podem indicar esta ocorrência.

Sinais emocionais e comportamentais de um Esgotamento mental

São vários os fatores emocionais e comportamentais que podem apontar para um colapso mental.

O que Procura?
Nevralgia do trigêmeo

O Isolamento e a indiferença

Por vezes perdemos o interesse da companhia de amigos e familiares ou afastamo-nos de algumas atividades diárias. Verifique se as seguintes afirmações dizem-lhe alguma coisa:

Sente-se desinteressado pela maioria das coisas, mesmo coisas que costumava gostar. As atividades que gostava de realizar anteriormente já não o atraem.

Encontra dificuldades em tomar decisões.

Não gosta ser incomodado em tarefas cotidianas como cozinhar ou tomar banho.

E os seus amigos dizem-lhe que as suas coisas estão desarrumadas.

Ou sente-se cansado demais para continuar a realizar as tarefas rotineiras.

Não se importa muito com o que come. Pode até mesmo ficar sem comer por longos períodos de tempo. Ou começou a perder peso. (2)

Falta de foco e concentração

Dificuldade No Foco E Concentração

Distrai-se facilmente e têm dificuldade para se concentrar. Alguns exemplos incluem:

Encontra dificuldades em entender a lógica por trás de uma ideia ou perceber o que alguém lhe está a dizer.

Não é capaz de manter a mente em duas coisas diferentes ao mesmo tempo, porém, anteriormente conseguia fazê-lo sem dificuldades.

Por vezes perde a linha de conversa quando está a falar com outras pessoas, e, por vezes, até dos seus próprios pensamentos.

Mau humor

Por vezes sente-se como se estivesse numa montanha russa emocional. Veja se o seguinte se aplica ao seu caso:

Sente-se deprimido, com baixo humor ou esgotado.

Começou a sentir-se cada vez mais negativo sobre si mesmo. Por outro lado, também pode sentir-se muito bem sobre si mesmo, sem motivo.

Tem alterações de humor e experimenta emoções muito fortes. Pode sentir-se descontroladamente com raiva, impotente, ou com medo, e até mesmo ter explosões emocionais ou crises de choro.

Tornou-se cada vez mais sensível, levando muito a “peito” as palavras e opiniões das outras pessoas. Também fica chateado com muita facilidade ou aborda notícias que não têm nada a ver com você pessoalmente.

Mudanças nos padrões de pensamento

Algumas das situações em que os seus padrões de pensamento podem mudar incluem:

Você acha que pula conclusões com mais frequência.

O que Procura?
Conheça 6 Causas da Enxaqueca Ocular (Oftálmica)

Começou a sentir que as outras pessoas são a razão para os seus problemas. Pode até pensar que eles estão propositadamente causando-lhe problemas.

Ás vezes, os pensamentos parecem correr pela mente e não consegue reduzi-los. Ou os pensamentos ficam presos em algo e não consegue avançar.

Começou a passar mais tempo sonhando acordado.

A sua memória parece estar com dificuldades, dificultando lembrar-se de algumas coisas.

Está com dificuldades em fazer planejamentos.

Memórias de Acontecimentos Marcantes

Alguns sintomas que poderá notar incluem:

Pode ter flashbacks (memória de repetição involuntária) marcantes de um evento traumático ou estressante, ou ver ou ouvir coisas que não estão lá.

Os pensamentos, crenças irrealistas ou alucinações tornam-se rotineiros.

Começou a atribuir importância a coisas que não têm nada a ver com você. Por exemplo, pode sentir que as pessoas estão rindo de você quando eles riem de forma aleatória, embora no instante seguinte consiga reconhecer que isso não é verdade.

Por vezes, quando ouve outras pessoas falar, as vozes parecem estranhas. Por exemplo, a voz parece ficar “oca” ou como se houvessem duas pessoas falando ao mesmo tempo.

O tempo parece acelerar ou desacelerar.

Acha que a sua sensação de visão, cheiro, gosto ou audição está distorcida, sem qualquer causa física. Por exemplo, as cores ou formas podem mudar ou você ouvir ecos. Por vezes, pode experimentar mudanças na intensidade de coisas que ouve, ver, cheira ou prova.

Está experimentando novos pensamentos e ideias e eles estão afetando o seu comportamento. Por exemplo, pode pensar que pode ver o futuro, ouvir o que as pessoas estão pensando, ou acreditar que pode salvar o mundo.

Pensamentos de Auto-mutilação

Tem pensamentos de auto-agressão – cortes ou até mesmo queimar-s?. Fale com um conselheiro ou médico imediatamente se for este o caso.

A deterioração das relações

Deterioração Das Relações

Os seus relacionamentos parecem estar indo “pela ladeira abaixo”? Veja se as seguintes afirmações soam-lhe verdadeiras:

As pessoas não parecem entender o seu processo de pensamento atual, e muitas vezes tentam persuadi-lo de que a sua lógica não está correta.

O que Procura?
Conheça as Diferenças entre Alzheimer e Demência

Você costumava desfrutar da companhia de outras pessoas, mas agora tenta evitá-las. Preocupa-se com o fato de estar perto delas ou ter dificuldade em conversar.

Não confia tanto nas pessoas como antes. Por vezes pensa que elas estão falando negativamente sobre si ou conspiram contra você.

A sua família e amigos dizem que você mudou como pessoa.

As pessoas fazem-no ficar nervoso.

Embora você não entenda o porquê, as pessoas com quem trabalha começaram a reclamar sobre o seu trabalho.

Sintomas físicos de um esgotamento nervoso

Nestes casos o indivíduo também pode experimentar uma variedade de sintomas físicos.

Dificuldades em dormir

Embora a quantidade ideal de sono possa variar de pessoa para pessoa, em média, o adulto necessita de cerca de 7 a 9 horas de sono por dia. (3)

Alguns estressores mentais como a tristeza, depressão, ansiedade etc, podem dificultar uma boa noite de sono.

Exaustão (acto ou processo de esgotamento)

A ansiedade e a privação de sono podem deixá-lo esgotado e exausto, roubando-lhe a energia necessária para lidar com as tarefas do dia-a-dia.

Problemas de saúde frequentes

Você tende a ficar doente com frequência? Esta situação pode ocorrer devido à exaustão e ao estresse que o estão a deixar vulnerável a infecções.

Dores de cabeça

O stress pode causar dores de cabeça frequentes.

Dores musculares

O estresse por vezes pode desencadear sintomas como músculos rígidos ou doloridos e tensão muscular, particularmente nas costas e mandíbula.

Batimentos cardíacos acelerados

Coração acelerado, muitas vezes ou sensação de aperto no peito. Também pode sentir por vezes a sensação de um nó na garganta ou dificuldade em respirar.

Suores

Também pode experimentar ondas de frio ou calor frequentes e as suas mãos ficarem húmidas.

Distúrbios relacionados com o intestino

Distúrbios Relacionados Com O IntestinoDores de estômago, constipação intestinal (prisão de ventre), diarreia, ou movimentos intestinais irregulares são algumas das ocorrências. (4)

Se está experimentando alguns dos sintomas listados acima, é hora de consultar um médico ou conselheiro de saúde mental.

Gerenciar o esgotamento corretamente pode dar-lhe a oportunidade de entender-se a si mesmo e aprender estratégias que o ajudem a enfrentar e lidar melhor com a vida e o estresse.

29. junho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *