Sintomas de reumatismo nos ossos - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Sintomas de reumatismo nos ossos

O que é? O reumatismo é uma designação que pode abranger um grande número de doenças diferentes, consoante a zona afetada.

Trata-se de um conjunto de problemas reumatológicos, que afetam qualquer estrutura do sistema locomotor, ou seja, músculos, articulações, tendões, ossos, etc.

Sintomas de reumatismo nos ossos

O reumatismo nos ossos é a doença reumatológica que afeta determinadas regiões do esqueleto e articulações, manifestando-se através de variados sintomas.

Conheça de seguida os sintomas do reumatismo dos ossos, e ainda, como se diagnostica e qual a forma mais adequada de tratamento. Confira.

Sintomas de reumatismo nos ossos

Existem várias doenças de reumatismo nos ossos, sendo as mais comuns a osteoporose, a osteoartrite, a artrite e a artrose.

Apesar de poderem afetar qualquer região do aparelho locomotor, a desordem surge mais frequentemente nas articulações dos pés, joelho, quadril e pescoço.

Estas doenças, causadas por variados fatores, entre as quais o desgaste natural destas estruturas ou a inflamação das articulações, irão manifestar-se de várias formas.

Confira de seguida os vários sintomas:

  • dores musculares nas áreas próxima da articulação;
  • dores nas articulações;
  • inchaço na zona da articulação;
  • vermelhidão da articulação;
  • cansaço e fadiga generalizada;
  • dificuldade em fazer movimentos com as articulações.

O reumatismo é um grupo de doenças que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou sexo.

Contudo, é mais comum em pessoas com histórico familiar com este tipo de doenças, como por exemplo a gota ou o lúpus, e ainda, em indivíduos com idade avançada, devido ao desgaste natural das articulações.

Como diagnosticar

Quando os sintomas atrás descritos começam a surgir, é importante consultar um médico ortopedista ou reumatologista.

É natural que estes sintomas se manifestem de uma forma lenta e gradual, sendo no entanto necessário estar atento, de modo a poder diagnosticar-se o problema cedo, impedindo que ele se agrave.

Caso suspeite de ter uma doença de reumatismo nos ossos, deve então consultar um dos médicos mencionados.

Estes irão fazer uma avaliação física, e depois, pedir alguns exames de diagnóstico, que incluem exames de sangue, raio-x e ressonâncias magnéticas.

Se for confirmada a presença de uma doença reumatológica, deve ser então definido e iniciado o tratamento mais adequado.

Tratamento

A maior parte dos problemas reumatológicos relacionados com os ossos não tem cura, e como tal, o tratamento irá incidir num conjunto de hábitos que aliviem os sintomas, e ainda, em medicação e fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do paciente e impedir o agravamento do problema.

No que diz respeito aos hábitos de vida, uma pessoa que sofra do problema deve começar a alimentar-se de uma forma mais adequada, de modo a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para uma melhor saúde de ossos e articulações, mas também, de maneira a evitar aumentar de peso e colocar maior pressão sobre estas estruturas.

Deve ainda evitar fazer grandes esforços e descansar com frequência.

Quando os sintomas agravarem, deve fazer medicação adequada, através da toma de anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação, e analgésicos, para aliviar as dores. Além disso, deve ainda recorrer a tratamento fisioterapêutico.

As sessões de fisioterapia irão ajudar a reduzir a inflamação, reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimentos com as articulações.

Atualizado em 02 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.