Solução caseira para pelo encravado

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 26 de julho de 2012

Um pelo encravado pode ser um grande problema, e é efetivamente um problema com que comumente todos acabamos por ter que enfrentar.

Este problema é desagradável, e em alguns casos pode mesmo trazer algumas complicações. Falando melhor sobre os pelos encravados, este problema é considerado uma doença da pele que se carateriza por uma caraterística curvada dos pelos enquanto estão em crescimento.

O que acontece é que este crescimento curvado faz com que os pelos cresçam e penetrem novamente dentro da pele. Esta entrada dos pelos novamente dentro da camada da pele provoca uma inflamação, que é então o que causa a situação de pelo encravado.

Essa inflamação poderá gerar pus, e por isso deve ser tratada com os meios indicados para esta situação. Por vezes os pelos poderão ser removidos com uma agulha devidamente desinfetada sem que tenha de se perfurar a pele, o que ajudará a resolver o problema. Caso olhe com atenção para o pelo encravado (com uma lupa, por exemplo), se notar que ele sai da pele e volta a entrar a referida agulha é suficiente para puxar o pelo para fora.

Uma das causas para o encravamento dos pelos é a depilação ser efetuada no sentido contrário ao crescimento dos mesmos. A depilação deverá ser sempre feita no sentido do crescimento dos pelos para evitar este problema.

Solução caseira para pelo encravado

Entretanto existe uma solução caseira para este problema:

• Junte meia colher de açúcar com uma colher de mel;
• Esfregue suavemente o local onde se encontra o pelo encravado.

Caso esteja sob receita de algum medicamento ou algum tratamento para pelos encravados esse tratamento não deve ser suspenso. No entanto, esse tipo de tratamentos apenas costuma ser necessário em casos mais graves, onde se verificam infeções mais significativas.