Soluções para pele seca

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 6 de janeiro de 2015

A pele seca é um tipo de pele que requer cuidados especiais, de modo a manter-se bonita e com um aspeto saudável. Apesar de a maioria das pessoas ter uma pele mista ou oleosa, há ainda uma percentagem que tem a pele seca.

soluções para pele seca

Este tipo de pele é caracterizada por ter uma produção deficiente de oleosidade, o que promove o seu ressecamento.

Esta é assim uma pele com pouca elasticidade, mais sensível e fina, e com uma aparência opaca, seca, áspera e sem brilho. Saiba mais sobre a pele seca, e ainda, quais os cuidados a ter para a manter saudável e com um aspeto mais bonito.

Pele seca

A pele seca pode ser causada por várias razões, sendo a mais comum a fraca produção de oleosidade por parte das glândulas sebáceas e a incapacidade da pele em reter umidade.

Assim, ao não receber a devida hidratação natural da pele, esta acaba por envelhecer e desenvolver linhas de expressão e rugas mais rapidamente. A pele seca tem assim um aspeto mais ressecado e sem brilho, descamando mais facilmente.

Se não for protegida, a pele seca tende a rachar facilmente, além de sofrer de vários problemas com a exposição ao frio, ao sol em excesso e ao ar seco. Se você tem este tipo de pele, então deve ter alguns cuidados adequados de modo a evitar os problemas associados à pele seca.

Cuidados com a pele seca

Para evitar que a sua pele resseque, é essencial ter alguns cuidados específicos para pele seca. Assim, deve escolher os produtos adequados para o seu tipo de pele, aplicando-os corretamente. Confira de seguida como limpar e hidratar devidamente a pele seca, e ainda, sugestões de produtos específicos para o seu tipo de pele.

Limpeza da pele seca

Para limpar a pele seca deve utilizar sabonetes específicos. Um dos maiores erros é utilizar produtos comuns, já que estes vão ressecar ainda mais a pele.

Deve procurar sabonetes próprios para peles secas, com características hidratantes.

Entre os vários produtos no mercado, destacamos os seguintes: Hydra-confort Gel Limpeza Normal/seca (L’Oreal), Epidrat Sensi Sabonete Líquido (Mantecorp), Gel de Limpeza Pele Seca e Sensível (Moderm).

Comece por passar o demaquilante, caso utilize maquiagem, e de seguida utilize um dos sabonetes indicados para lavar o rosto. Após a lavagem é normal a pele ficar ligeiramente ácida, sendo por isso importante de seguida aplicar um tônico.

Este, além de ajudar a remover quaisquer vestígios que ainda restem de outros produtos, irá também acalmar a pele e equilibrar o seu pH. Tal como no sabonete, é também fundamental utilizar um tônico adequado para peles secas, evitando loções adstringentes ou à base de álcool.

Entre os vários produtos que pode encontrar à venda, destacamos os seguintes: Biosource Loção sem álcool (Biotherm), Tonique Confort (Lancôme), Tônico suave hidratante (Nivea).

Além da pele do rosto, as pessoas com pele seca têm também esse problema em todo o corpo. Dessa forma, é igualmente importante escolher produtos de limpeza adequados. Os sabonetes para o corpo, mesmo os mais neutros, têm com função retirar a gordura da pele.

Contudo, ao retirarem essa camada de oleosidade, irão promover o ressecamento da pele, especialmente em peles com produção baixa de gordura. A pele necessita sempre de uma camada, mesmo que pequena, de gordura, pois esta irá funcionar como proteção e hidratação.

Assim, se tem pele seca, deve utilizar sabonetes de corpo bem hidratantes. Aposte em sabonetes hidratantes, com uma baixa concentração de detergente, ou então, em sabonetes líquidos. Estes tendem a ter um pH mais equilibrado e a serem mais delicados para a pele.

Entre os vários produtos existentes no mercado, sugerimos os seguintes: Sabonete Líquido Skinsec Para Pele Seca, Sabonete Liquido Dove Shower Pele Sensível, e Nivea Natural OIL.

Hidratação da pele seca

Após a limpeza da pele, é essencial hidratar convenientemente a pele, fornecendo aquilo que a pele não tem capacidade de dar. No rosto, deve usar e abusar de cremes hidratantes, já que estes contêm bastante óleo, que ajudará a equilibrar os níveis de umidade da pele, e dessa forma, a evitar a desidratação das suas células.

Além da hidratação pós limpeza, aposte também em cremes hidratantes específicos para a noite, pois vão ter uma poderosa ação enquanto dorme.

Nos cremes hidratantes para utilizar durante o dia, deve preferir produtos com proteção solar. A exposição solar é uma das causas do envelhecimento precoce das peles secas, e como tal, deve procurar proteger a pele contra a ação do sol. Além disso, o sol provoca também o ressecamento da pele, que a deixa com uma textura sensível, áspera e fina, e com um aspeto opaco e sem brilho.

Se não proteger a pele do sol, pode ainda ficar com coceira e vermelhidão. Existem vários cremes hidratantes com proteção solar de qualidade, dos quais destacamos os seguintes: Avon Solutions Hydra Radiance Day Cream, Hidratante Hidracare Antiox FPS 35 Dermage, e Ultra-Light Hidratante Facial Noturno Neutrogena.

Quanto aos cuidados de hidratação da pele do corpo, é também essencial ter alguns cuidados para impedir o ressecamento da pele. Assim, na hora do banho prefira um óleo de banho. Este, além de deixar a pele bem macia, cria ainda uma capa protetora, que evita a perda de água da pele. Este produto pode ser aplicado no banho, deixando a pele com uma textura e um cheiro muito agradável.

Se preferir, deve aplicar um creme hidratante de corpo após o banho, geralmente até com uma ação ainda mais eficaz que o óleo de banho. Estes cremes têm uma dupla ação, já que evitam a perda de água da pele, e ainda, possuem substâncias que estimulam a entrada de água nos tecidos, hidratando-a e equilibrando os níveis de umidade.

Entre os vários cremes hidratantes no mercado, sugerimos os seguintes: Avon Care Nutri Plus Pele seca, Hidratante Intensivo Manteiga de Cupuaçu (Amazonia Viva), e a Loção Hidratante Corporal Vitamina E (St. Ives)

Seja qual for o produto que escolher, o mais importante é que seja adequado para a sua pele seca, e hidratar diariamente a pele do rosto e do resto do corpo. Caso contrário, a sua pele ficará com uma aparência feia e com uma sensação áspera.

Mas atenção, os cuidados de hidratação exterior devem também ser acompanhados por uma alimentação rica em alimentos nutritivos e hidratantes, e pela ingestão diária de uma quantidade adequada de água. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as mulheres devem beber 1 litro de água diariamente, por cada 25 kg de peso.

Continuação » 8 Remédios Caseiros para Pele Seca

Links Úteis

–  Remédio caseiro para pele seca, descamativa e ressecada
Tratamento caseiro para pele seca