Spa Caseiro – Receitas para fazer em casa

Revisado por Equipe Editorial a 21 de janeiro de 2011 e Atualizado em 2 junho 2018

Spa Caseiro – Receitas para fazer em casa:

É fácil preparar pratos leves e sumos especiais que renovam a sua energia e garantem saúde e bem-estar.

As toxinas acumuladas no corpo pelo consumo de alimentos inadequados e pelo estresse podem ser eliminadas por meio de receitas simples e naturais.

“Existem várias frutas e verduras com poder de limpar o organismo. Algumas delas: maçã, laranja, cenoura, abacaxi, melão, manga, tomate, beterraba, clorofila, agrião, limão, mamão, caqui, couve, agrião, pepino, morango e ervas medicinais”, diz Fátima Pinsard, consultora de alimentação natural e gastronomia saudável do Spa Ponto de Luz, em Joanópolis (SP).

Consuma esses alimentos em forma de sumos naturais e sempre logo após a sua preparação, para que não se percam os seus efeitos nutritivos e terapêuticos.

Procure utilizar vegetais orgânicos e evite adoçantes nas receitas. Os sumos podem ser feitos em centrífugadora e liquidificador ou por meio da maceração (pilar o vegetal até formar um sumo, adicionar um pouco de água e beber). Utilize água mineral e tome três vezes ao dia.

Sumo desintoxicante
1 cenoura crua
1/2 beterraba crua
1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã
Sumo de 1 limão e raspas da casca
Água mineral

Sumo desintoxicante e calmante
1 cenoura crua
1 maçã
1/2 maço de alface (talo incluso)
Sumo de 1 limão e raspas da casca
Água mineral

Sumo desintoxicante e digestivo
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
Sumo de 1 limão e raspas da casca
Água mineral

Sumo desintoxicante e energético
4 cenouras
1 maçã
1 copo de sumo de limão (feito com casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre

Após tomar o sumo, Ma Deva Suvalia, gerente de terapias do Ponto de Luz, sugere reservar um momento para relaxar e meditar. “Uma dica preciosa é ficar consciente da sua respiração. Para esta prática deite em um lugar confortável e observe o ar que entra e que sai. Observe este delicado fio que o liga à vida. Esta simples observação consciente proporciona saúde e vitalidade”.

Reeducação alimentar

Estimular mudanças saudáveis na vida das pessoas é o principal objetivo do Spa Med Sorocaba Campus, em Sorocaba (SP), Brasil. E uma das propostas é controlar o consumo de sal e de alimentos industrializados, por meio de uma dieta hipossódica.

Para dar sabor aos alimentos os especialistas recorrem a temperos naturais, como cebola, alho, manjericão, orégano, cheiro-verde e pimentas, entre outros. Os pratos também são elaborados sem óleo – no lugar é utilizado água. Igualmente as sobremesas têm água como base, e são feitas sem margarina, açúcar, leite e gorduras. Confira receitas saborosas e saudáveis.

Bolo de Chocolate Diet

Ingredientes
Bolo
6 ovos
2 colheres (sopa) de adoçante para uso culinário
100 ml de água
3 colheres rasas (sopa) de achocolatado em pó diet
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Essência de baunilha a gosto

Cobertura
250 ml de leite desnatado
1/2 caixa de pudim de chocolate diet

Preparação
Bata os ovos na batedeira, em velocidade rápida, até formar uma espuma cremosa. Acrescente o adoçante, a água, o achocolatado, a baunilha e a farinha de trigo. Por último, misture o fermento. Asse em forma untada e esfarinhada em forno médio (180°), pré-aquecido, até dourar. Para a cobertura, misture o pudim com o leite e leve ao fogo brando até formar um creme. Espalhe sobre o bolo.

Quibe Assado

Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo para quibe
300 gramas de carne magra moída
1 dente de alho moído
1/2 unidade de cebola cortada em cubos
2 xícaras (chá) de água quente
1 colher (chá) rasa de sal
Hortelã a gosto

Preparação:
Coloque o trigo em uma vasilha, acrescente a água quente para hidratar e deixe por 20 minutos. Passe o trigo na peneira para escorrer o excesso de água. Junte o trigo com a carne moída, o alho, a cebola, o hortelã, o sal. Misture tudo, arrume em uma assadeira e leve para assar.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *