As 7 Melhores Alternativas / Opções a Usar para Substituir o Azeite - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

As 7 Melhores Alternativas / Opções a Usar para Substituir o Azeite

Quando se procura um substituto saudável para o azeite de oliva, é possível que a confusão se instale, pois existem inúmeros óleos diferentes que podem ser utilizados.

Embora o azeite seja amplamente considerado um dos óleos de cozinha mais saudáveis que se podem utilizar, estas afirmações não são completamente verdade, e existem muitas alternativas que podem acrescentar não só, gostos ligeiramente diferentes ou trazer benefícios nutricionais que correspondam às suas necessidades.

As 7 Melhores Alternativas E Opções A Usar Para Substituir O Azeite De Oliva

O Que Usar para Substituir o Azeite de Oliva

Os substitutos mais óbvios e eficazes para o azeite incluem o óleo de abacate, o óleo de sementes de uva, o óleo de coco e o óleo de palma, entre outros.

Óleo de palma

óleo De Palma

Este substituto do azeite é extraído da tamareira. Se o consumir na forma pura e não processada, ele será rico em vitamina E e não deverá ter muitas gorduras trans.

Este óleo tende a possuir um sabor terroso, o que lhe confere popularidade como substituto do azeite em certos pratos e comidas, tais como os caris e os estufados.

Devido ao seu elevado teor em gorduras saturadas, em comparação com o azeite, é comum que algumas pessoas se preocupem com a segurança da utilização do óleo de palma a longo prazo.

No entanto, a sua utilização como substituto ocasional do azeite pode ajudar a acalmar a digestão, a melhorar a saúde da pele e a adicionar o seu sabor único a uma grande variedade de receitas.

Óleo de amendoim

óleo De Amendoim

Este óleo particular é derivado do amendoim e o melhor método de o obter é através da compressão do fruto e obtenção do óleo expelido.

Conhecido como um dos óleos mais saudáveis que existem, apresenta um bom equilíbrio entre gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, além de uma série de outros antioxidantes.

O sabor a amendoim deste óleo pode variar de extremamente leve a muito forte e é elogiado, enquanto óleo de cozinha, devido ao seu elevado ponto de fumo.

Isto significa que o óleo de amendoim reterá a maioria dos seus nutrientes principais, mesmo quando é cozinhado, ao contrário de muitos outros substitutos do azeite.

Óleo de abacate

Óleo De Abacate

Cheio de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, o óleo de abacate é excelente para quem quer equilibrar os seus níveis de colesterol e melhorar a saúde do seu coração.

Este óleo também irá ajudá-lo a diminuir a tensão arterial e a reduzir o risco de aterosclerose e de ataques cardíacos.

O óleo de abacate é popularmente utilizado em conjunto com molhos para saladas ou sopas e pode ser ótimo para fritar vegetais.

Óleo de sésamo

Óleo De Sésamo

Este óleo escuro é muito popular na cozinha asiática e, como o seu sabor é muito mais forte do que o do azeite, é recomendado utilizá-lo para secar pratos que possuam um sabor muito forte.

Além de uma quantidade notável de vitamina E, o óleo de sésamo apresenta uma grande variedade de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, o que o torna benéfico para a saúde do coração.

É possível utilizá-lo topicamente e para fins culinários, uma vez que ele poderá ajudar a prevenir o stress oxidativo e a eliminar a inflamação, em todo o corpo.

Óleo de sementes de uva

Óleo De Sementes De Uva

A grande maioria das gorduras presentes neste óleo é de natureza poliinsaturada, o que faz dele um dos melhores óleos utilizados para controlar os níveis de colesterol “mau” no corpo e para promover a saúde cardiovascular como um todo.

Além disto, o facto do óleo ser extraído das uvas permite-lhe conter alguns antioxidantes que trazem diversos benefícios para a saúde de todo o corpo.

Óleo de coco

Óleo De Coco

É talvez o mais famoso substituto do azeite. O óleo de coco é rico em nutrientes benéficos, vitaminas e minerais, além de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Tem também um sabor suave e doce, o que faz dele um óleo popular tanto para aplicações medicinais como culinárias.

Óleo de girassol

Óleo De Girassol

O óleo de girasol é particularmente rico em antioxidantes e vitamina E, além de valiosas gorduras monoinsaturadas. Possui um sabor suave que não se sobrepõe ao do alimento que se está a fritar.

Além disso, tem um ponto de fumo relativamente elevado, podendo, por isso, ser utilizado para saltear alimentos sem queimar.

Agora já sabe o que usar para substituir o azeite na salada, como fazer um refogado saudável e quais as suas alternativas se tiver intolerância ao azeite de oliva.

Continua » Benefícios do Azeite de Oliva para o Cérebro e Memória (& dicas de compra)

Referências

https://link.springer.com/
http://www.nejm.org/doi/pdf/
https://link.springer.com/article/
http://www.sciencedirect.com/science/
http://agris.fao.org/agris-search/
http://www.sciencedirect.com/science/article/
http://www.sciencedirect.com/

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.