Suco de abacaxi para sapinho (candidíase oral), infecção fúngica bucal

Mais uma excelente receita caseira para curar o sapinho na boca, desta vez  com recurso a uma fruta bem saborosa, o abacaxi.

Esta é uma óptima mezinha não só para candidíase oral, como também para tratar vários tipos de infecções causadas por fungos que contagiam, e lesionam a nossa boca.

Apanhou a infecção do sapinho? Não é caso para alarme! Existem plantas medicinais, e também, algumas frutas que se podem chamar de medicinais. Como o caso do abacaxi.

Você sabia que consumir abacaxi com regularidade ajuda a destruir os açúcares que alimentam o fungo causador de candidíase, a Candida Albicans? É verdade!

O Abacaxi evita que as células de levedura se multipliquem rapidamente.

Afta

A candidíase é uma doença infecciosa causada pelo fungo Candida Albicans, e ataca qualquer parte da pele humana, e não apenas a boca.  Sapinho é a nomenclatura popular usada no Brasil, quando nos referimos a candidíase oral.

A Candida, ou Candida albicans, é um tipo de fungo geralmente encontrado na flora intestinal, pele, boca, recto, e vagina.

Embora a Candida seja um fungo que está esteja presente naturalmente no nosso corpo, ela pode causar problemas quando existe um crescimento excessivo, multiplicação de bactérias, resultando em candidíase.

Quando apanhamos a infecção, normalmente ficamos com a língua quase toda branca, com uma membrana inflamatória superficial de cor branca acinzentada, como na imagem abaixo.

foto de sapinho na boca

As pessoas com o sistema imunológico mais fraco são as que devem ter principal preocupação e cuidado com este fungo, uma vez que este, se poderá alastrar da boca para o resto do corpo.

Existem inúmeras formas de tratar a infecção, e matar o fungo. Através dos fármacos tradicionais ou recorrendo à Natureza.

Eu como investigador na área da saúde, dou preferência aos produtos naturais, pondo totalmente de parte, tudo o que vem da industria farmacêutica.

Mezinha para sapinho na boca

Ingredientes:

Uma excelente forma de tratar da infecção do sapinho, como já referido, é consumir abacaxi, em forma de suco.

Para o preparar deverá ter por casa 3 fatias grossas de abacaxi e 400 ml de água e açúcar.

Para obter um remédio de  qualidade, tenha atenção ao abacaxi que escolhe, tenha preferência por um abacaxi com a casca mais dourada e firme.

Como preparar:

Comece por descascar o abacaxi. Corte-o às rodelas e adicione todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem até obter uma mistura homogénea.

Após obter uma mistura homogénea junte-lhe um pouco de açúcar a gosto e está pronto a consumir.

Deverá beber suco de hora em hora, sendo que no caso das crianças uma colher de sopa de meia em meia hora.

Com esta receita seus sintomas do “sapinho” deverão desaparecer.

Se tal não acontecer é aconselhável se dirigir ao seu médico de família para obter o diagnóstico mais preciso.

abacaxi

O Abacaxi é considerado um “super alimento”, com inúmeros benefícios para a saúde surpreendentes. Está repleto de vitamina C, que ajuda a proteger as células de toxinas e riscos ambientais, como a fumaça do cigarro.

O manganês existente no abacaxi ajuda a expulsar as toxinas da pele que causam o envelhecimento,  ajudando também na produção de colágeno.

A produção de colágeno é essencial no nosso organismo, pois faz parte do processo de cura quando existe qualquer tipo de lesão.

Para manter os níveis de colágeno nas quantidades ideais, os homens devem consumir 2,3 miligramas de manganês diariamente, enquanto que as mulheres devem consumir cerca de 1,8 miligramas.

Por último, e igualmente importante, saiba que o abaxaci está repleto de vitamina B6, essencial para a saúde do nosso cérebro. A vitamina B6 ajuda o cérebro a produzir os químicos necessários para a comunicação nervosa. É também um grande produtor de melatonina, estrógeno e testosterona.

Alimentos que fazem mal

Evite grãos como cereais tais como: amaranto, trigo mourisco, milho, painço, arroz, centeio, espelta, trigo.

Evite Granola, cevada pérola, aveia instantânea, Farinha de milho, pipoca.

Todos os tipos de macarrão são feitos a partir da mesma base e todos eles devem ser cortados da dieta: macarrão japonês, macarrão instantâneo Ramen, sêmola e macarrão de farinha branca e massas.

Evite todos os bolos, doces, biscoitos, donuts, ou outros, que contenham açúcar processado. Esta lista inclui pão branco, ou qualquer pão contendo trigo, que inclui, pão nanas, pão pita, tortilhas de farinha branca, tortilhas de massa de trigo, fermento, ou qualquer outro pão feita a partir de trigo. O pão feito de arroz integral também deve ser evitado.

Legumes: Evite os feijões e ervilhas, broto de feijão, tofu e proteína vegetal texturizada.

Nozes e sementes de coco, amendoim, pistache, nozes.

Produtos lácteos, leite de soja (adoçado), Todos os tipos de queijos, queijo Cottage, Kefir, Leite, Sour creme fraiche iogurte adoçado.

Nunca coma frutos secos, e quando tiver uma crise de Candida é melhor evitar todas as frutas por causa da frutose existente. Depois de ter eliminado a infecção, coma frutas com quantidades moderadas de açúcar. As frutas baixas em açúcar são as maçãs, uva, melão e morangos.

Bebidas alcoólicas, bebidas feitas de cereais, café, Refrigerantes, incluindo os refrigerantes diet. Bebidas de chá processadas, como o chá de limão. Não beba também chá preto.

Condimentos e molhos: ketchup ou qualquer outro tipo de molho ou creme de tomate, Miso, Cebola seca ou em pó, pickles ou chutneys, que incluem qualquer preparado feito com açúcar e vinagre destilado. Especiarias, vinagre.

Proteínas: Nos produtos de carne, como o frango, carne bovina ou de porco, foram adicionados antibióticos e hormônios e estes devem ser evitados. Se quiser comer carne consuma produtos orgânicos.

Carnes fumadas, como bacon, salsichas e produtos de salame, como pepperoni têm adição de açúcar e devme ser cortados da sua dieta.

Vegetais: Evite casca de Beterraba, Tomates em conserva, cenouras, pepino, cogumelos (todos os tipos), casca de batata, sopas prontas. Coma – brócolos, couves de Bruxelas, repolho, couve-flor, aipo, couve, alface, cebola, rabanete, salsa e espinafre.

Conclusão

Através desta leitura ficou a saber, não só, que o abacaxi é uma excelente solução rápida para tratar as infecções causadas por fungos, como também, um fruto bastante benéfico que deve adicionar à sua dieta.

Uma dieta saudável, pondo de parte alguns alimentos proibidos, e bem equilibrada, vai ajudar a manter seu corpo a funcionar sem problemas, aumentando os seus níveis de saúde!

Continuação » Remédio Caseiro para Sapinho

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. ricardo Brito Reply

    Esta foto publicada em :

    É de candidíase ou ulceras aftóides ?
    Grato pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:31 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)