Fotos Antes e Depois

Os 11 Benefícios do Suco de Melancia Detox: Receitas e Perfil Nutricional

O delicioso suco de melancia pode ser um complemento saudável e extremamente nutritivo, à sua alimentação.

11 Benefícios Do Suco De Melancia Detox Para A Saúde, Receitas E Perfil Nutricional

O que é o suco de melancia?

O suco de melancia, como o nome diz, é o suco removido da fruta da melancia. Da mesma família do melão – cientificamente chamada de Citrullus lanatus var. lanatus, esta fruta tão refrescante cresce em uma videira rastejante.

O suco doce da melancia pode ser preparado de diferentes formas, dependendo dos ingredientes que serão adicionados para alterar o seu sabor.

Este suco possui um impressionante perfil de nutrientes tornando-se um excelente complemento para uma alimentação saudável.

A melancia é uma das frutas mais populares da América, especialmente no verão. O seu suco está cada vez mais disponível em mercearias e mercados de todo o mundo.

Para algumas pessoas, o sabor doce (quase melado) deste suco, pode não atrair multidões. No entanto, ele pode fazer uma grande diferença positiva na sua saúde!

Composição Nutricional

Valor nutricional de 1 xícara de suco de melancia (cerca de 150 g):
Carboidratos – 89%
Gorduras – 4%
Proteínas 7%
valor nutricional1 xícara (150g)
Energia71 calorias
Proteínas1,45 g
Carboidratos17.97 g
Gorduras0,36 g
gorduras saturadas0,038 g
gorduras monoinsaturadas0,088 g
gorduras poliinsaturadas0,119 g
Colesterol0 mg
Fibras1g
Eletrólitos (sódio e potássio)2mg (de sódio) 267 mg (de potássio)

O suco da melancia tem um perfil nutricional surpreendentemente elevado; um único copo deste suco oferece uma quantidade elevada de vitamina C e vitamina A, cerca de 30% e 25% das necessidades diárias para esses nutrientes, respectivamente.

Também possui quantidades moderadas de potássio, fibra alimentar, cálcio, ferro e 1,5 gramas de proteína. E, mais impressionante ainda, existem apenas 70 calorias em uma xícara de suco, oferecendo muitos antioxidantes e ingredientes ativos, como o licopeno, o betacaroteno, os aminoácidos e os flavonóides.

O que Procura?
11 Benefícios Surpreendentes do Extrato De Folha De Oliveira

Como fazer o suco de melancia? 

Se o suco não estiver disponível na sua região, saiba que é bastante simples fazê-lo na sua própria casa.

Ingredientes:

  • 1/2 melancia sem semente, descascada e picada;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de chá de gengibre, picado.

Passo 1 – Adicione a melancia, o gengibre e o suco de limão em um liquidificador.

Passo 2 – Misture bem até que a consistência seja suave.

Passo 3 – Despeje o suco misturado, passando por uma peneira fina para remover o material fibroso.

Passo 4 – Adicione as folhas de hortelã-menta (Mentha) ou uma colher de chá de açúcar, imediatamente antes de servir.

Passo 5 – Armazene o excesso de suco num frasco ou jarro hermético no refrigerador.

Benefícios para a saúde

Suco De Melancia Detox Para Emagrecer

O suco de melancia ajuda a prevenir o câncer, reduzir a inflamação e auxilia na perda de peso. Outros benefícios para a saúde incluem a sua capacidade de embelezar a pele, otimizar a saúde renal, melhorar os processos digestivos e aumentar a visão, entre outros.

Cuidados com a pele

Contando com as propriedades antienvelhecimento do licopeno e alguns carotenóides, esse suco pode ajudar a aliviar o estresse oxidativo e reduzir a aparência de rugas, imperfeições e outras manchas da idade.

Leia Também: Os Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

Perda de peso

Esta bebida detox, com poucas calorias e baixo teor de gordura, além de saciá-lo, fornece compostos que aceleram o metabolismo e outros saudáveis antioxidantes que podem elevar o seu potencial de queima de gordura que ajudam a derrubar o excesso de peso.

Reduz a inflamação

Uma pesquisa realizada vinculou diretamente os ingredientes ativos do suco de melancia com a atuação anti-inflamatória dos chamados triterpenos. Da mesma forma, o betacaroteno e o licopeno encontrados neste suco, em níveis tão elevados, são responsáveis pelos seus efeitos positivos sobre a artrite e outras condições inflamatórias.

Leia Também: Como fazer um chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Desintoxica o corpo

Esse suco doce é conhecido pelo seu potencial de desintoxicação, por impulsionar os rins a funcionarem em alta velocidade e por reduzir o nível de amônia e ácido úrico no corpo, o que ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.

O que Procura?
Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana): Benefícios Para a Saúde e Informação Nutricional

Leia Também: 10 Poderosos Remédios Caseiros Para Pedras nos Rins

Melhora a Visão

O licopeno é encontrado neste suco em grandes quantidades e, este antioxidante é bem conhecido por diminuir o estresse oxidativo nos olhos, ajudando a prevenir a degeneração macular e retardando o aparecimento das cataratas.

Previne o câncer

Os flavonóides e carotenóides encontrados nesta fruta tropical são capazes de neutralizar os radicais livres antes que estes possam causar mutação celular e, diminui o progresso das células de câncer no organismo.

Problemas na Bexiga

O seu efeito como diurético natural é maravilhoso para problemas renais e da bexiga. Beber suco de casca de melancia também pode ajudar a quebrar as pedras nos rins, favorecendo a sua eliminação.

Prisão de Ventre

Beba um copo grande deste suco para aliviar a constipação intestinal. É muito eficaz em ajudar na eliminação de resíduos.

Eletrólitos

É uma fonte rica em vários minerais e ajuda a repor os eletrólitos perdidos após um bom treino. Ao mesmo tempo, ele também ajuda a reduzir a dor muscular e aliviar cãibras musculares.

Retenção de líquidos

A sua acção diurética ajuda a eliminar o excesso de fluidos do corpo, reduzindo a retenção de água, especialmente para as mulheres durante o ciclo menstrual e em mulheres grávidas.

Câncer da próstata

O Licopeno (oriundo das melancias vermelhas), tem sido extensivamente estudado pelo seu papel anti-oxidante e propriedades de prevenção contra o cancro. Relata-se ser especialmente protetor contra o cãncer da próstata.

Efeitos colaterais

Embora se evidenciem muitos benefícios, beber o suco de melancia em excesso pode representar certos riscos, incluindo complicações cardiovasculares e reações alérgicas, entre outros.

Problemas cardíacos

Por conter elevados níveis de potássio, há alguns casos em que uma quantidade excessiva deste suco pode causar batimentos cardíacos irregulares e uma rápida queda da pressão arterial.

Diabetes

O suco de melancia não deve ser consumido por diabéticos por ser rico em açúcares naturais, podendo levar a um pico de açúcar no sangue, já que algumas das atenuantes fibras alimentares da melancia não estão presentes no suco.

O que Procura?
As 10 Frutas Secas / Desidratadas Mais Ricas em Proteínas

Leia Também: 10 Surpreendentes Frutas com Baixo Índice Glicêmico para Diabetes

Alergias

Existem alguns casos de reação alérgica à melancia, embora seja bastante raro, e geralmente se manifesta como um desconforto gastrointestinal, náuseas ou vômitos. Portanto, consuma sempre com moderação, independentemente do seu estado alérgico.

Referências

http://jn.nutrition.org/
http://eprints.abuad.edu.ng/850/
https://www.researchgate.net/
http://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://academic.oup.com/
http://www.tandfonline.com/

07. dezembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *