Suco de Uva Integral: Benefícios para a Saúde, Informações Nutricionais e Como Fazer

Beber um delicioso copo de suco de uva natural pode ser extremamente prazeroso.

Além de saborosa, a bebida também oferece alguns nutrientes essenciais e que podem proporcionar vários benefícios para a saúde.

Suco De Uva Integral

O que é o suco de uva integral?

O suco de uva integral nada mais é do que o líquido extraído das uvas, que possuem o nome científico Vitis vinifera.

Considerando que existem dentre 5.000 a 10.000 subespécies diferentes e de uvas, cada tipo de suco pode ser ligeiramente diferente, principalmente se for feito em casa.

O suco de uva é uma bebida popular entre adultos e crianças. Porém, boa parte das versões industrializadas está repleta de açúcar, o que a deixa definitivamente menos saudável.

Já o suco de uva caseiro (100% natural e integral)  propicia muitos dos mesmos benefícios (um número surpreendentemente elevado) do vinho e da própria fruta (crua) para a saúde.

Embora a concentração de nutrientes do suco seja menor do que aquela encontrada nas uvas puras, ele pode ser usado em tortas ou se transformar em uma deliciosa bebida para gerar um excelente impulso energético.

A maioria dos sucos de uva é feito a partir de uvas pretas, roxas, que contêm um maior nível de antioxidantes. Mas as uvas claras, verdes e vermelhas também são usadas em diferentes preparos de sucos.

Nutrientes do suco de uva

O suco de uva é rico em vitamina C (uma xícara oferece mais de 100% da exigência diária) e fibra dietética.

Ele também contém níveis significativos de ferro, cálcio e proteína. 1 xícara de suco contém cerca de 150 calorias e quase nenhuma gordura.

Possui ainda altos níveis de antocianinas, taninos, resveratrol e outros compostos fenólicos — todos eles agem como antioxidantes no organismo.

Benefícios do suco de uva

Suco De Uva Natural

Entre os diversos benefícios proporcionados pelo suco de uva estão a regulação da pressão arterial; melhora da qualidade da pele, da saúde do cabelo, do sistema imunológico e da saúde cognitiva; a prevenção do câncer, entre outros.

Cuidados com a pele

Com a abundância de antioxidantes, esse suco é uma excelente opção para prevenir os sinais de envelhecimento e melhorar a aparência da pele.

O consumo regular do suco de uva natural ajuda a prevenir rugas e outras marcas do envelhecimento, além de acelerar os processos de cicatrização e desaparecimento de manchas.

Melhora as funções cerebrais

As antocianinas e o resveratrol, encontrados no suco da fruta, estão vinculados à melhora da cognição, reduzindo o estresse oxidativo.

Esses antioxidantes diminuem a deposição de placa e ajudam a prevenir doenças, como o Alzheimer e o Parkinson.

Previne o câncer

Os antioxidantes mencionados acima também estão diretamente ligados à prevenção do câncer, já que eles neutralizam os radicais livres que levam à mutação celular, promovendo também a apoptose em células cancerosas.

Regula a pressão arterial

Com uma pequena quantidade de fibra dietética e um nível saudável de potássio, o suco de uva é ótimo para melhorar a saúde do coração e reduzir a pressão arterial, protegendo-o contra a aterosclerose e ataques cardíacos, além de evitar acidentes vasculares cerebrais, entre outros.

Cuidados com os cabelos

Enquanto algumas pessoas simplesmente bebem o suco, outras o aplicam diretamente sobre o couro cabeludo, a fim de amenizar problemas inflamatórios.

A concentração de nutrientes e minerais pode ajudar a melhorar a saúde do folículo, assim como o brilho das madeixas.

Perda de Peso

Este suco é rico em vitamina C e ajuda a acelerar o metabolismo do corpo. É um desintoxicante extraordinário, muito eficaz para o fígado.

Pegue num pequeno cacho de uvas pretas, lave-o corretamente e, em seguida, coloque-as num liquidificador para extrair o seu suco.

Pode beber o suco como ele é ou dilui-lo com um pouco de água.

Beber suco de uva todos os dias ao pequeno almoço, vai ajudar na perda de peso.

Aumenta a energia

Há um nível surpreendentemente elevado de carboidratos no suco do fruto, transformando em uma excepcional bebida energética.

Um copo ou dois do suco podem mantê-lo pela manhã ou à tarde. Mas como esses açúcares naturais costumam ser absorvidos rapidamente pelo organismo, cuidado com a queda inevitável de açúcar no corpo!

Como preparar um suco de uva integral?

Muitas pessoas optam por fazer o seu próprio suco de uva caseiro. Desse modo, você evita todo aquele açúcar extra que normalmente é adicionado nas bebidas industrializadas.

Passo 1 — colha as uvas ou compre-as no mercado ou feira.

Passo 2 — enxague e retire cuidadosamente os talos das uvas.

Passo 3 — passe as uvas num liquidificador.

Passo 4 — de seguida coloque-as em uma panela e deixe-as fervendo na água por aproximadamente 10 minutos.

Passo 5 — coloque uma peneira ou um morim em outra panela grande.

Passo 6— despeje as uvas sobre uma peneira ou morim. Deixe-as ali por várias horas até que todo o suco seja filtrado.

Passo 7 — conserve o suco em jarras fechadas e o mantenha-o na geladeira até que ele esteja pronto para ser consumido!

Referências

http://circ.ahajournals.org/
http://pubs.acs.org/
http://www.sciencedirect.com/
http://ajcn.nutrition.org/
http://jn.nutrition.org/
http://pediatrics.aappublications.org/
https://www.spandidos-publications.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *