Surdez Infantil

A surdez infantil é um problema que não ocorre com muita frequência, mas no entanto também não é tão raro assim.

Este problema caracteriza-se pela perda de capacidade auditiva por parte do bebê, por diversos motivos.

As Doenças crônicas, por exemplo, poderão estar na origem do problema. A Sinusite crônica é um dos exemplos dessas doenças crônicas.

Para além desta, as otites poderão também ser capazes de provocar surdez ou pelo menos perda parcial de capacidade auditiva.

A má utilização de cotonetes e a falta de alguns cuidados de higiene auditiva poderão igualmente propiciar o aparecimento de surdez infantil.

É especialmente importante estarmos atentos a este problema, já que a criança poderá estar com surdez e nós não darmos conta desse problema por diversos motivos, sendo que por vezes não é um problema fácil de detectar.

No entanto, há alguns sinais aos quais deveremos estar atentos. Nomeadamente dificuldades da criança ao nível da fala e da escrita, bem como um tom de voz muito elevado e o insucesso escolar poderão ser alguns dos sinais que indicam a presença de surdez infantil.

Existem alguns exames médicos que permitem comprovar de forma concreta a existência de um problema, sendo que a audiometria é um exame não indicado para crianças (exame geralmente realizado apenas em adultos).

No entanto, poderá fazer-se o diagnóstico através do teste da orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, um famoso teste médico para avaliar a capacidade auditiva das crianças.

Estes exames permitem saber exactamente qual a incapacidade auditiva que o bebê tem. Isto é importante porque alguns casos são revertíveis caso sejam detectados atempadamente.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *