Tabaco e Saúde

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 11 de março de 2011

Tabaco – Fumar e os Riscos para a sua Saúde:

O tabagismo é a principal causa de doenças e de morte, em todo o Mundo e também em Portugal. Os fumadores têm mau hálito e mau cheiro, a pele enruga mais cedo. Correm riscos maiores de cancro, doenças do coração e pulmões. Os homens arriscam-se a ter menos erecção.

Fumar e a sua saúde

O hábito de fumar é a principal causa de doenças e de morte nos Estados Unidos. Vinte e cinco por cento dos americanos fuma cigarros. Anualmente, milhões de crianças e adultos começam a fumar cigarros. Cerca de 400 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças provocadas pelo tabaco.

Em Portugal o número de fumadores é mais alto do que na América: cerca de 29 por cento e a tendência é para subir: temos de longe os cigarros mais baratos da União Europeia, não apenas em valor absoluto mas também em comparação com o nosso nível de vida. Igualmente temos uma das legislações mais permissivas do Mundo em matéria de venda de cigarros a menores através de máquinas de distribuição automática, permitidas (incentivadas?) em locais públicos, de grande circulação.

As pessoas que fumam morrem mais cedo que aqueles que não fumam. O risco de doenças aumenta se fumar muito, se inalar profundamente ou se fumar há muitos anos.

Porque é que os cigarros são prejudiciais?

Os cigarros incluem químicos venenosos que passam para os pulmões quando inala o fumo. Tosse, tonturas, e ardor dos olhos, do nariz e da garganta são sinais precoces de que o tabaco o(a) está a afectar. Fumar aumenta os riscos para a saúde se tiver diabetes, uma pressão arterial alta, ou um nível alto de colesterol. Os problemas a longo prazo que derivam do facto de fumar estão descritos a seguir.

Cancro:

Os fumadores podem ter cancro. Fumar cigarros pode desempenhar um papel importante em 40% da totalidade de cancros. O cancro do pulmão é o tipo de cancro mais comum provocado pelo facto de fumar. Um fumador tem um risco maior de ter cancro dos lábios, da boca ou das cordas vocais. Os fumadores também têm um maior risco de ter cancro no esófago, no estômago, nos rins, no pâncreas, no cérvix, na bexiga e na pele.

Doenças do coração e dos vasos sanguíneos:

Tem maiores probabilidades de vir a ter problemas de saúde se já tiver problemas cardíacos ou dos vasos sanguíneos e continuar a fumar. A nicotina no tabaco provoca o aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea. Os vasos sanguíneos nos braços e nas pernas contraem-se e apertam devido à nicotina no fumo do cigarro. O fumo do cigarro pode danificar o revestimento das artérias cardíacas e dos outros vasos sanguíneos.

Também pode encontrar monóxido de carbono no fumo dos cigarros. Este é um gás prejudicial que entra no sangue e diminui a quantidade de oxigénio que passa para o coração e para todo o corpo. O endurecimento das artérias é mais frequente nos fumadores que nos não fumadores. Isto pode aumentar a probabilidade de um ataque cardíaco. Quantos mais cigarros fumar maior será o risco de ter um ataque cardíaco.

Doenças dos pulmões:

Quanto mais cedo começar a fumar, maior será o risco de ter doenças dos pulmões. Muitos fumadores têm uma tosse provocada pelos químicos no fumo. Estes químicos afectam os cílios (cabelos muito pequenos) que revestem os brônquios e ajudam a remover a sujidade e os desperdícios. Dependendo da quantidade de cigarros que fuma, os seus pulmões ficam cinzentos e “sujos” em vez de cor-de-rosa e saudáveis.

A bronquite crónica é uma afecção grave dos pulmões muitas vezes provocada pelo facto de fumar. Um enfisema é uma afecção dos pulmões a longo prazo que pode ser provocada pelo facto de fumar. Se fumar estará a piorar possíveis sintomas de asma. Se fumar, tem um risco maior de ter constipações, pneumonia ou outras infecções dos pulmões.

Doenças gastrointestinais:

O facto de fumar cigarros pode provocar-lhe úlceras pépticas. Uma úlcera péptica é uma ferida aberta no estômago ou no duodeno. O duodeno faz parte do intestino. Uma úlcera péptica também pode chamar-se úlcera gástrica ou úlcera duodenal. Fumar também lhe pode provocar refluxo gastroesofágico. Isto acontece quando tem um retorno de ácido do estômago para o esófago (tubo de alimentação).

Outros problemas:

Desvantagens – A seguir estão alguns problemas que podem ser provocados pelo facto de fumar:

– Mau hálito.
– Mau cheiro na roupa, no cabelo e na pele.
– Custo. Poupará dinheiro se optar por deixar de fumar.
– A pele começa a enrugar mais cedo que o normal, normalmente na face.
– Maior risco de fracturas nos ossos, como por exemplo na anca, no pulso ou na coluna.
– Aumenta o risco de ter um incêndio, como por exemplo se adormecer com um cigarro aceso.
– Diminui a capacidade de praticar desportos ou de executar actividades físicas, devido a dificuldades respiratórias.
– Problemas com a erecção, no caso dos homens.
– Problemas de insónia.
– Garganta inflamada.
– Manchas nos dentes.

As mulheres que fumam:

Pode ter um maior risco de sofrer um ataque cardíaco ou uma trombose se fumar e consumir pílulas contraceptivas. O risco é mais grave se tiver 35 anos de idade, ou se for mais velha. O risco de ter um aborto ou de nascer um bebé morto é maior se estiver grávida e fumar. Os bebés que nascem de mães que fumam costumam pesar menos. Pode ter mais dificuldades em engravidar se for fumadora. As mulheres que fumam têm um risco maior de virem a sofrer de osteoporose. Esta também é conhecida como “ossos quebradiços.”

Existem riscos se fumar charuto ou cachimbo?

Os riscos para as pessoas que fumam charutos ou cachimbos são diferentes em relação às pessoas que fumam cigarros. Existe o risco de ter cancro da boca, do lábio, da laringe (cordas vocais) ou do esófago por fumar charuto ou cachimbo.

Quais são os riscos de usar rapé ou tabaco de mascar (“tabaco sem fumo”)?

As pessoas que usam rapé ou que mascam tabaco têm um risco acrescido de ter cancro da boca.

O que é um fumador passivo?

O fumo do cigarro é perigoso para as outras pessoas. Ao efeito que o fumo tem nos não fumadores chama-se o efeito de “fumador passivo.” Os não fumadores expostos ao fumo do tabaco têm riscos de saúde sensivelmente semelhantes aos dos fumadores. As crianças que estejam perto do fumo do tabaco podem ter mais constipações, otites ou outros problemas respiratórios.

Porque é que devo deixar de fumar?

As vantagens de deixar de fumar são imediatas. A sua noção de sabor e de cheiro melhoram. O seu corpo, as roupas, o carro deixam de cheirar a fumo de tabaco. As suas hipóteses de ter cancro serão menores quando comparadas com uma pessoa que não deixa de fumar. Enquanto antigo(a) fumador(a), viverá mais tempo que uma pessoa que continua a fumar. As mulheres que deixam de fumar antes de engravidar quase que eliminam o risco de terem um bebé pequeno. Diminuirá os riscos de saúde para os não fumadores se deixar de fumar. Ao deixar de fumar também estará a poupar dinheiro.

Qual é a melhor forma de deixar de fumar?

Cerca de 80% dos fumadores tentaram deixar de fumar pelo menos uma vez. A maioria das pessoas que tenta deixar de fumar atravessa uma série de etapas. A seguir estão descritas as fases que pode percorrer para deixar de fumar:

– Pensar em deixar de fumar.
– Decidir-se a deixar de fumar num determinado dia.
– Deixar de fumar.
– Permanecer com sucesso como ex-fumador.
– Deverá ser forte para deixar de fumar. Quando decidir deixar de fumar, pode pedir ajuda ao seu médico ou a outras pessoas.
– Aprenderá que existem muitas formas de deixar de fumar. Fale com o seu médico sobre o melhor método de tratamento para abandonar o seu vício.

Ler Também:

Deixar de Fumar – Informações Úteis, Dicas, Sintomas de Stress e Ansiedade, Hipnose e os Efeitos de Deixar de Fumar.

  • Vagina Saudável E Vagina Com Candidíase
  • Conheça As Principais Causas Do Corrimento Branco, Grosso E Pegajoso E Aprenda O Significado De Cada Tipo De Consistência
  • Sinais De Que Você Deve Ir Ao Ginecologista
  • Entenda O Que Significa Cada Cor De Corrimento Vaginal E Como Tratar
  • + Saúde Íntima

    + Dieta e Nutrição

    -->