Tahini: 12 Benefícios Incríveis da Pasta de Gergelim para a Saúde - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Tahini: 12 Benefícios Incríveis da Pasta de Gergelim para a Saúde

O Tahini é um condimento extremamente delicioso usado para adicionar um sabor único às nossas receitas, além de proporcionar uma série de benefícios surpreendentes na nossa saúde!

Tahini, 12 Benefícios Para A Saúde Surpreendentes

O Que É o Tahini?

Tahini (Taíne, tahine, tahiné) é um condimento proveniente do Oriente Médio feito a partir das sementes de gergelim (sésamo) descascadas.

É usado à milhares de anos, pelos povos do norte da África, Grécia, Israel, Turquia, Iraque, e considerado na realeza, um alimento digno dos deuses.

É frequentemente usado em crudités de legumes e outras receitas, no entanto, é em 2 pratos bem conhecidos no Mediterrâneo, o Homus (húmus), Baba ghanoush (babaganuche) e Halva, que se destaca como ingrediente principal.

Tem um sabor rico a sementes de gergelim, mas o facto das sementes serem muitas vezes tostadas primeiro, confere ao molho um sabor mais agradável e terroso.

O Tahini é preparado de muitas formas diferentes e usado de inúmeras maneiras, dependendo da culinária de cada país.

No entanto, o seus benefícios para a saúde são inegáveis, principalmente quando comparado com outros tipos de molhos, com alto teor de gordura saturada, e sem qualquer valor nutricional.

Informação Nutricional

Quando se trata de nutrição, o tahini é rico em ácidos gordos benéficos, incluindo ômega-3 e ômega-6, bem como boas quantidades de proteína, potássio, manganês, cálcio, ferro, sódio e fibra alimentar.

Uma única colher de sopa, oferece quase 90 calorias, 12% da ingestão de gordura necessária diariamente, na sua maioria gordura monoinsaturada e poliinsaturada.

Existe também uma boa quantidade de fibra no creme, aproximadamente 5% da necessidade diária numa colher de sopa. A pasta de semente de gergelim é relativamente baixa em carboidratos (1%), tornando-a uma fonte rica em proteínas e baixa em carboidratos, excelente para os vegetarianos.

Benefícios do Tahini Para A Saúde

Tahini é Um Condimento Proveniente Do Oriente Médio Feito A Partir Das Sementes De Gergelim (sésamo)

Os principais benefícios do tahini para a saúde incluem os seus efeitos positivos sobre o equilíbrio hormonal,  melhora a absorção de ferro, o tom da pele, a densidade mineral óssea, o tônus ​​muscular, entre outros.

Rico em Gorduras Saudáveis ​​e Aminoácidos

Em comparação com outras nozes e sementes, as sementes de gergelim (sésamo) têm um dos maiores teores de óleo por peso – e é por isso que o tahini é excepcionalmente macio e sedoso quando comparado a outras manteigas (como amendoim ou manteiga de amêndoa).

As sementes de gergelim contêm até 55% de óleo e 20% de proteína, dai serem conhecidas por fornecerem gorduras saudáveis e algumas aminoácidos essenciais (os blocos de construção das proteínas). ( 2 )

Pode beneficiar a saúde do coração, as saúde hormonal, a pele, mesmo quando usado em pequenas quantidades. A maior parte da gordura das sementes de gergelim é gordura poliinsaturada, e uma pequena quantidade é monoinsaturada e saturada. Cerca de 50% a 60% da gordura presente no tahini é composta de dois compostos benéficos: a sesamina e a sesamolina.

A pasta também contém compostos fenólicos, ácido linoleico, ácido oleico, gama-tocoferol, e aminoácidos incluindo: lisina, triptofano e metionina.

Pressão sanguínea

Existe uma quantidade moderada de potássio na pasta, bem como outros antioxidantes que podem ajudar a diminuir a inflamação e a pressão sanguínea. Com os sintomas de hipertensão eliminados, reduz também o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e AVC.

Equilíbrio Hormonal

Os fitoestrogênios encontrados nas sementes de gergelim podem ter efeitos importantes na saúde das mulheres, especialmente as que estão a passar pela menopausa. Quando a mulher consome alimentos estrogênicos durante esta fase, o corpo fica menos propenso a flutuações hormonais.

Saúde da pele

Sabe-se que os ácidos graxos ômega-3 possuem algumas propriedades antioxidantes, assim como algumas das vitaminas e minerais presentes no condimento. Esta presença pode ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo, aliviando os sintomas de psoríase, eczema e acne, bem como rugas e manchas da idade!

Facilita a Absorção de Nutrientes

Estudos descobriram que os altos níveis de aminoácidos e vitaminas encontrados nesta pasta popular são capazes de aumentar a absorção de nutrientes no intestino, o que significa um update extremamente positivo na saúde.

Artrite

Os ácidos gordos ômega-3 são conhecidos por ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo, incluindo as articulações, o que torna este condimento uma mais valia para aqueles que sofrem de artrite.

Densidade mineral óssea

Com um perfil mineral diversificado, incluindo cobre, fósforo, cálcio e ferro, este condimento pode ajudar a aumentar a densidade óssea e prevenir a osteoporose.

Perda de peso

Embora o tahini seja rico em calorias, também é fortemente apinhado de nutrientes importantes que podem estimular o metabolismo e ajudar nos esforços de perda de peso.

Colesterol

Apesar do tahini ser um pouco elevado em gordura, a maioria são gorduras boas, incluindo gorduras monoinsaturadas, que podem melhorar o perfil lipídico. Em cada 1 grama de gordura saturada, existem 6,5 gramas de gorduras mono e poliinsaturadas.

Melhora o tônus muscular

Existe uma quantidade decente de proteína nesta pasta de semente de sésamo, que pode acelerar o processo de desenvolvimento e crescimento muscular.

Saúde do cérebro

Vários estudos associaram os ácidos graxos ômega-3 à redução da inflamação no cérebro e a um menor risco de doenças neurodegenerativas.

Fonte de Ferro

As pessoas que necessitam aumentar os níveis de ferro podem incluir o tahini na sua dieta, pois 1 colher de sopa da pasta tem quase 2,5 mg de ferro. Este benefício é especialmente positivo em pessoas que têm anemia, que é um distúrbio caracterizado por baixos níveis de ferro, níveis reduzidos de glóbulos vermelhos e fadiga.

Melhora o sistema imunológico

O Tahini é uma potência mineral que estimula e fortalece o sistema imunológico. O alto teor de zinco, selênio, ferro e cobre presentes, ajudam a combater infecções virais e bacterianas.

O zinco, o ferro e o cobre facilitam a produção de glóbulos brancos que combatem os germes e bactérias. O selênio tem a capacidade de apoiar as enzimas no corpo para que estas consigam liberar anticorpos.

ESCOLHA DO EDITOR Curcumina: os 10 Benefícios do Ingrediente Secreto da Açafrão-da-Terra (Cúrcuma)

Usos

12 Usos Incríveis Que O Tahine Pode Ter Na Saúde

É extremamente fácil adicionar o tahini na dieta, seja como molho, cobertura para pratos, ou simplesmente como condimento. O sabor único desta pasta maravilhosa combina bem com pratos doces e salgados. Pode ser usado de várias formas, basta sermos criativos:

Saladas: Muitas pessoas optam pelo tahini para temperar saladas, em vez dos temperos tradicionais, azeite e vinagre.

Sanduíches: É maravilhoso para usar em sanduíches e barrar torradas.

Sopas: VPode adicioná-lo a sopas.

Dips (molhos para mergulhar petiscos): Use em pratos de carne, crudites ou batatas fritas.

Lanche pós-treino: É um excelente reforço de proteína que pode ser usado em smoothies (batidos) pós-treino.

Sobremesas: Pode ser usado como cobertura para sobremesas.

Referências

https://hrcak.srce.hr/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://www.ajol.info/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://pubs.acs.org/
https://www.sciencedirect.com/
https://ndb.nal.usda.gov/

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade