Tatuagens e Piercings - Estúdio Tattoo e Piercing Piranha
Fotos Antes e Depois

Tatuagens e Piercings

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

As Tatuagens e os Piercings são um tema bastante actual, vieram para ficar e fazem parte do quotidiano de milhares de pessoas no nosso país e planeta. Estão presentes na escola, no trabalho, nos jogadores de futebol preferidos, na banda musical do momento, etc… A Studiobox foi ouvir Pedro Dias, proprietário do Estúdio Tattoo & Piercing Piranha e tentar perceber um pouco melhor esta área e perceber as tendências que se avizinham…

Olá Pedro, fala-nos um pouco do teu estúdio, a PIRANHA.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a oportunidade de poder divulgar o nosso trabalho na vossa revista, é com muito prazer que vos falo do nosso estúdio. A Piranha existe há 2 anos e foi fundada por mim e pelo meu irmão Nando. Este é um projecto que abraçámos com dedicação e com o objectivo de ser um dos melhores estúdios do nosso País. Actualmente é dos estúdios mais conceituados na Zona Centro e temos procura de clientes de todas as zonas do país.

Quantos profissionais têm neste momento a trabalhar no estúdio?
Inicialmente começámos com um tatuador, o Sandro Bendig natural da Alemanha, e neste momento contratámos um segundo tatuador chamado Sebastian, que é natural da Argentina.

Poderemos considerar que a aposta na PIRANHA foi positiva?
Sim, sem dúvida, a Piranha começou muito devagar, à medida que fomos construindo a nossa reputação fomos aumentando as ofertas e, neste momento, reforçámos a equipa de trabalho com o Sebastian, que veio para tatuar e implantar os piercings, uma vez que tem um grande currículo nesta área.

Que tipo de trabalhos são mais procurados no vosso estúdio?
Essencialmente trabalhos pequenos e trabalhos artísticos. Ambos os tatuadores poderão efectuar este tipo de trabalhos, no entanto a aposta principal em 2 tatuadores prende-se com a necessidade de procurar a perfeição em cada estilo de trabalho.

Depreende-se que os estilos de trabalho são diferentes para o Sandro e para o sebastian?
Sim, totalmente. O Sandro tem um estilo Dark , Biomecânico e também trabalha muito bem o realismo e os retratos. Quanto ao Sebastian é mais comercial e adora todo o trabalho Oriental. Mas como tinha referido antes, qualquer um dos dois poderá efectuar qualquer trabalho.

Que serviços estão disponibilizados na PIRANHA?
Nas tatuagens desenhamos e fazemos qualquer trabalho, criamos originais, fazemos Cover Ups (tapamos trabalhos mal executados ou que as pessoas já se tenham cansado), Free hand (trabalho livre ao critério do tatuador), etc… Em piercing implantamos em todo o corpo humano, fazemos dilatações das orelhas, etc…. Vendemos todo o tipo de piercings, em todo o tipo de materiais, vendemos acessórios para os piercings (bolas, spikes, etc…), vendemos anéis de aço cirúrgico e complementos de moda diversos.

Sente-se uma preocupação maior dos clientes com aspectos higiénicos?
Sem dúvida alguma e ficamos imensamente felizes por isso suceder. Os clientes estão cada vez mais bem informados acerca dos riscos de saúde e de como deverão estar equipados os estúdios para lhe oferecerem confiança. No nosso estúdio temos uma sala individual de piercing, outra individual de tatuagem e uma sala de esterilização para evitar as contaminações cruzadas. Para além disso dispomos de Ultra sons para lavar os materiais e um Autoclave classe B para garantir um processo de esterilização 100% seguro e eficaz.

Qual o motivo de as tatuagens perderem a intensidade da côr?
Esse factor deve-se a dois motivos principais, ao pigmento usado e ao método de cicatrização. Quanto ao pigmento, existem no mercado diversos tipos de pigmento, uns com mais qualidade do que outros. O pigmento que geralmente perde intensidade, de origem vegetal, pigmento que tem tendência a aclarar e a desbotar as suas cores. Por sua vez, o pigmento orgânico consegue perdurar as cores durante muito mais tempo e as cores realçam mais, algo que agrada aos nossos clientes.

Presume-se então que existem muitos pigmentos no mercado com qualidade duvidosa?
Sim, infelizmente é verdade, muitos estúdios de tatuagem cometem o erro de não procurar o melhor pigmento em detrimento do preço, algo que não se pode aceitar. No estúdio PIRANHA procuramos trabalhar sempre com os melhores pigmentos e neste momento trabalhamos com 2 marcas certificadas made in USA que são líderes de mercado a nível mundial… Mas obviamente que de nada servirá usar o pigmento certo se o profissional não souber tirar partido dos pigmentos, das técnicas de utilização, etc…

E em relação ao segundo ponto, o método de cicatrização?
Relativamente aos métodos de cicatrização, este é um tema muito importante porque esta é uma fase decisiva para que a tatuagem fique perfeita. De nada vale trabalhar com a máxima perfeição se o cliente não assumir com responsabilidade o tratamento prescrito de aftercare, se isto não acontecer o trabalho que foi feito irá por água abaixo…

Mas esse tratamento é prescrito pelo tatuador ou pela farmácia?
Usualmente é cometido um grande erro na fase de cicatrização, os clientes após se terem tatuado dirigem-se a uma farmácia para comprar algum produto para cicatrizar a pele. Não tendo nada contra as farmácias que muito respeitamos, o tratamento de uma tatuagem obedece a alguns critérios muito importantes e sobretudo muito específicos. Repare, uma tatuagem é um ferimento com 2mm de profundidade, um ferimento que necessita de alguns cuidados especiais, para que cicatrize de uma forma o mais natural possível e sobretudo para que não altere em nada a côr da tatuagem. Ora, o que acontece é que na farmácia são receitados produtos com composições químicas que aceleram o processo de cicatrização e que na maioria dos casos alteram as tonalidades das cores originais do trabalho.

Então como se poderá cicatrizar uma tatuagem sem que isto aconteça?
Os clientes têm de ouvir os profissionais que os tatuam, eles melhor do que ninguém sabem como cicatrizar a pele e são eles os principais interessados em que as tatuagens fiquem perfeitas, afinal é a arte deles que “anda a circular“ no corpo dos clientes, é a forma ideal de promover o seu trabalho. O mundo da tatuagem está a evoluir de uma forma muito rápida e existem neste momento produtos como o “TATTOO GOO “ elaborados num laboratório por um farmacêutico que têm uma composição 100% natural e que foram fabricados exclusivamente para tratar, cicatrizar e hidratar uma pele tatuada.

Deduzimos que no seu estúdio trabalha com estes produtos?
Sim trabalhamos. Repare, a TATTOO GOO é uma multinacional Americana que é líder Mundial de venda de aftercares para tratar Tatuagens e Piercings. Estamos a falar de um produto que vende biliões de embalagens em todo o Mundo. Eu no nosso estúdio procuro oferecer a máxima qualidade e também culturizar o nosso cliente o mais possível, porque uma Tatuagem é algo de muito especial, algo que tem um carácter definitivo, algo para a vida… Partindo do principio de que o cliente procura no nosso estúdio o melhor para o seu corpo, apenas poderíamos oferecer o melhor produto de cicatrização, um produto com provas em todo o Mundo.

Relativamente ao Bodypiercing, esta é uma área polémica, há quem defenda que não se devia perfurar o corpo humano?
Na nossa área existem e existirão sempre correntes de opinião desfavoráveis, preconceitos ridículos e xenófobos, algo que vamos combatendo e que felizmente está a mudar. Defendo isso sim, que os clientes não deverão perfurar o seu corpo em qualquer estúdio, uma vez que nem sempre encontrarão um profissional credenciado, com cursos de técnicas de perfuração e com experiência para saber como furar e onde furar. Na nossa área, os cursos são leccionados por cirurgiões, as técnicas de trabalho são muito avançadas e dispomos de profissionais com muita experiência nesta área.

Qual o motivo de alguns piercings infectarem?
Para além da questão da higiene do local existe um motivo principal para que isto suceda, a qualidade da jóia. No mercado existem vários tipos de material que poderão ser implantados e apenas um poderá garantir um trabalho 100% seguro e eficaz, o Titânio Puro. Para que os clientes entendam, poderemos implantar com Aço Cirûrgico, Titânio de Aleação (até 90% de pureza), teflon, ouro, prata, etc…. Todos eles poderão provocar uma alergia, infecção, irritação, etc. , embora todos eles sejam legais. Para combater este problema, o conselho que deixo a todos os clientes é que implantem Titânio Puro, titânio que não contém níquel, alumínio, vanadio e outras substâncias que contêm toxicidade.

Como poderemos distinguir um material do outro, sinceramente as jóias são todas muito parecidas?
Ainda bem que foca este ponto, aí é que reside o grande problema. Para combater o material de fraca qualidade os clientes devem exigir sempre os certificados de qualidade, só esses certificados poderão comprovar a qualidade dos piercings. A marca com que trabalhamos, a implantação, conseguiu ser mais original, para além de oferecer um certificado de qualidade individual por cada jóia, gravou o nome da marca “ ZINOVA” nas jóias a Laser, evitando falsificações de produto e garantindo a máxima qualidade aos
clientes.

SE IMPLANTAR UM PIERCING ZINOVA GARANTE ENTÃO QUE O PIERCING NÃO INFECTA?
Aquilo que nós garantimos é que o Titânio tem um grau de pureza de 99,80%, que é fabricado na Suiça e que é o material com mais bio compatibilidade que existe no mercado. Partindo do pressuposto de que os clientes não andam a mexer no ferimento constantemente com as mãos sujas e que mais uma vez curam e cicatrizam como lhes é aconselhado, garantidamente não irão ter problemas.

Que serviços são mais procurados na PIRANHA?
Em relação a piercings um pouco de tudo, uma vez que perfuramos todo o corpo humano. Neste momento estamos a ter bastante procura de dilatação de orelhas, algo que era impensável há uns tempos atrás. Brevemente iremos começar a oferecer o serviço de micro dermal (implantes por baixo da pele), algo que julgo virá a ser a grande novidade. Em relação às tatuagens, depende muito das modas. Inicialmente foram as tribais, depois os nomes em Chinês e Árabe, em 2010 prevemos muita procura para trabalhos com cores. De qualquer forma, julgo que a cultura está a enraizar e noto com satisfação que as pessoas procuram algo mais criativo, mais original. Recordo que temos 2 tatuadores residentes na PIRANHA que desenham, portanto será sempre mais valioso criar originais, algo que nunca encontrarão em nenhum Book ou noutra pessoa.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *