Telemedicina em diabéticos - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Telemedicina em diabéticos

Atualizado em 13 Janeiro 2018

França testa telemedicina em diabéticos

Em França, está a ser experimentada a utilização de um sistema electrónico de auxílio aos diabéticos e profissionais de saúde.

Controlo de diabetes através de telemóvel:

Colocado num telemóvel, o dispositivo emite alertas e indica as doses de insulina a administrar, ao mesmo tempo que envia para o médico um relatório.diabetes

Seguir os doentes à distância parece ser a aposta de França para melhorar a saúde de doentes crónicos, que se contam em milhões (15 milhões de franceses sofrem de doenças crónicas, como diabetes, asma e bronquite). Com recurso às novas tecnologias, o país está a testar um sistema de telemedicina que, nuns casos permite emitir alertas para os médicos, automaticamente, quando é detectado um problema de saúde. Noutros casos, será possível fazer uma gestão do tratamento do doente.

Em teste
O jornal Le Figaro, de dia 31 de Agosto, conta que o sistema começou a ser testado com um aparelho destinado aos diabéticos insulinodependentes. Este foi desenvolvido pela Associação de Língua Francesa para o Estudo da Diabetes e das Doenças Metabólicas (Alfediam, na sigla francesa) e consiste na introdução, num PDA, de um dispositivo que calcula as doses de insulina a injectar através da análise dos níveis de glicemia. Simultaneamente, faz um registo, que envia ao médico do doente. O clínico acompanha, assim, a todo o momento, o processo e, através de um simples telefonema, por exemplo, pode fazer recomendações ao seu doente.
O teste-piloto de controlo de diabetes através de telemóvel deste sistema de telemedicina começou há cerca de seis meses e envolve 180 doentes que mostravam problemas de controle da doença. Os resultados finais deverão ser conhecidos nas próximas semanas, mas para já o médico responsável pelo ensaio mostra-se optimista. Aguarda, no entanto, apoio, estatal ou outro, pois o custo deste sistema (para além do telefone) ronda os 280 euros por ano, por diabético.

Ler Também:

Diabéticos – Cuidados com os Pés

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade