Terapia Fotodinâmica para o Tratamento das doenças periodontais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Terapia Fotodinâmica para o Tratamento das doenças periodontais

Terapia Fotodinâmica para o Tratamento das doenças periodontais

A terapia fotodinâmica tem sido considerada como uma alternativa aos agentes antimicrobianos, como por exemplo aos antibióticos, para suprimir espécies bacterianas subgengivais e atuar como um tratamento adjuvante ao tratamento convencional da doença periodontal.

Clinicamente, as bactérias da placa dental estão dispostas em uma massa densa e autoprotetora denominada biofilme. Quando as bactérias estão nesta condição de biofilme se mostram consideravelmente mais resistentes à terapia antimicrobiana. Vários estudos têm relatado que os microrganismos orais em culturas planctônicas 1,2,3, raspagem de placa dental 4 ou até mesmo em biofilmes5,6,7 podem ser suscetíveis à terapia fotodinâmica.

Recentemente, foi mostrado que a terapia fotodinâmica ocasionou uma redução de célula bacteriana em biofilmes formados por uma única espécie (monoespecie) quando a eritrosina foi utilizada como fotossensibilizador, substância esta atualmente também utilizada em dentifrícios. No entanto, outros estudos têm demonstrado destruição incompleta de patógenos orais quando amostras foram coletadas por raspagem dental, em biofilmes de única espécie (monoespecies) ou em biofilmes de múltiplas espécies derivados de saliva humana.

Desta forma, neste artigo iremos apresentar e discutir as possibilidades da terapia fotodinâmica, apresentadas na literatura, para reduzir o número de bactérias em diferentes condições. As mais recentes publicações mostram que as bactérias em biofilmes são mais resistentes quando comparamos o efeito da terapia fotodinâmica em microrganismos da placa dental em fase planctônica. Estes resultados são confirmados nos estudos clínicos que serão apresentados durante a sessão de revisão de literatura.

O EMPREGO DA TERAPIA FOTODINÂMICA NO CONTROLE DA CÁRIE DENTÁRIA
A cárie dentária, ainda hoje, figura entre as mais significativas doenças humanas, podendo afetar percentuais acima de 95% nasmais diversas populações mundiais. Por este motivo, é bastante oportuno e necessário que, novas técnicas e tecnologias sejam desenvolvida se aplicadas nas mais diversas áreas da odontologia demaneira a se conseguir um tratamento efetivo da doença cárie que seja altamente seletivo, evitando a remoção de tecido dentinário sadio, e ainda contribuindo significativamente para reduzir a ocorrência de possíveis recidivas do processo carioso.

Neste contexto, surge a terapia fotodinâmica com aplicação antimicrobiana (TFDA), que pode ser considerada atualmente como um possível tratamento da lesão de cárie, uma vez que esta técnica apresenta alta seletividade, baixa toxicidade e ser de fácil aplicação.

A técnica da terapia fotodinâmica pode oferecer diversas vantagens em relação a agentes antimicrobianos tradicionais. Primeiramente, a morte bacteriana é rápida, diminuindo a necessidade da manutenção de altas concentrações de substâncias químicas por longos períodos de tempo como no caso do uso de antibióticos e anti-sépticos.

Em segundo lugar, como a morte das bactérias não está ligada à mediação de radicais químicos, o desenvolvimento de resistência seria improvável. Finalmente, como nem o fotossensibilizador, nem a luz empregada são bactericidas quando utilizados isoladamente, a morte das bactérias pode ser controlada restringindo-se a região irradiada, evitando adestruição da microbióta em outros locais.

Baseados na revisão daliteratura e nos estudos realizados pelo nosso grupo acreditam os que a terapia fotodinâmica com aplicação antimicrobiana (TFDA) surge como um novo método de tratamento da lesão de cárie, bem como da redução bacteriana como terapia preventiva, requerendo ainda novos estudos principalmente para que se desenvolvam protocolos clínicos de aplicação.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.