Testosterona - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Testosterona

A testosterona é tão importante na vida masculina e feminina que não podemos pensar apenas na importância que tem na vida dos homens mais velhos. A afirmação é do presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), Nuno Monteiro Pereira.

Produzida nos testículos pelas células de Leydig, a testosterona é a hormona masculina essencial, mas, segundo o urologista e andrologista, esta hormona existe também na mulher, onde é produzida nos ovários. Mas comecemos pelo início.

Testosterona: ela determina o sexo

Do ponto de vista morfológico, não existe, até à 7.ª semana, qualquer diferença entre os embriões, «já que os testículos ainda não se formaram. Nessa altura assiste-se à formação dos testículos e duas semanas mais tarde ao início da produção de testosterona.

Entre a 10.ª e a 12.ª semanas embrionárias verifica-se uma explosão da hormona, que vai ser determinante para a formação dos genitais externos, que começam a diferenciar-se entre a 12.ª e a 13.ª semanas. Assiste-se, então, à formação do pénis e da uretra, entre a 13ª e a 14ª semanas.

Assim sendo, a testosterona determina se morfologicamente vai ter órgãos sexuais de menina ou menino, explica Nuno Monteiro Pereira, acrescentando que, por vezes, esta hormona pode não ser suficiente para determinar os genitais externos, razão pela qual existem os estados intersexuais, ou seja, os chamados hermafroditas.

Ler também:

Testosterona na Puberdade (Adolescência)
Andropausa: mito ou realidade?
Reposição Hormonal Masculina de Testosterona

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.