Tintura de Arnica – Para que serve, Benefícios e Como Preparar

A tintura de arnica representa uma alternativa surpreendentemente eficaz para o tratamento de diversos tipos de lesões corporais, entre elas marcas roxas, manchas, contusões, leões musculares e artrite.

A principal vantagem da tintura de arnica é que, ao tê-la à sua disposição, deixará de necessitar de comprar produtos de tratamento para cada um desses problemas, na medida em que esta é uma opção que apresentará elevados níveis de eficácia no tratamento de todos eles. Para além disso, é verdadeiramente económica, e prepará-la para a aplicação pode revelar-se uma tarefa extremamente simples.

Como Preparar a Tintura de Arnica

Para começar a preparação só terá de seguir os seguintes passos: Coloque 10 folhas secas de arnica dentro de um pote de vidro, e logo de seguida acrescente 100 ml de álcool a 70% sem cetrimida, e deixe repousar, sempre bem tapado, durante cerca de 5 dias.

Após esses 5 dias, a solução encontrar-se-á pronta a ser utilizada. Misture tudo muito bem, e para cada gota desta tintura deverá sempre acrescentar 4 gotas de água. A aplicação deverá ser feita sobre as zonas afectadas, recorrendo sempre ao auxílio de uma bola de algodão, que deverá ser utilizada para massajar o local lesionado.

Aconselha-se uma aplicação que varie entre as 3 e as 5 vezes por dia, para que consiga alcançar os melhores resultados possíveis. A arnica possui inumeros benefícios e poderosas propriedades anti-microbianas, e por isso poderá, também, ser utilizada no tratamento e desinfecção de feridas, mas sempre com imensa cautela, de forma a evitar o agravamento das lesões.

Para além disso, a tintura de arnica também possui propriedades analgésicas, que poderão revelar-se de grande utilidade no combate à dor causada por estas lesões corporais. Tenha-a sempre à mão, pois muitas serão as utilizações que no futuro lhe poderá dar.

Recomendado » Óleo de Arnica: Alivia a Dor e Reduz a Inflamação

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 7 Comentários
  1. PAULO SERGIO DA SILVA Reply

    GOSTARIA DE SABER SE TOMAR A TINTURA DE ARNICA ME FARÁ MAL? POIS TOMEI UMA QUANTIDADE DE ÁGUA E UMA TAMPINHA DE ARNICA ISSO VAI ME AGRAVAR? ME FAZER MAL?

  2. Tatiane Reply

    Por favor nao tomem tintura de arnica. Ela é tóxica. Só podendo ser útilizada nas lesoes. Nunca sendo ingerida pois pode morrer…

  3. Antonio Salvador da Silva Reply

    Fiz cirurgia no tendão de aquiles gostaria de saber se posso tomar tintuta de arnica. quantas gostas e quantas vezes por dia, se ela serve para ajudar a cicatrização e melhorar da circulação, pois meu pé após 25 dias da cirurgia
    ainda sinto os dedos amortecido. quando o pé fica dependurado, e eu
    ando de moleta ela fica até roxo.

  4. Cleide Regina Freitas Velloso Reply

    Fiz cirurgia da mama para retirada de cistos, fiquei com hematomas devido o trauma causado pela cirurgia. Gostaria de saber: Posso tomar gotas de tintura de arnica diluídas na água, para que os hematomas desapareçam mais depressa? Aguardando resposta, agradeço antecipadamente. Cleide Velloso.

  5. osmarina Reply

    Gostaria de saber se posso tomar em gotas essa tintura de arnica? Tenho uma colega que disse tomar a tintura de arnica 3 x ao dia 10 godas cada vez.

  6. vivaldo Reply

    quero saber se posso beber um pouco dessa tintura . com agua ,e qual sera o efeito que pode ocorrer sem mais obrigado

  7. Samuel Couto Reply

    Boa tarde!

    Queria saber qual a posologia recomendada para uso da tintura de arnica e se posso usar por longo período interrupto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:10 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)