TMN

TMN é a sigla de Telecomunicações Móveis Nacionais, SA. Uma empresa do universo Portugal Telecom, especializada em comunicações móveis, que nasceu a 22 de Março de 1991. A TMN resultou da comunhão de esforços entre os CTT – Correios de Portugal (Correios, Telégrafos e Telefones), a TLP (Telecomunicações de Lisboa e Porto) e a Marconi Relações Internacionais.

TMN Antes e Depois

A TMN foi a primeira empresa a dedicar-se às telecomunicações móveis em Portugal, inicialmente com uma rede analógica e mais tarde com o lançamento da sua rede GSM. A empresa lançou em 2004 a sua rede de terceira geração de telemóveis.

Para além da sua presença ativa no universo das telecomunicações móveis, a TMN também opera na rede fixa, utilizando para isso a rede da “casa-mãe”, o grupo PT Comunicações, através de acesso indireto.

A aposta contínua na inovação e o seu cuidado com os clientes, para além de uma estratégia vincada de apoio a grandes eventos, garantiram à TMN a liderança no mercado de comunicações móveis em Portugal, quer no setor pessoal, como no setor profissional. Assim, não é de estranhar, que a TMN seja o operador de comunicações móveis com o maior número de clientes em Portugal. A empresa conquistou a liderança do mercado nacional em 1997 e desde essa data, nunca mais largou o lugar cimeiro.

Segundo dados da própria empresa, em 2009 foi ultrapassa a meta de 7 milhões de clientes sendo assim, indiscutivelmente, a maior empresa do setor em Portugal.

O aumento continuado do número de clientes, obrigou a empresa a aumentar a sua gama de prefixos, deixando de possuir apenas o conhecido 96 e passando também a disponibilizar numerações iniciadas em 924, 925, 926 e 927.

Grande parte do esforço e da faturação da TMN é canalizada para a investigação, para o desenvolvimento de novas tecnologias e de soluções inovadoras, pelo que não é de estranhar que a empresa se apresente frequentemente na liderança do pelotão mundial, no que diz respeito à apresentação de novos produtos ou funcionalidades.

Por exemplo, a TMN foi a primeira operadora, a nível mundial a explorar a ideia de cartão pré-pago, que consiste numa solução em que o cliente paga as comunicações que irá efetuar de forma antecipada. À medida que o cliente vai utilizando os serviços, o saldo é-lhe retirado, o que facilita toda a mecânica de pagamento.

Apesar do pioneirismo na oferta deste serviço, que se tornou parte importante da sua oferta, a TMN continua a oferecer diversas opções de tarifários pós-pagos, nos quais o cliente apenas paga os serviços utilizados, após receber a respetiva fatura.

Os clientes da TMN também foram dos primeiros a poder utilizar serviços 3G, usufruindo assim da possibilidade de realizarem videochamadas, para além de terem acesso à Internet com velocidades superiores, melhorando de forma considerável a sua experiência de comunicação móvel.

O primeiro telemóvel com capacidade 3,5G, em todo o mundo foi lançado pela TMN, em parceria com a Samsung. O modelo, de nome Samsung Z560, possibilitava um acesso à internet com uma velocidade inédita, abrindo assim as portas ao surgimento de diversos serviços complementares, como a Mobile TV (também conhecida por “meo mobile”, fazendo referência a outra empresa do grupo PT Comunicações, especializada nos serviços de televisão subscrita).

Este oferta de televisão móvel, veio possibilitar aos clientes da TMN, a visualização de uma oferta superior a 30 canais, nos dispositivos compatíveis.

Contrariamente à norma, que tem levado as empresas de comunicação móvel, a implementarem primeiramente os seus serviços em Lisboa e no Porto, a TMN começou por disponibilizar a rede 3,5G no Algarve, expandindo-a gradualmente para todo o território nacional.

A TMN tem conseguido um grande destaque ao patrocinar diversos eventos de grande magnitude nacional. Um dos mais relevantes será o Festival Sudoeste TMN, um dos mais importantes festivais de música de Portugal. Realizado na Zambujeira do Mar, em pleno sudoeste alentejano, este festival conta com o apoio da TMN desde 2004. Em 2011, foi anunciado pela organização do festival e pela operadora, que o contrato de patrocínio havia sido prolongado por três anos, vigorando assim até 2014.

Mas a presença da empresa nos festivais de verão, não se fica pelo Sudoeste TMN. A empresa também patrocina um dos eventos musicais mais importantes do norte do país, o Festival Marés Vivas TMN.

A TMN também aposta de forma intensiva nos patrocínios desportivos, tendo iniciado em 2005 uma aposta no patrocínio das camisolas dos três principais clubes de futebol portugueses, integrada na política de patrocínios do grupo Portugal Telecom. Para além da presença nas camisolas destes clubes, a TMN adquiriu “naming rights” nas bancadas e portas de acesso dos seus estádios, vincando fortemente a sua presença no futebol nacional.

A presença da TMN no desporto, tem passado anualmente pelo surf, com o operador móvel a ser um dos principais patrocinadores do principal evento desta modalidade, disputado em Portugal, o Rip Curl Pro Portugal 2011.

Em 2011, a empresa resolveu alargar a quantidade de atletas nacionais patrocinadas e as modalidades merecedoras de uma aposta clara. Assim, foi apresentada a TMN Dream Team, um grupo de 10 atletas portugueses, no topo dos seus desportos, que mereceram o patrocínio da empresa.

Fizeram parte da TMN Dream Team de 2011: Filipe Lima (golfe), Hélder Rodrigues (motociclismo), Tiago Pires (surf), Armindo Araújo (surf), Francisco Lobato (vela), Rui Machado (ténis), Inês Correia (kitesurf), Francisco Rosa (hipismo), Patrícia Figueiredo (kickboxing) e Rodrigo Albuquerque (skate).

Em 2011, a TMN anunciou ter ultrapassado os 7 milhões e quatrocentos mil clientes, continuando a registar um aumento de novos clientes, comparativamente a anos anteriores.

Por forma a adaptar a sua imagem para a nova realidade portuguesa, a TMN tem vindo a atualizar a sua imagem. Como parte desta estratégia de mudança, o antigo slogan “Até Já” foi alterado para “Vamos Lá”.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:20 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)