Tom Cruise

Thomas Cruise Mapother IV, ou apenas Tom Cruise, nasceu em Syracuse, Nova Iorque, a 3 de Julho de 1962. Filho de Mary Lee, uma professora de educação especial e de Thomas Cruise Mapother, um engenheiro elétrico.

Tom Cruise Antes e Depois e Biografia

Cruise cresceu no seio de uma família pobre, vitimizada pelo domínio de um pai abusivo. Tom Cruise chegaria a descrever o seu pai como um “comerciante de caos”. Tom era espancado frequentemente pelo seu pai.

Parte da sua infância foi passada no Canadá, onde Tom estudou na Robert Hopkins Public School, em Ottawa. Toda a família mudou-se mais tarde para os subúrbios de Beacon Hill, onde o pai de Tom trabalhou como consultor de defesa das Forças Armadas do Canadá. Cruise prosseguiu assim os seus estudos na Henry Munro Middle School, onde jogou hóquei de sala.

Tom era um jogador incansável, jogando quase todas as noites. Foi num desses jogos, que perdeu um dos dentes da frente. Foi também nesta escola, que Cruise se envolveu no teatro. Na primeira peça em que participou “IT”, conseguiu logo um dos papéis principais. A peça foi um êxito, o que levou Cruise e outros cinco colegas a realizar uma pequena tournée pelas escolas de Ottawa. A peça chegou mesmo a ser filmada por uma televisão local.

Durante a sua infância e adolescência, Cruise frequentou 15 escolas diferentes em 12 anos e foi constantemente vítima de bullying. Quando tinha 12 anos, a sua mãe deixou o seu pai, levando Tom e a sua irmã Lee Anne com ela.

No final da sua adolescência, frequentou por um breve período um seminário franciscano em Cincinnati, com a ambição de se tornar um padre católico.

A primeira aparição de Cruise no cinema aconteceu em 1981, com o filme “Endless Love”. No mesmo ano também entrou em “Taps”. O seu primeiro papel de protagonista chegou em 1983, na comédia “Losin’ It”. No mesmo ano surgiu em “All the Right Moves” e em “Risky Business”.

Este último é considerado essencial para o desenvolvimento futuro da sua carreira. Em 1986, entrou em “Top Gun”, filme que lhe garantiu o estatuto de super estrela de Hollywood.

Após o grande sucesso de “Top Gun”, entrou em “The Color of Money”, com Paul Newman. Em 1988, protagonizou “Cocktail”. Apesar das opiniões negativas por parte da crítica, que o levaram até a vencer um prémio Razzie “Para o Pior Ator”, este filme foi bem recebido por parte do público.

No mesmo ano entrou em “Rain Man”, com Dustin Hoffman, filme que recebeu o Óscar para “Melhor Filme do Ano”. No ano seguinte, foi protagonista em “Born on the Fourth of July”, filme que lhe garantiu vários prémios, entre os quais um Globo de Ouro.

Na década de 90, o seu primeiro grande sucesso ocorreu em 1994, no filme “Interview with the Vampire”, de Neil Jordan. Neste verdadeiro clássico do cinema moderno, Tom Cruise integrou um elenco de sonho que também incluia Antonio Banderas, Brad Pitt e Christian Slater.

Este filme foi baseado num livro de Anne Rice, que se revelou bastante desagradada com a escolha de Tom Cruise para o elenco, demonstrando-o publicamente. Após a estreia do filme, Rice comprou um anúncio de duas páginas no “Daily Variety” para pedir desculpas a Cruise e para elogiar o seu desempenho.

Outro grande sucesso surgiu em 1996, com o filme de ação “Mission: Impossible”, no qual também desempenhou o papel de produtor. No mesmo ano, foi o protagonista de “Jerry Maguire”, papel que lhe deu um Globo de Ouro e a sua segunda nomeação para um Óscar.

Em 1999, brilhou em “Eyes Wide Shut”, de Stanley Kubrick, juntamente com Nicole Kidman, então sua esposa. Teve ainda um excelente desempenho em “Magnolia”, recebendo mais um Globo de Ouro e outra nomeação para um Óscar.

No início do novo milénio, voltou a vestir a pele da personagem Ethan Hunt em “Mission: Impossible II”, filme que cumpriu as expetativas, tornando-se um sucesso comercial. No ano seguinte, juntou-se a Cameron Diaz e a Penélope Cruz em “Vanilla Sky”.

Em 2002, foi protagonisa do thriller “Minority Report” realizado por Steven Spielberg. Entre 2003 e 2005, entrou em “The Last Samurai” e”War of the Worlds”.

Em 2006, deu vida ao terceiro filme da saga “Mission: Impossible”. Nos anos seguintes, apenas entrou em “Lions for Lambs”, “Tropic Thunder” e “Valkyrie”.

Entre 2010 e 2011, contabilizam-se: “Knight and Day”, “Mission: Impossible – Ghost Protocol” e “Rock of Ages”. Considerado um sex-symbol, Tom Cruise teve até à data uma vida sentimental bastante intensa. Viveu com a atriz Rebecca De Mornay entre 1983 e 1985. Mais tarde casou com Mimi Rogers, com quem esteve três anos, divorciando-se em 1990.

Conheceu Nicole Kidman, durante as filmagens de “Days of Thunder”, consumando o casamento a 24 de Dezembro de 1990. O casal adotou duas crianças: Isabella Jane e Connor Antony. As duas estrelas separaram-se em Fevereiro de 2001, numa altura em que Kidman estava grávida de três meses. A atriz sofreria depois um aborto.

Tom Cruise iniciou depois uma relação com a atriz espanhola Penélope Cruz, que havia sido sua colega em “Vanilla Sky”. A relação chegaria ao fim em 2004. Em Abril de 2005, Cruise começou a namorar com Katie Holmes. O casal teve uma filha, Suri, que nasceu a 6 de Abril de 2006. Tom e Katie casaram a 18 de Novembro de 2006.

Durante o seu casamento com Nicole Kidman, surgiram vários rumores que alegavam que o seu casamento era uma fachada para cobrir a sua homossexualidade. Tom Cruise acabou por abrir processos legais contra o ator porno Chad Slater e a revista “Bold Magazine”.

Tom Cruise é também um conhecido defensor da Igreja da Cientologia. Sabe-se que ele terá tido os primeiros contactos com a Cientologia na década de 90, através da sua primeira esposa, Mimi Rogers. Cruise diz que foi através da Cientologia que conseguiu superar o seu problema de dislexia.

O seu envolvimento com esta Igreja é tal, que Cruise iniciou uma verdadeira campanha para tentar que a Cientologia fosse reconhecida como uma religião na Europa.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)