Tomar Vitamina D oferece Muitos Benefícios - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Tomar Vitamina D oferece Muitos Benefícios

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Tomar vitamina D é algo bastante importante, dependendo obviamente do contexto e das necessidades de cada um.

Esta vitamina é uma vitamina muito importante para a absorção de cálcio, e consequentemente para fortalecer os dentes e os ossos, ajudando ainda a prevenir algumas doenças que resultem da carência desta mesma vitamina D.

Nomeadamente, a osteoporose e o raquitismo (este nas crianças) surgem geralmente pela carência de vitamina D.

É muito frequente que nos bebés, crianças em geral e idosos possam haver casos de falta de vitamina D, que é logicamente necessário restabelecer.

Quanto a alimentos naturais, o óleo de fígado de bacalhau, de salmão, peixes, ovo cozido, carnes brancas, manteiga e carne bovina são alguns dos que contêm quantidades interessantes de vitamina D, sendo os primeiros dois óleos um excelente suplemento de vitamina D pela sua grande riqueza nesta vitamina.

Quando estamos perante casos em que há falta de vitamina D, é necessário efectivamente a toma de alguns suplementos.

Mas, existem ainda outro tipo de alternativas. Nomeadamente, a exposição solar poderá ajudar a elevar os níveis de vitamina D no sangue.

Se esta exposição durar cerca de 30 minutos (no rosto, pernas ou costas) nos horários que estejam fora dos horários perigosos de radiação solar, e for feita cerca de 2 vezes por semana, poderá ser suficiente para restabelecer os níveis normais de vitamina D e consequentemente evitar a toma de suplementos.

Para além dos problemas já relatados, a falta de vitamina D poderá ainda provocar obesidade a longo prazo.

No entanto, a toma desta vitamina não engorda nem emagrece.

Tomar vitamina D na gravidez

Durante as fases de gravidez, no caso da mulher, a toma de vitamina D é recomendada única e exclusivamente quando há de facto um nível baixo desta substância no sangue.

Em qualquer dos casos, a toma de vitamina D na gravidez deverá ser feita apenas sob recomendação de um médico, que deverá desde logo efectuar análises ao sangue para ter a certeza que os níveis da vitamina se encontram reduzidos.

Tomar vitamina D faz mal

No geral, e mesmo fora da gravidez, a toma de vitamina D indevidamente ou sem prescrição médica faz, efectivamente, mal à saúde.

Isto porque em níveis excessivos a vitamina D torna-se tóxica, podendo provocar problemas secundários como dores musculares e de cabeça, náuseas, fraqueza, falta de apetite e diarreia, entre outro tipo de problemas.

Assim sendo, no geral, apenas em casos em que a falta de vitamina D é notada e verificada (análises ao sangue) se devem tomar suplementos da mesma, sob pena de provocar ainda mais problemas ao organismo do que propriamente resolve-los.

Descubra os 15 Alimentos Ricos em Vitamina D

Atualizado em 27 dezembro 2017

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. vitamina para melhorar o desempenho sexual.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *