Torre da Couraça – Alenquer

Construída próximo da cintura de muralhas da vila, em frente do Arco da Conceição, ergue-se a enigmática Torre da Couraça. A ela se refere o pároco da freguesia da Várzea nas Memórias Paroquiais: «. há uma grande torre, que, ainda que muito alta, se não chegou a acabar, e é obra muito mais moderna que os ditos muros, segundo dela se vê e de um letreiro, que tem na face da parte do nascente com a data do ano em que se fundou, que segundo dela se vê foi reinando o Senhor Rei D. Fernando: e dentro da dita torre havia uma copiosíssima fonte, que por agora estar entulhada rebenta por fora da dita torre de uma penha, formando um ribeiro de água clarissima e excelente da qual bebem quase todos os moradoras da dita vila, e é muito leve, e boa para a digestão».

Sobre a mesma torre escreve Guilherme Henriques:

«As paredes d’esta torre são de immensa grossura e fortaleza. Ha quarenta annos abriu-se uma porta na base, e consta que esse trabalho importou em mais de 50$000 réis. Por dentro ha um caminho que vae do cimo da torre ao fundo; e é tradição que ha uma correspondencia secreta com o castelo, intra muros, por onde a guarnição ia buscar agua ás escondidas. A torre não é única no paiz, em Silves ha uma similhante.

A casa de residencia que está em cima da torre pertencia à Companhia da Fabrica de Papel, e passou com esta á sua succesora a Companhia Portugueza de Fiação. Quando esta faliu, foi comprada pelo Banco de Portugal. A avaliação judicial de predio foi de réis 1 :800$000; mas não encontrou comprador. Nela estiveram funcionando muitas repartições publicas no periodo de transição entre a demolição das antigas casas da camara, e a installação dos novos Paços do Município.»

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:10 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)