Toxina Botulínica: Preço, como funciona e quais as indicações e efeitos colaterais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Toxina Botulínica: Preço, como funciona e quais as indicações e efeitos colaterais

A toxina botulínica, designada comercialmente por botox é uma substância utilizada na medicina desde longa data para o tratamento de problemas oftalmológicos e espasmos musculares.

Na verdade, o bloqueio que a substância induz em determinados receptores, torna a sua aplicação extremamente eficaz no tratamento das rugas.

Além de eficaz o fármaco é seguro, desde de que respeitadas as técnicas de injecção e excluídos problemas médicos que possam contra indicar o tratamento.

Galeria de Fotos antes e depois da aplicação do botox

Indicações da toxina botulínica

As suas principais indicações são as rugas da fronte e as perioculares existindo, no entanto, outros locais possíveis de aplicação, nomeadamente as bandas do platisma (bandas fibrosas que se formam no pescoço), a boca e o nariz.

É também uma solução extremamente eficaz para a hiperidrose (hipersudorese – excesso de transpiração) axilar, palmar e plantar, Blefarospasmo, Espasmo hemifacial, Distonia cervical / torcicolo, e Espasticidade.

A toxina botulínica também é indicada para:

  • Espasticidade: Paralisia cerebral e derrame superior * e membros inferiores, outros distúrbios cerebrais e espinhais (por exemplo, esclerose múltipla );
  • Outras distonias focais (por exemplo , cãibra de escritor, distonia oromandibular);
  • Tremores;
  • Estrabismo ;
  • Disfonia espasmódica;
  • Distúrbios hipersecretores: hiperidrose primária (axilar), hipersalivação (por exemplo, na doença de Parkinson );
  • Bexiga: dissinergia Detrusor-esfincteriana e instabilidade do detrusor;
  • Dor de cabeça: Tensão e enxaqueca ;

A sua utilização permite resultados quase imediatos, agradáveis e sem qualquer necessidade de recuperação, permitindo uma continuação da actividade profissional e social. Os efeitos da toxina botulínica tipo A é de cerca de 8 meses.

A Toxina Botulínica Tipo A  ‘relaxa’ e adormece os músculos para que eles não se consigam contrair, o que permite conseguir-mos manter a pele lisa. A aplicação é tão simples que é feita no consultório do médico e não leva mais de 20 minutos, a única indicação ‘pós-operatória é de que o paciente não se deite ou massage o local da injeção 6 horas após o tratamento.

Além disso, não necessitando de cirurgia torna o tratamento minimamente doloroso e não deixa nenhuma marca ( cicatriz) no rosto do paciente. A toxina botulínica Tipo A trabalha também para eliminar os “pés de galinha” que aparecem ao redor dos olhos, linhas de expressão da testa, que se formam em redor dos lábios e, às vezes no pescoço.

Como funciona a toxina botulínica?

Os efeitos terapêuticos da neurotoxina são conhecidos há algum tempo com o primeiro uso clínico da preparação no estrabismo, na década de 1970. Existem duas formas disponíveis comercialmente da toxina botulínica tipo A:

  • Botox TM (Allergan Pharmaceuticals)
  • Dysport TM (Ipsen Pharmaceuticals).

O termo “botox” é muitas usado de forma intercambiável com a toxina botulínica, o que pode ser problemático, dadas as doses equivalentes muito diferentes disponíveis para as duas preparações comuns.

As preparações usadas são formas purificadas da toxina e contêm quantidades bastante diminutas da toxina produzida pela bactéria (Clostridium botulinum).

Normalmente, a infecção que produz esta toxina, o botulismo, é bastante grave e pode causar fraqueza e até paralisia. A toxina faz isso, interrompendo as fibras nervosas que controlam os músculos de como funcionam elas normalmente.

Geralmente, os nervos liberam uma substância química chamada acetilcolina das suas terminações, que sinaliza ao músculo para se contrair. A toxina botulínica impede que esta substância seja liberada e, portanto, o músculo não se contrai.

Embora esta ação seja perigosa se liberada por uma infecção, quando purificada e injetada, pode ser incrivelmente útil em doenças em que os músculos estão muito apertados / supercontratados, ou onde os médicos pretendem impedir a liberação de acetilcolina.

Certificando-se de que as injeções estão no ponto certo, a toxina botulínica pode fornecer um tratamento muito eficaz para muitas condições, com poucos efeitos colaterais. 

Embora o enfraquecimento do músculo pareça ser importante, algumas pesquisas recentes sugerem que algumas condições, como a distonia – um aperto involuntário do músculo, podem ser o resultado de sinais anormais de entrada de nervos e músculos.

Isto levou alguns estudos recentes a pensar que a toxina pode exercer o seu efeito benéfico, interrompendo estes sinais de entrada também para o cérebro.

O procedimento

A aplicação de injeções de toxina botulínica é geralmente um procedimento rápido e relativamente simples que pode ser feito em consultório médico.

Primeiro, limpa-se a área a tratar. Pode originar alguma dor ou pressão associada à injeção relacionada à agulha e ao próprio fluido. A injeção é como qualquer injeção de vacina, com uma quantidade menor de líquido sendo injetado na área desejada.

Os efeitos (tanto bons quanto ruins, se presentes) podem ser variáveis, e não são permanentes, perdendo o seu efeito com o tempo (geralmente dentro de 3-4 meses) e, portanto, a injeção provavelmente terá que ser repetida.

Nenhuma preparação é necessária antes de realizar a aplicação da substância. Se o paciente estiver administrando algum fármaco que afina o sangue além da aspirina, é importante informar o médico.

Toxina botulínica – Preços e clínicas

Os preços estimados por área variam entre 200 e 500 euros em Portugal. No Brasil o Preço médio oscila entre os R$ 450,00 e os R$ 800,00.

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Botulinum_toxin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade